Uma das principais dúvidas das pessoas no momento de sacar o FGTS tem a ver com a maneira que o contrato de trabalho foi encerrado. Basicamente há duas maneiras principais de se desligar de uma empresa. Uma delas é ser demitido e a outra é pedir demissão.

No caso de pedir demissão a lei considera que você está fazendo isto porque já tem outro emprego ou outra fonte de renda e portanto não precisaria do fundo de garantia por tempo de serviço, o FGTS. Portanto se pedir demissão você não poderá sacar o seu FGTS.

As leis trabalhistas são bem antigas e não consideram situações comuns das novas formas de trabalho existentes hoje em dia. Em todo caso este não é o foco deste artigo.

Por outro lado o saque do FGTS é permitido se você for mandado embora, isto é : demitido. Fato obrigatório é que deve ser uma demissão SEM justa causa. Em outras palavras : se a empresa decide que não continuará tendo você como funcionário e quer lhe demitir, você terá direito de sacar o benefício acumulado do FGTS.

Um vídeo do portal R7 explica também como funciona o saque do FGTS no caso de demissão sem justa causa.

O que acho mais importante a se pensar no caso do FGTS é que não compensa deixar o FGTS na conta da Caixa. Se você já tiver atingido os requisitos necessários para sacar, faça o saque assim que puder e aí sim invista o dinheiro em aplicações realmente rentáveis, caso você possa fazer isto.

Outro local com informações oficiais a respeito do FGTS é o site da Caixa, banco responsável por manter as contas do FGTS de todo trabalhador brasileiro. Mais precisamente no FAQ da Caixa várias perguntas são respondidas sobre o saque do FGTS. Dê uma lida e tire estas e outras dúvidas. Provavelmente você não terá sanado todas as suas dúvida ao ler o FAQ da Caixa e ao ligar lá eles farão o possível para você ir até a agência. Muito cuidado para não cair na lábia dos gerentes e acabar abrindo uma conta na Caixa sem necessidade!

Sacar FGTS na caixa

Se você tem FGTS, vá logo sacar se puder!

E se está pensando em sair do seu emprego ou acha que será mandado embora, aprenda como saber se a empresa está depositando seu FGTS. Confira também o saldo do FGTS em sua conta da Caixa.

E você? Já sacou o seu FGTS ao sair de algum emprego? Você geralmente pede demissão ou a empresa lhe manda embora? Qual dos casos ocorre com maior frequência? Deixe seu comentário e participe da discussão!

70 comentários para “Saque FGTS – Demissão sem justa causa”

  1. Jairlon

    Fui demitido sem justa causa, após dois dias de carteira assinada. Quais os direitos que eu tenho?

    • Equipe Ponto RH

      Receber os dias trabalhados.
      Mas você pode ligar para o sindicato para saber se existe mais alguma situação relacionada à data de sua demissão e aos motivos.

  2. Robson

    Pedi demissão da empresa X onde eu trabalhava em 2013 para trabalhar na empresa Y. Ainda há um saldo do FGTS referente à empresa X lá na CEF. No entanto, acabei de ser demitido da empresa Y. Como me encontro desempregado, eu posso sacar o FGTS da empresa X da qual eu pedi demissão em 2013? Se não posso mais, este dinheiro ficará na caixa pra sempre? Jamais poderei sacá-lo?

    • Equipe Ponto RH

      Sim, você poderá sacar o FGTS acumulado.

  3. André Gabeira

    Olá! Trabalhei em uma empresa por 2 anos e 8 meses e em 2013 pedi demissão. Agora trabalhei em um restaurante por 1 ano e fui demitido. Posso sacar o fgts do restaurante e o fgts anterior a ele? Ou somente o saldo do restaurante?

    • Equipe Ponto RH

      Você pode sacar o valor acumulado nos dois empregos.

