Merchandising ponto de venda: o que é e quais os tipos?

Em Aconteceu na empresa por André M. Coelho

Criar uma exibição efetiva no ponto de venda é uma das áreas de marketing mais importantes para o seu negócio de varejo. Construir uma exibição de ponto de venda bem sucedida em sua loja exige um planejamento, um posicionamento apropriado, o design certo e o mais importante, a mensagem certa.

Em poucas palavras, se você considerar o calendário sazonal, o layout da sua loja, seu projeto de Ponto de Venda e seu plano de marketing, você tem uma boa fórmula para exibições de pontos de venda efetivas e atraentes que se convertam em vendas. Mas se você é uma pequena empresa com um modesto orçamento de marketing, como você sabe quais tipos de material para o merchandising de ponto de venda investir?

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Merchandising no ponto de venda: tipos

Precisa de uma nova ideia para oferecer aos clientes? Se você estiver procurando por tipos de exibições de ponto de venda, do tradicional ao mais criativo, reunimos os tipos mais comuns que podem agradar o seu gosto.

Sinalização de janela e vitrines

São propagandas feitas em forma de adesivos, pinturas, ou placas de promoções e produtos sendo promovidos.

Exibição de prateleira

Destaque para certos produtos nas prateleiras, com material promocional de cada um deles.

Suportes de chão

Placas ou suportes para os produtos em si, separados de uma prateleira, para promover a venda dos produtos específicos de promoções da loja.

Banners

Podem ser espalhados pela loja para promover os mais diversos produtos e serviços. Geralmente mais usados para promoções sazonais.

Caixa registradora

São promoções na forma de adesivos ou placas indicativas instalados na área da caixa registradora. Geralmente mais usado para promover compras na fila do caixa ou para reforçar promoções da loja.

Exibições do corredor final

São produtos geralmente baratos e que os consumidores tendem a tomar a decisão de compra enquanto estão na fila, aguardando para fazer o pagamento de suas compras.

Latas de lixo

Podem ser usadas para a propaganda de alguns produtos específicos, como materiais de limpeza e outros. Se usada em conjunto de uma campanha de coleta seletiva, pode fortalecer uma marca com uma identidade mais positiva.

Ponto de venda

Promover produtos no ponto de venda é necessário para que sua marca ganhe mercado e atinja o consumidor alvo com mais eficiência. (Foto: SEONILS.COM)

Sinalização iluminada

Tem um papel semelhante aos banners, mas é usada com mais destaque. O lado bom desse tipo de tecnologia é que pode ser usado para diversas promoções, se for uma sinalização do tipo letreiro que pode ser mudado.

Exibições com telas

São usadas telas LCD ou LED para promover produtos e serviços. É uma das modalidades mais caras. Porém, pode ser muito bem usada para produtos/serviços que precisam de demonstrações para convencer os clientes.

Exibições interativas

Permitem a interação com o produto ou serviço para aferição da qualidade do mesmo. Pode ser um pouco caro devido à necessidade de demonstração dos produtos e serviços, mas pode fazer a diferença na escolha dos clientes.

Tapetes de logotipo personalizados

Usados para promover uma marca ou produto específico, são feitos sob medida e colocados na loja para promover o destaque.

Anúncio de carrinhos de compras

São anúncios colocados nos carrinhos ou cestas de lojas para a promoção de marcas, produtos, e serviços.

Comerciais na loja

Feitos em telas, monitores, ou via anúncios no sistema de alto falante, declarando as promoções do dia, da semana, ou do mês.

Cada tipo de anúncio tem seus próprios pontos fortes e fracos, mas todos os anúncios devem se concentrar em chamar a atenção de potenciais clientes. Às vezes, isso é realizado usando um anúncio maior ou às vezes com um anúncio mais brilhante. Tudo realmente depende do lugar, produto, preço e promoção.

Quais são os tipos de merchandising PDV para o meu negócio?

Escolher o tipo de merchandising de PDV apropriado para seu negócio depende muito do seu plano de marketing e do capital disponível para cada ação de PDV. É importante também associar uma boa estratégia de combinação entre o tipo de material e o produto/serviço que está sendo vendido. Por exemplo, promover um produto de beleza pessoal com um banner em uma lixeira pode não ser algo legal a se fazer, mas fazer uma exibição com destaque em uma prateleira separada pode ser uma boa opção.

Como você fez seu plano de merchandising em PDV? Quais estratégias funcionaram melhor?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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