Como melhorar a gestão de clientes?

Em Aconteceu na empresa por André M. Coelho

Como empresário, gerente, ou líder de equipe, você provavelmente teve que lidar com clientes em algum momento durante o curso de sua vida profissional. Alguns são amigáveis, alguns não tão amigáveis. De qualquer forma, você precisa lidar com eles em algum momento. E para gerenciar clientes e garantir que seu negócio continua crescendo, algumas estratégias são melhores do que outras. Vamos aprender cada uma delas.

Gestão de clientes com uma nova atitude

Os clientes são frequentemente vistos como males necessários no processo empresarial. Esta é completamente a visão errada para tomar e pode encorajar comportamentos negativos na equipe, como pegar atalhos ou trapacear. Em vez disso, tente pensar nos clientes como parte de sua equipe e deixe essa atitude conduzir cada reunião e comunicação que você tenha com eles. A diferença irá se mostrar e você vai ganhar mais renome e muito mais destaque perante seus clientes.

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Pratique a escuta ativa com seus clientes durante o gerenciamento

A “escuta ativa” é uma maneira de se engajar com o cliente mesmo quando são eles que fazem a maioria das conversas. Mantenha-se responsivo ao repetir o que o cliente acabou de falar para mostrar que você está prestando atenção. O contato com os olhos também é importante. E no final da conversa, repita a essência do que eles disseram para que você possa verificar a compreensão dos eventos. Isso vai garantir que não haja ruídos na comunicação, e seu cliente vai sair com a sensação de que teve seus pedidos realmente satisfeitos.

Como fidelizar clientes

Boas práticas de gestão de clientes vão garantir melhores resultados para sua empresa e ajudar a fidelizar ainda mais cada um deles. (Foto: divulgação)

Mantenha seus clientes bem informados

Coisas ruins acontecem quando um cliente é deixado no escuro e sem informações. Eles começam a imaginar todos os tipos de cenários em que as coisas podem dar errado, mesmo que tudo esteja indo bem. Ou eles pensam que você não está fazendo nada, mesmo que o motivo do seu silêncio seja que você muito ocupado para conversar. Não aguarde até que seu cliente solicite uma reunião para enviar uma atualização rápida de email ou status. Informe imediatamente quaisquer problemas para minimizar o número de surpresas desagradáveis ​​que o cliente pode encontrar. Promova campanhas de marketing e publicidade para seus clientes conheçam produtos, novidades, e serviços que estão sendo oferecidos. Quanto mais você interagir com os clientes e deixá-los bem informados, melhor será a reação deles.

Peça permissão, não perdão aos seus clientes

Alguns sugeririam que é o contrário, mas a permissão é fundamental quando o dinheiro está envolvido. Você sempre deve manter o cliente atualizado com as últimas informações e pedir seus comentários sobre o trabalho já realizado. Se houver mudanças significativas a serem feitas em um projeto, novo produto, ou serviço, certifique-se de manter o cliente ao alcance para que possam expressar quaisquer preocupações. Todos os clientes devem ser igualmente ouvidos para garantir que sua empresa está sempre atendendo aos desejos deles ao invés de apenas criando produtos e serviços sem saber o que o mercado realmente deseja.

Lembre-se de quem paga as contas

No final do dia, o cliente deve ser seu principal foco, não você. Você e sua equipe podem ter criado algo, mas você não é o usuário final. Lembre-se disso a próxima vez que você perder a paciência em uma reunião ou que você achar que os clientes nem sempre estão certos.

Como vocês gerenciam seus clientes? Que dicas dariam para quem precisa melhorar a gestão da clientela?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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