Como passar credibilidade e confiança no trabalho?

Em Aconteceu na empresa por André M. Coelho

Passar credibilidade e confiança permitem que seus colegas de trabalho e superiores olhem para você como um profissional confiável para dar informações e fazer a tomada de decisões. Um profissional com credibilidade ganha o respeito de seus colegas e membros da equipe. Credibilidade e confiança podem se traduzir em melhor desempenho no trabalho e maiores chances de promoção. Mas como passar essa confiança e credibilidade aos outros no ambiente profissional?

Credibilidade e confiança no trabalho em equipe com a honestidade

Parte do estabelecimento da credibilidade é criar um sentimento de confiança entre você e seus colegas de trabalho ou subordinados. Desenvolva uma reputação para dar informações honestas e verdadeiras que podem ser verificadas, se for necessário, e isso vai te ajudar por um longo caminho rumo a ganhar respeito e estabelecer credibilidade.

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Como passar confiança para alguém? Lidando com os “adversários”

Todos os profissionais tem adversários no ambiente de trabalho que não aceitam sua autoridade, conselhos, ou mesmo sua ajuda, chegando até a duvidar de suas habilidades. Força de caráter é uma característica que ajuda a estabelecer credibilidade para um líder, e ignorar esses “adversários” ajuda a mostrar essa força. Trabalhe duro para alcançar resultados positivos e ignore os obstáculos impostos por essas pessoas negativas.

Educação é sempre boa para dar mais credibilidade profissional

A educação contínua é importante para o sucesso. Ao continuamente e abertamente prosseguir com a educação em seu campo você estará mostrando a seus subordinados e/ou colegas de trabalho que você não tem todas as respostas, mas você está disposto a fazer o trabalho necessário para aprender;

Como cultivar confiança e credibilidade

A credibilidade e confiança no ambiente de trabalho devem ser conquistadas com um trabalho persistente e permanente, construindo um clima profissional muito mais adequado. (Foto: Beyond Career Success)

Competência profissional para maior credibilidade

Um profissional precisa ter mais do que uma compreensão básica de seu campo para desenvolver a credibilidade com sua equipe, seus clientes e outras empresas dentro da indústria. É esperado que o profissional seja um perito em seu campo, com a habilidade de analisar uma situação e de desenvolver diversas soluções potenciais.

Credibilidade é passada através de ações

Um profissional confiável e credível usa ações junto com palavras para liderar sua organização. Ele não pede a outros profissionais para fazer qualquer coisa que não fariam por si mesmos, e aproveitam todas as oportunidades possíveis para mostrar aos colegas de trabalho que estão dispostos a executar quaisquer tarefas necessárias para ter sucesso.

Profissionais confiáveis e credíveis são focados

Para passar confiança e credibilidade é importante estar focado nas metas e orientar as equipes para alcançar essas metas. Os profissionais podem perder credibilidade quando saem do caminho certo e não tomam as ações necessárias para ajudar os colegas de trabalho e todo o grupo atingir objetivos específicos.

Profissionais confiáveis prestam contas

Para estabelecer credibilidade, um bom profissional deve ser responsável por suas decisões e suas ações. Quando ele comete um erro, assume o erro cometido e toma as medidas necessárias para corrigir, aperfeiçoando os processos e tornando sua prática profissional mais eficiente.

Credibilidade e confiança são sinônimos de lealdade

A credibilidade profissional é obtida por permanecer fiel a seus colegas de trabalho e aos seus subordinados, cuidando de seus melhores interesses. Se a empresa está considerando decisões que podem resultar em um corte no salário ou as perdas de empregos, um profissional confiável se levanta para trabalhar e encontrar soluções que possam ajudar a manter seus empregos. Lealdade de um membro da equipe resulta em todo o ambiente profissional tendo a sensação de compromisso para o sucesso mútuo.

Confiabilidade profissional

A credibilidade é também conquistada por profissionais que sabem delegar a responsabilidade e demonstrar confiança na capacidade de seus colegas de trabalho como um fator importante no desenvolvimento da credibilidade. Mostrar confiança nos conjuntos de habilidades dos funcionários e na capacidade de executar uma tarefa designada desenvolve confiança na capacidade de gerenciar, o que pode render uma promoção para um cargo de liderança na equipe.

Respeito passa confiança

Trabalhar com os subordinados e colgas de trabalho deve ser sempre feito mantendo uma posição de respeito mútuo, em oposição a mandar os outros a fazerem o que você quer. Isso ajuda a desenvolver a credibilidade e liderança. Mostre o respeito pelas necessidades individuais, habilidades e opiniões de seus colegas de trabalho para ajudar a ganhar a lealdade deles.

Como você faz para  passar confiança e credibilidade no ambiente de trabalho? Quais aspectos julga essenciais para garantir que você é visto como um profissional confiável e credível?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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