Como fazer o cartão do cidadão

Todo funcionário que tem direito ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode fazer o cartão do cidadão para facilitar a consulta às informações da conta do FGTS. O principal motivo de fazer sempre esta consulta é saber se a empresa está mesmo depositando o FGTS. Há empresas que ficam em débito por um grande período e somente regularizam os depósitos do FGTS no momento de uma rescisão, o que acabar atrasando e dificultando ainda mais o que já costuma ser burocrático.

Para fazer o carta do cidadão, a Caixa Econômica exige que o titular comparece a uma agência com a carteira de identidade ou outro documento oficial com foto. O atendente irá lhe solicitar o CPF e consultar seu cadastro na Caixa Econômica Federal. Ele poderá ver o seu saldo de FGTS, o que convém perguntar para já saber. Depois disso ele fará o pedido do seu cartão do cidadão que chegará no endereço que você informar, alguns dias depois. No meu caso o cartão chegou 15 dias depois, bloqueado para utilização.

Para desbloquear o cartão do cidadão você deve ligar para o telefone 0800 que vem num adesivo colado ao cartão. Pelo atendimento automático você consegue desbloquear o cartão com facilidade, apenas digitando algumas informações solicitadas para confirmar sua identidade. Pra criar uma senha de internet e efetivamente usar o seu cartão, você precisa ir novamente a uma agência da Caixa Econômica Federal. Leve o cartão do cidadão e um documento de identificação oficial com foto. A atendente irá lhe solicitar para digitar duas vezes uma senha numérica de sua escolha. Após fazer isto o seu cartão estará liberado para ser usado no site da Caixa (www.caixa.gov.br).

Extrato ou saldo do FGTS

Cartão do cidadão - Saldo e extrato do FGTS pela internet.

Decore a sua senha e evita anotá-la em qualquer papel, especialmente se for deixá-lo próximo ao seu cartão. Você pode consultar o saldo e extrato do seu FGTS usando o cartão do cidadão, dentre outras coisas. Leia também sobre: funções do cartão do cidadão para saber o que você pode fazer com o cartão do cidadão na internet, nos caixas eletrônicos, agências da Caixa, casas lotéricas e até mesmo pelo telefone celular!

Marcadores: , ,

2 Comentários a “Como fazer o cartão do cidadão”

  1. adelson saldanha de sousa Diz:
    agosto 22nd, 2012 às 13:35

    quero o cartão porque eu preciso resebe o fgts eo seguro

  2. sirlene carvalho silva Diz:
    março 5th, 2014 às 22:24

    quero o cartão para saber se a empresa está mesmo depositando o meu fgts.

Deixe seu comentário


Novos textos em seu e-mail!