  4. Thais

    Boa tarde!
    Trabalhei por 2 meses em uma empresa e fui mandada embora sem justa causa.
    Tive direito ao FGTS, porém a empresa demorou cerca de 2 meses para me pagar, por conta de um erro no PIS por parte da própria empresa.
    Posso cobrar da empresa alguma multa pelo atraso em me pagar o FGTS?

    • Equipe Ponto RH

      Thais,
      Não tenho certeza se poderá. Talvez a empresa já tenha inclusive pago ao FGTS com a multa de atraso por causa disso.
      A situação atrasou o saque do FGTS quando você foi mandada embora?

  5. Danubia

    Oi fui demitida apos dois anos de empresa. Posso receber os FGTS que estão retidos de 4 empresas onde havia trabalhado e pedi demissão anteriormente.

    • Equipe Ponto Rh

      Não, você pode sacar apenas da conta vinculada à empresa da qual foi demitida.

  6. Elves José Dasilva

    Eu fui demitido sem justa causa e tive meu aviso indenizado quando posso sacar meu fgts?

    • Equipe Ponto Rh

      Já está com a chave do FGTS? Geralmente, são 5 dias úteis para o saque estar disponível.

  7. Mika

    Fui dispensada sem justa causa em 2010 e somente esses dias que descobri que tinha depositado na caixa o fgts eu posso sacar?
    Observacão atualmente estou registrada em outro servico

    • Equipe Ponto Rh

      Você deve pedir à empresa da qual foi demitida uma nova chave para o saque do FGTS.

  8. Junior Giuseppe

    Fui demitido hoje. Que dia posso sacar o fgts?

    • Equipe Ponto Rh

      Com justa causa ou sem justa causa? A empresa já gerou a chave para saque do FGTS? Geralmente, são 5 dias úteis para o saque.

  9. Gilson

    Pedi as conta eu tenho direito a areceber a recisao

    • Equipe Ponto Rh

      Ao pedir demissão, você perde o direito ao seguro desemprego e ao saque do fgts. O resto, você recebe normalmente (proporcional de férias, décimo terceiro, vencimentos trabalhados etc)

  10. Rodrigo

    Assim que a empresa demite o funcionário, quanto tempo ela (empresa ou sindicato) tem por lei para lhe dar a homologação para que o funcionário possa sacar o FGTS + a multa? Obrigado.

    • Equipe Ponto Rh

      O trabalhador tem até 120 dias para sacar o FGTS. Depois desse prazo, deve solicitar à empresa que faça uma nova chave para saque.

  11. Rafael

    Bom dia,
    Trabalhei em uma empresa por 01 ano, fui demitido, por ser a primeira vez que isso aconteceu comigo, não realizei o saque do FGTS no tempo correto, ao tentar realizar apareceu que estava bloqueado, a empresa que me demitiu não existe mais, há a possibilidade ainda de receber esse FGTS? Como devo proceder?

    • Equipe Ponto Rh

      Rafael, verifique o saldo do FGTS no site da CAIXA. Se tiver o saldo, depois de 3 anos fora do regime FGTS você pode sacar o dinheiro. Se você não tiver o dinheiro na conta, você pode entrar com uma ação trabalhista contra a empresa.

      • Gessica

        Olá, boa tarde!
        Até quando o fgts fica disponivel para saque, quando demitido sem justa causa?

      • Equipe Ponto Rh

        Gessica, geralmente por 90 dias. Após esse prazo, você tem que pedir nova chave no emprego do qual foi demitida.

  12. Bernadete

    Boa tarde!

    Trabalhei 4 anos e 11 meses em uma empresa e sair no aviso indenizado, o FGTS cairá na minha conta que tenho na empresa ou devo ir na caixa sacar? Outra dúvida, a folha da empresa era de 15 a 14 de todos mês, trabalhei do dia 15/07/2015 a 04/08/2015 esses dias recebo na rescisão ou no saldo salário no mês 09.2015?

    • Equipe Ponto Rh

      Você tem que ir na CAIXA sacar. Recebe na rescisão os valores dos dias trabalhados.

  13. Bruno Simas

    Trabalhei anteriormente e pedi demissão de dois locais anteriormente, estava em um contrato de experiencia e fui dispensado sem justa causa no termino do contrato. Tenho direito a sacar o FGTS dos outros empregos?

    • Equipe Ponto Rh

      Não, apenas a conta do FGTS do seu último emprego.

  14. Elton Fernando

    Olá!
    Fui demitido da empresa que estava trabalhando, posso sacar junto com esse Fgts o Fgts de outra empresa que eu PEDI demissão?

    • Equipe Ponto Rh

      Não. Geralmente, o saque é apenas da conta FGTS vinculada à empresa da qual você foi demitido.

  15. Marcela

    Oi. Ja trabalhei em três e empresas nunca tinha sido demitido sempre tirei as contas, fui demitido da 4 empresa. Eu poso sacar o fgts das outras empresas, sendo que e a primeira vez que sou demitido? Obrigado fico no aguardo.

    • Equipe Ponto Rh

      Só após 3 anos sem carteira assinada, a partir do mês do seu aniversário, ou quando você estiver usando o FGTS para financiar um imóvel.

  16. Edson

    Eu trabalhava em dois lugares, registrado, fui demitido de um deles, eu posso sacar meu fundo de garantia? É O seguro desemprego? Tenho direito?

    • Equipe Ponto Rh

      Geralmente, sim. Mas consulte um advogado trabalhista ou contador para mais informações.

  17. Cícero

    Quanto dias pra recebe o FGTS a pos se Demitido

    • Equipe Ponto Rh

      Geralmente, até 10 dias úteis.

  18. Taline

    Oi fui demitida do trabalho anterior com justa causa e comecei a trabalhar em outra empresaa e fui demitida sem justa causa comsiho sacar o fgts

    • Equipe Ponto Rh

      Só da empresa da qual você foi demitida sem justa causa.

  19. Ellen Grosso

    Quando sou demitida sem justa causa, com aviso indenizado, quando consigo realizar o saque do FGTS? No Dia seguinte? Na semana seguinte? Após a rescisão?

    • Equipe Ponto Rh

      Geralmente, no dia útil seguinte. Mas converse com o setor de RH de sua empresa, pois pode demorar um pouco mais para o FGTS ser liberado.

  20. Hermes

    Trabalhei numa empressa 8 meses e pedi p sair, depois eu trabalhei em outra empressa 2 meses fui demitido sem justa causa, tenho direito de receber meu fgts da primeira empressa que pedi para sair?

    • Equipe Ponto Rh

      Não, apenas da segunda empresa.

  21. Cintia

    Trabalhei em uma empresa a 11 anos, a dois anos atrás pedi as contas, passaram 4 meses voltei a trabalhar na mesma empresa, hoje fui manda embora, consigo sacar o fgts que está retido sendo da mesma empresa?

    • Equipe Ponto Rh

      Não, só o FGTS do seu segundo contrato.

  22. Karla

    Trabalhei 3 anos em uma empresa, porém, entrei e sai 3 vezes da mesma, a empresa é a mesma, só que com CNPJ diferentes. Agora fui demitida, posso pegar todo o FGTS que está retido, inclusive das outras 2 vezes que pedi conta? Lembrando que é a mesma empresa só que CNPJ diferentes… Preciso saber URGENTE.

    • Equipe Ponto Rh

      Não, Karla, apenas da conta da empresa que te demitiu.

  23. Helem

    Boa tarde,

    Fui demitida da empresa, comum ano e sete meses de trabalho, tenho fgts retido de duas empresas anteriores, eu consigo sacar todo fgts?

    • Equipe Ponto Rh

      Helem, você só consegue sacar o dinheiro da conta FGTS da empresa da qual você foi demitida.

