Comércio exterior: o que faz? Como é o curso?

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

Quer saber o que é preciso para seguir uma carreira no comércio internacional? Bem, existem diversas questões que vão contribuir para esta escolha profissional. Continue lendo para saber mais sobre as opções de carreira, juntamente com os requisitos de educação e as expectativas salariais.

Comércio exterior: o que faz?

O comércio exterior está se expandindo todos os dias, e vários tipos de profissionais são necessários para fazer com que o comércio global trabalhe. Do especialista em marketing ao advogado que conhece o direito internacional e os profissionais do transporte que acompanham o que está por vir.

Leia também

Os profissionais de marketing planejam, iniciam e iniciam campanhas para promover comércio, produtos ou serviços. Os advogados internacionais se mantêm a par dos acordos internacionais de direito financeiro e comércio entre nações.

Os especialistas em remessas e envios cuidam da logística relativa ao movimento de mercadorias através das fronteiras e entre os oceanos. É preciso um esforço de equipe, porque o comércio internacional é um negócio enorme com riscos enormes, mas o retorno pode ser igualmente vasto.

O comércio exterior produz empregos em todos os níveis, sejam eles na remessa, manufatura ou gerenciamento de negócios. A tabela abaixo oferece uma visão geral de algumas carreiras específicas: diretor de marketing, advogado internacional de comércio e especialista em remessa (logístico).

Comércio exterior como carreira

A carreira no comércio exterior pode proporcionar diversas oportunidades, e uma delas poderá ser o que sempre buscou. (Imagem: Pitnerest)

Comércio exterior: plano de carreira

O processo de importação e exportação de mercadorias é muito complexo e envolve muitos tipos diferentes de trabalho. Se você estiver interessado no campo, poderá encontrar uma carreira na fabricação, venda de mercadorias no exterior, serviços comerciais, assistência comercial ou regulamentação.

A indústria manufatureira compreende trabalhar em empresas que produzem exportações ou compram importações. Um fabricante ou produtor agrícola em larga escala pode empregá-lo como gerente de negócios para criar estratégias e desenvolver relacionamentos com empresas no exterior. Você também pode trabalhar como diretor de marketing dessas empresas, responsável por pesquisar e direcionar adequadamente o mercado externo.

As empresas que oferecem serviços comerciais abrangem uma enorme variedade de posições. Você pode trabalhar em uma empresa de navegação e ajudar no transporte de produtos entre diferentes nações. Outros exportadores e importadores de serviços precisam em finanças, direito e seguro. Com um histórico legal, você pode ajudar uma empresa a navegar nos regulamentos internacionais de direito e comércio.

Se você estiver interessado em trabalhar para o governo, também pode encontrar uma carreira em assistência comercial ou regulamentação comercial.

Que tipo de habilidades vou precisar trabalhar em comércio exterior?

Como os empregos no comércio exterior abrangem muitos tipos diferentes de trabalho, você precisará de habilidades e origens educacionais diferentes, dependendo de quais posições você está buscando. Ainda assim, qualquer trabalho que você obtém exigirá sensibilidade a diferentes culturas e conhecimento básico das regulamentações internacionais.

Como é o curso de comércio exterior?

Se você quiser trabalhar no lado comercial do campo comercial exterior, pode ser útil obter um MBA ou fazer uma graduação em comércio exterior, principalmente de uma instituição que tenha um histórico de cursos internacionais.

Encontrar um emprego como gerente de uma empresa internacional exigirá os tipos de habilidades interpessoais, analíticas e econômicas que as escolas de negócios podem ensinar.

Você também pode trabalhar no desenvolvimento de habilidades de pesquisa de mercado, porque um grande componente de exportação e importação de mercadorias está tendo um forte conhecimento dos mercados estrangeiros.

Se você estiver interessado em trabalhar como advogado internacional, precisará de um diploma de direito e familiaridade completa com os regulamentos internacionais de direito e comércio. Enquanto isso, para se tornar um especialista em remessa ou gerente de logística, você pode precisar apenas de experiência prática.

O curso de comércio exterior te dará conhecimentos básicos em direito internacional, logística, administração e contabilidade.

Qual é o futuro dos empregos no comércio exterior? Qual o salário?

Em geral, os empregos na exportação e importação de mercadorias tendem a ter melhores salários do que os empregos não relacionados ao comércio. À medida que a economia mundial continua a globalizar, continuará sendo uma demanda por gerentes e prestadores de serviços para ajudar na expansão dos negócios. Devido ao aumento da informatização, no entanto, alguns trabalhos, como os de remessa ou logística, podem diminuir.

O salário destes profissionais varia de acordo com a natureza do trabalho, área de atuação, e região do país onde estão empregados. Porém, a média salarial no país fica entre 3 e 4 salários mínimos.

Quais são algumas carreiras alternativas relacionadas?

Os empregos comerciais internacionais em áreas relacionadas exigem um diploma de bacharel. Árbitros e mediadores são um ótimo lugar para começar. Esses profissionais trabalham com indivíduos e instituições para mediar e negociar um acordo viável com um problema.

Outro campo é a análise de pesquisa de mercado. Aqui você usa suas habilidades para examinar coisas como projeções de vendas para determinar a viabilidade de um produto ou serviço.

Os estimadores de custos são úteis ao negociar com fornecedores. Eles estudam dados, preços e necessidades para determinar quais são as melhores ofertas para ajudar uma empresa a expandir seus serviços ou linhas de produtos.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário