Como trabalhar bem em equipe?

Em Aconteceu na empresa por André M. Coelho

Trabalhar em grupos é quase inevitável hoje. Muitas vezes você vai ser convidado para trabalhar em grupo na escola, no trabalho ou, por vezes, ao participar de uma atividade voluntária. Comunicação específica e clara é a chave para o sucesso de trabalhar em grupos, seja para projetos de longo prazo ou de curto prazo.

Conheçam uns aos outros

Se você está indo trabalhar em um grupo com outras pessoas por um período prolongado de tempo, passe alguns minutos falando no início da primeira reunião. Apresentem-se, se vocês ainda não se conhecem.

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Distribua as funções

Atribua funções, se o projeto exige a trabalhar juntos em um grupo por um longo período de tempo para alcançar um objetivo específico. Por exemplo, você pode designar uma pessoa como líder do grupo ou facilitador e um outro, o escrivão ou anotador.

Contato e comunicação sempre

Troquem informações de contato para habilitar os membros do grupo de se comunicar efetivamente fora das reuniões programadas, se o projeto é de longo prazo. Lembre-se de disponibilizar todas as formas de contato possíveis. Um dos maiores problemas de grupos é a falta ou falhas na comunicação.

Identifique o objetivo do grupo

Por exemplo, talvez um professor lhe pediu para realizar uma tarefa específica dentro do seu grupo ou sua empresa lhe pediu para pesquisar informações específicas e informa-las. Discuta e documente o objetivo do grupo, tendo a certeza que todos concordam com o objetivo principal de trabalho do grupo.

Dividir e conquistar

Divida as tarefas em etapas e atribua a cada membro uma tarefa específica para atacar projetos de longo prazo. Muitas vezes, isso vai mais fácil se as pessoas se voluntariar para tarefas que eles gostam de fazer. As tarefas que são menos procuradas devem ser divididas, pois normalmente são aquelas com as quais as pessoas tem mais dificuldades ou simplesmente não gostam. Melhor ainda seria identificar as qualidades de cada um no grupo e saber quais qualidades seriam um real diferencial para uma dada tarefa.

Dificuldades do trabalho em equipe

A união faz mesmo a força. Mas nem sempre é tão fácil se unir e trabalhar em um grupo. (Foto: business.salary.com)

Ouvir e encorajar uns aos outros

Certifique-se de que todos no grupo são ouvidos e ofereça incentivo quando os outros contribuem com uma boa ideia ou realizam uma tarefa de forma eficaz. Tente não censurar demais os erros, ao invés disso, coloque os erros para o grupo e peça apenas por soluções e não por críticas.

Imediatamente lide com o conflito, se ele surgir

Embora seja difícil de lidar, conflitos ou discórdias em um grupo podem minar os objetivos tão rapidamente quanto possível. Resolva os conflitos para manter os membros do grupo focados no objetivo final.

Indicações importantes

Você pode querer cada membro explicar um pouco sobre horários ou outros compromissos na primeira reunião do grupo para projetos de longo prazo. Mesmo se vocês estiverem trabalhando juntos apenas por um curto período de tempo, certifique-se que todos no grupo apresentam-se se as pessoas não se conhecem.

Se o trabalho de grupo é apenas durante uma aula ou reunião específica, siga as instruções dadas pelo professor ou pelo facilitador da reunião.

Dependendo do tipo de conflito, pode ser tratado entre os membros em particular ou coletivamente, através da discussão. Mantenha personalidades fora do quadro quando se lida com o conflito e evite ataques negativos sobre os indivíduos.

E se isso não resolver?

Bom, aqui falamos do planejamento para o trabalho em grupo. Isto é realmente o mais importante para fazer um grupo de pessoas diferente trabalhar para um objetivo comum. Porém, podem haver características individuais que dificultam este trabalho. Um dos membros pode estar passando por problemas pessoais. Outro pode depender deste trabalho para uma promoção. Ou simplesmente, um dos membros não trabalha bem em grupo porque não consegue.

É necessário uma boa dose de diálogo para que as coisas funcionem. E principalmente, respeito. Ninguém quer ser um pária dentro de uma empresa. E tratar as pessoas dessa forma pode só piorar a situação. Converse com todos os membros. Indique para que eles busquem ajuda ou dê a eles tarefas mais leves, respeitando os problemas que eles podem estar vivenciando. Talvez, até um tratamento psicológico possa ser necessário para adaptá-lo ao trabalho em grupo.

Nenhum grupo começa perfeito. O trabalho em grupo é um processo de constante renovação. As etapas acima são elementos básicos para administrar a otimização de um grupo rumo a um trabalho mais conciso e eficiente. Às vezes irá funcionar e outras vezes, pode ser que não funcione tão bem. Seja qual for a situação, você terá tempo e tem que ter a paciência da adaptação ao processo até o ponto de equilíbrio

Vocês já enfrentaram problemas em grupos? Como fizeram para superá-los? Compartilhem conosco suas experiências.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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