  24. Emile

    Trabalhei em uma empresa por 11 meses pedi pra sair em 2013 arrumei outro em 2015 trabalhei 1 dia e me demitiram posso sacar o FGTS da primeira empresa daki a 3 anos ou não… OBS: minha carteira chegou a ser assinada na empresa de 2015. Desde já agradeço!

    • Equipe Ponto Rh

      Emile, só em 2018, se você ficar 3 anos sem carteira assinada.

  25. Luan

    Trabalhei em um restaurante por mais de um ano e pedi minha demissão Porque fui embora dá cidade. Agora voltei pro mesmo restaurante. Após três meses fui demitido. Tenho direito ao fgts daquele ano que pedi minha demissão ou só desses três meses?

    • Equipe Ponto Rh

      Só desses três meses, Luan.

  26. Ana Caroline

    Olá.
    Trabalhei em uma empresa por três anos pedi demissão e depois de dois meses retornei a esta empresa, caso seja demitida posso sacar o FGTS desses três anos anteriores mais o de 1 ano e 5 meses?

    • Equipe Ponto Rh

      Não, Ana, Apenas da conta nova.

  27. Samuel Augusto

    Olá eu trabalhei no ano de 2014 em uma empresa de alimentos e pedi pra sair meu FGTS fico retido.
    E agora no meu trabalho atual fui mandado embora sem justa causa. Quando eu for sacar meu FGTS o saldo da Empresa anterior ainda continua retido? Ou pego ele junto do atual?
    Obrigado!

    • Equipe Ponto Rh

      Ele continuará retido, Samuel.

  28. Renato

    Trabalhei em uma empresa 5 meses passaram já 22 dias e não liberaram a chave do Fgts como proceder? Já mandei e-mail e ligações e falaram que é um erro te que resolver com a caixa e com o contador, ficam enrolando gostaria de uma ajuda.

    • Equipe Ponto Rh

      Entre em contato com seu sindicato, Renato.

  29. Juliana

    Fui demitida por justa causa após 4 anos e 4 meses de empresa, gostaria de saber se a qualquer momento posso movimentar o FGTS que foi recolhido em minha conta como abatimento do meu financiamento de imóvel pela caixa?

    • Equipe Ponto Rh

      Não, apenas após 3 anos de conta inativa. Converse com um gerente sobre o uso do FGTS para pagamento do financiamento.

  30. Gabriel Defaveri da Motta

    Boa tarde! Trabalhei em uma empresa dois anos e oito meses fui demitido, o saldo do fgts que vou receber é o valor que está na conta da caixa mas 40% do valor em cima?

    • Equipe Ponto Rh

      Sim

  31. Sidnei Eliziario da Silva

    Olá! Trabalhei 2 anos e meio em uma primeira empresa me demiti e comecei a trabalhar em outra empresa porém fui demitido dessa ultima empresa sem justa causa e terei direito a sacar o fgts. Tenho um outro saldo da empresa anterior onde trabalhei e pedi demissão. Poderei sacar os dois saldos das duas empresas?

  32. Rosanana de Araujo

    Boa tarde meu marido saiu da empresa recebeu a rescisão porém faz seis meses que não fazem homologação pra ele conseguir pegar o Fgts,, na empresa eles enrolam e descobrimos que não foi feito os últimos depósitos ele consegue resgatar esse fundo algum dia ou terá deve entrar na justiça

    Desde já agradeço a atenção Rosana

  33. Getúlio Dias Alves

    Como fazer para sacar o FGTS do meu emprego anterior?

    • Equipe Ponto Rh

      Getúlio, você tem que pedir a chave para saque ao seu emprego anterior. E você só poderá sacar se foi demitido sem justa causa.

  34. Junior

    Trabalhei por 3 anos em uma empresa A pedi as contas fiquei 2 meses desempregado arrumei um emprego e trabalhei mais 6 meses na empresa B tenho direito ao fgts da outra empresa e ao seguro desemprego lembrando que essa e a segunda solicitação de seguro a ultima foi 2007… Obrigado