Governantas são necessárias em todos os lugares; em casa, no local de trabalho, em grandes hotéis, unidades de saúde, agências governamentais e restaurantes. O trabalho de limpeza é físico e exige aptidão e força físicas. Se você procura governantas profissionais, é crucial saber quais são suas funções. Neste artigo, responderei a uma pergunta muito comum sobre governantas: Quais são as funções de uma governanta profissional?

O que faz uma governanta: limpeza geral

Uma governanta profissional mantém a casa, hospital, hotel ou empresa da qual elas estão encarregadas com a melhor condição de limpeza e conservação. Elas limpam ou direcionam a limpeza e o mantenimento das salas, banheiros e quartos, cozinhas, passarelas e corredores. Aspiram, espanam, esfregam e enceram pisos e limpam todas as superfícies de vidro e espelhos da casa.

O banheiro é o cômodo mais movimentado da casa, e a governanta e a equipe de limpeza passa a maior parte do tempo tornando-o limpo e arrumado. Elas precisam limpar e higienizar banheiros, banheiras, chuveiros, bancadas e pias. Onde houver necessidade, as cortinas do banheiro são limpas ou trocadas e o estoque de produtos de higiene pessoal reabastecido.

Passando para o quarto, as camas devem ser arrumadas e as roupas de cama são trocadas ocasionalmente. A cozinha também requer limpeza especial, sendo a sala onde todas as refeições são preparadas. De fato, cada quarto tem seus próprios requisitos de limpeza.

Governantas podem fazer relatórios do que é preciso para a limpeza, assim como utensílios, materiais, reparos, e outras questões relacionadas com a limpeza dos diferentes ambientes.

Funções de uma governanta

Uma governanta faz um trabalho de gestão de funcionários e de recursos de lares, hotéis, hospitais, e ambientes onde pessoas podem ter de ficar por muito tempo. (Foto: Brigade Intelligence)

Governanta e seu significado na organização dos ambientes

Após a limpeza dos diferentes cômodos, vem a limpeza, polimento e disposição dos móveis. Todos os móveis e utensílios de uma casa precisam ser organizados de uma certa maneira que melhore o espaço e melhore a estética geral da sala em questão. Talvez o cômodo mais exigente no que diz respeito à disposição dos móveis seja a sala de estar. Isso ocorre porque leva a maior parte dos móveis e acessórios de toda a casa.

Governanta e a atuação na lavanderia e cozinha

As governantas também são responsáveis ​​pela classificação e lavagem da roupa. Elas carregam e descarregam a máquina de lavar. Depois que as roupas estão secas, elas também são passadas e colocadas em seus respectivos guarda-roupas. Uma governanta pode também atuar gerenciando a equipe que é responsável por estas etapas.

Na cozinha, governantas podem preparar menus semanais, e garantir que os ingredientes sejam comprados a tempo. Também garantem o preparo e que os alimentos sejam servidos apropriadamente nos horários definidos.

Execução e gestão de projetos de limpeza

Às vezes, pode ser necessário iniciar um projeto de limpeza. Por exemplo, um proprietário pode perceber que o quintal está se tornando um local de criação e esconderijo de roedores. Limpar e organizar o quintal é uma tarefa de limpeza irregular que precisa ser alocada tempo e espaço suficientes. E a governanta pode buscar a equipe necessária para fazer este projeto.

Eliminação de resíduos e manutenção do meio ambiente

Uma governanta também gerencia a disposição de resíduos. Ele ou ela garante que as caixas sejam esvaziadas e limpas a tempo. As governantas também garantem que o ambiente seja o melhor. Por exemplo, eles limpam os caminhos e as calçadas do lado de fora da casa e garantem que os gramados sejam cortados e bem cuidados.

Governanta de hotel

A governanta de hotel trabalha em todos estes setores e no gerenciamento das equipes em hotéis para manter o hotel no melhor estado possível. Além de garantir a conservação do hotel, ajudará com a imagem dos diferentes ambientes para que os clientes tenham o melhor atendimento e conforto possíveis.

Salário de governanta

Uma governanta profissional ganha entre 2 e 3 salários mínimos. Em trabalhos residenciais, assim como o trabalho como governanta de luxo, pode estar inclusa a acomodação e alimentação como benefícios. Dependendo da experiência, formação, e tamanho da equipe, o salário pode ser ainda mais alto.

Ficou alguma dúvida sobre a atuação das governantas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)