A inveja pode ser definida como uma emoção que “ocorre quando uma pessoa não tem a qualidade superior, a realização, ou posse de outro e quer ou deseja que o outro não tivesse isso”. É um sentimento que todos nós temos em algum ponto de nossas vidas mas que devemos ser mais do que capazes em administrá-lo, principalmente quando ele vem de alguém para conosco.

Uma forma de evitar o contato com este sentimento ruim é abster-se de pessoas invejosas. Eles não admitem que são invejosas, normalmente. Mantenha-se afastado até que a pessoa melhore. Quem te inveja e te deseja o mal não é uma companhia saudável de trabalho. Mas para saber disso, você deve examinar o comportamento da pessoa. Veja suas ações, palavras, etc, para ter certeza de suas suposições e não ficar no achismo.

Se você gostaria de fazer alguma coisa ou tocar um projeto no trabalho, e a pessoa diz coisas como “Você não pode”, “Você é péssimo” ou “Você não vai fazer isso”, então esses são sinais de inveja. Por exemplo: você gostaria de tocar um novo projeto na empresa, e ele diz que você não deveria, porque você é um mau planejador, mas outros dizem que você tem uma grande habilidade de planejamento: algo está definitivamente errado neste caso.

Tente ajudá-lo nessa situação, conversar com ele sobre esse sentimento para que ele veja o quanto isso prejudica o trabalho de ambos. Converse com seu superior imediato sobre o problema, caso a situação não se resolva e evite conversar com colegas de trabalho sobre o assunto, ou você estará sendo fonte de fofocas.

Lidando com a inveja dos colegas

A inveja pode destruir um ambiente de trabalho, se não for tratada com cautela e responsabilidade. (Foto: forbes.com)

Investigue o que fez a pessoa ficar com inveja de você. Pode ter sido um projeto ou uma promoção que ele perdeu pra você. Tente fazer com que ele veja que a inveja é um sentimento irracional e de fácil solução.

Ignore o máximo que você puder o que essa pessoa falar de você dentro e fora do ambiente de trabalho. Investigue um pouco sobre o que ele fala sobre você e se necessário, tire a limpo para acabar logo com a fofoca. É importante que você seja muito paciente para evitar brigas e discussões irracionais.

Lidar com um colega de trabalho invejoso deve ser feito com extremo cuidado. Se ele/ela é extremamente invejoso, qualquer pequena reação a seus comentários ou ações pode piorar mais ainda a situação. Não tente ser igual a pessoa e evite fazer comentários negativos sobre ele ou ela, buscando ser o homem melhor na situação.

Lembre-se sempre da diferença entre a inveja, admiração e ciúmes. Admiração é quando alguém gosta de algo sobre você e é inspirado por ela, mas eles não querem que você não tenha isso. No entanto, a inveja é quando eles gostam do que você tem e querem que você não o tenha. O ciúme é a experiência quando alguém possui algo e está com medo de perder. Então, certifique-se de que você rotule o sentimento negativo corretamente. Se um amigo está com inveja de você, lembre-se que é uma verdadeira forma de elogio, embora doloroso. Lembre-se que eles se sentem inferiores e isso é importante na hora de compreender o que eles estão passando naquele momento.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)