A vida em casa é frequentemente agitada. Administrar com sucesso uma casa, filhos, trabalho e vida social pode ser difícil, e você pode sentir que é melhor para alguém experiente intervir e gerenciar o funcionamento de sua casa em vez de você. Talvez você viaje muito e precise saber que sua casa estará sempre limpa e pronta para a sua chegada? Talvez seja apenas paz de espírito sobre a sua propriedade que você está procurando? Seja qual for a sua situação, uma dona de casa qualificada pode aliviar o estresse.

Para aqueles que não querem contratar uma diarista, pode ser difícil saber exatamente quanto tempo elas devem gastar em sua casa. As situações e necessidades pessoais de cada uma podem variar, mas aqui está nosso guia passo a passo para determinar a programação de uma diarista de acordo com a legislação vigente.

Quantas horas a diarista deve trabalhar: organizando o trabalho da diarista

Antes de ir pra parte de leis que regem o horário de trabalho de uma diarista, é importante que as pessoas que as contratem conheçam como funciona o fluxo de trabalho dessas profissionais.

Alguns cálculos matemáticos simples podem ser a chave para decidir sobre um cronograma para sua diarista. Não acredita em nós? Comece calculando o número de cômodos em sua casa.

Cada cômodo deve levar de 1 a 2 horas para ser limpo, dependendo do tamanho. Não queremos dizer uma limpeza leve, mas uma limpeza profunda. A diarista necessitará de tempo suficiente para limpar ao redor e sob a mobília, a poeira, o aspirador de pó, trocar o lençol e até mesmo deixar água engarrafada fresca e amaciar os travesseiros, se necessário.

Cada banheiro também deve levar entre 1 e 2 horas. Organize a programação de sua diarista para que eles tenham tempo de sobra para polir latão e cromo, escovar banheiros, esfregar os azulejos e o chão e terminar o banheiro bem.

Uma cozinha demora de 2 a 4 horas a limpar, em média. Além de limpar superfícies, pisos e fornos, uma limpeza profunda envolve esvaziar a geladeira e o freezer, retirar talheres e louças de gavetas e armários para limpar o interior e polir os eletrodomésticos também. Uma limpeza completa da cozinha é vital para manter as bactérias sob controle.

Salas de estar e lounges podem levar de 1 a 3 horas para serem limpas, dependendo da planta. Sua empregada precisará mover sofás, tecidos limpos, como almofadas e tapetes, esfregões e pisos de madeira.

Áreas adicionais, como corredores, entradas, salas de inicialização, salas de serviço ou quaisquer dependências também devem ser levadas em conta. Suponha que cada espaço extra leve cerca de 30 minutos em média.

Alguns exemplos de carga horária seguem abaixo:

Exemplo 1: 4 quartos, 2 banheiros, 1 cozinha, 1 sala de jantar, 1 despensa, 1 hall de entrada, todos os quartos grandes = 17,5 horas por semana

Exemplo 2: 2 quartos, 1 banheiro, 1 restaurante de cozinha, 1 entrada, todos os quartos grandes = 7,5 horas por semana

Exemplo 3: 8 quartos, 4 banheiros, 1 cozinha, 1 sala de jantar, 1 sala de recepção, 1 despensa, 1 hall de entrada, 1 apartamento separado, todos os quartos grandes = 45 horas por semana

Use esse guia para definir quantas vezes precisará de uma diarista por semana para ter uma limpeza completa.

Horário de diarista

Saiba quantas horas de trabalho uma diarista deve cumprir e entenda as obrigações dessa profissional. (Foto: Care.com)

Carga horária de diarista: os deveres adicionais

Muitas vezes, aqueles que precisam de diaristas vão procurar pedir a elas que cumpram tarefas adicionais, como cozinhar, fazer compras, cuidar de animais de estimação ou fazer tarefas ao longo do dia. Aqui estão alguns exemplos de horas adicionais que podem ser incorporadas ao cronograma de uma diarista

Cozinhar

Dependendo de quanto você precisa de cozinhar, você deve adicionar mais horas para incluir preparação e cozimento de refeições, bem como tempo de limpeza. Sugerimos que você reserve 1 hora adicional para preparação e limpeza do café da manhã, 2 horas para a preparação e limpeza do almoço e 2 ou 3 horas para a preparação e limpeza do jantar, dependendo de para quantas pessoas estão sendo preparadas as refeições.

Compras

Algumas pessoas podem gostar que a governanta vá fisicamente às compras de alimentos, enquanto outras podem preferir um pedido online. Aguarde de 1 a 2 horas para pedidos online e de 2 a 3 horas para uma loja física, levando em consideração o tempo de deslocamento.

Serviços de rua

Inclua tempo suficiente na agenda da sua governanta para que a tarefa seja concluída, assim como os tempos de viagem. Os recados poderiam ser qualquer coisa, desde pegar um hóspede no aeroporto, postar algumas cartas ou coletar um item.

Cuidado de animais domésticos

Se você tem animais de estimação que precisam se alimentar, caminhar, brincar ou ir ao veterinário, você precisará incluir isso na agenda de sua diarista

Diarista e faxineira: direitos trabalhistas e quantas horas deve trabalhar por dia

Alguns querem que suas casas sejam limpas uma vez por semana. Outros esperam que o processo de limpeza seja repetido várias vezes durante a mesma semana. Algumas pessoas gostam de roupa fresca todos os dias, e outras podem querer uma vez por semana, ou sempre que for apropriado para o cômodo em questão.

A regularidade da limpeza também afetará a programação da sua diarista. Pegue o número de horas necessárias para uma limpeza e as vezes quantas vezes por semana você deseja que sejam repetidas. Você saberá quantas horas sua diarista ou faxineira necessitará e poderá perceber que precisa de mais de um membro da equipe para realizar o trabalho, ou que precisa contratar uma empregada doméstica.

Seja qual for sua opção, a legislação limita o horário de trabalho para 8 horas diárias, sendo devida a hora extra que exceder esse prazo, com o limite de até 2 horas extras por dia.

Contratar diarista ou empregada doméstica?

Ao contratar uma diarista, você está esperando um trabalho que vá durar um ou dois dias por semana. Uma empregada doméstica é para trabalhos mais extensivos, que precisam ser feitos ao longo de uma semana.

Vale lembrar que se você precisa de um trabalho que dure mais dias na semana, uma diarista pode acabar tendo um vínculo empregatício com você e passar a ter os mesmos direitos de uma empregada doméstica. Portanto, seria melhor dividir o trabalho ao longo de um mês ou pensar em uma solução melhor para a situação, como reduzir as tarefas da diarista.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)