Trabalhar em mais do que um trabalho é dificilmente o sonho de alguém como uma situação ideal de trabalho, mas que muitas vezes pode revelar-se necessário. Você pode encontrar-se a juntar uma renda de vários postos de trabalho a tempo parcial, ou você pode querer ganhar um pouco de dinheiro extra em cima de seu salário regular. Em qualquer caso, aprender a lidar com dois ou mais postos de trabalho requer algumas considerações especiais. Essas considerações vão ajudar você a gerenciar seu tempo e mantê-lo de tornar-se oprimido, estressado e desgastado por vários trabalhos.

Certifique-se de que trabalhar em vários trabalhos é a única opção viável

A primeira questão a se perguntar é se você realmente precisa trabalhar dois empregos. Se você pode deixar um emprego e obter horas extras no outro sem deixar de cumprir suas obrigações financeiras, considere fazê-lo. Se você estiver trabalhando vários trabalhos para gerar dinheiro que você não precisa para satisfazer as suas obrigações básicas, o estresse físico e psicológico, muitas vezes não vale a pena. Você pode também tentar negociar um aumento que mesmo que não chegue a ser equivalente ao ganho dos dois trabalhos, pode ser o suficiente para cobrir suas necessidades.

Priorizar e delegar suas responsabilidades

Infelizmente, equilibrar dois empregos e uma longa semana de trabalho vai deixá-lo incapaz de manter sua casa limpa, cozinhar as suas próprias refeições, e cuidar de outras responsabilidades com diligência. Para compensar, priorize suas tarefas de modo que algumas são realizadas com menor freqüência. Se você pode delegar tarefas de cuidados de limpeza para uma criança ou um membro da família, pense em fazer isso para aliviar sua carga de responsabilidades.

Malabares e empregos múltiplos

Lidar com múltiplos empregos é como fazer malabares: você tem que saber equilibrar todos os elementos ou você deixará todos caírem. (Foto: idealistcareers.org)

Estabeleça uma estratégia de saída

Você provavelmente vai preferir se concentrar seu tempo e esforço em apenas 1 trabalho. Para garantir que isso se torne uma realidade, é preciso determinar quais os passos que você vai tomar para permitir que você saia de um trabalho. Por exemplo, você pode decidir que você só precisa trabalhar dois empregos até você se formar na faculdade, algo muito comum hoje em dia. Ou, você pode mover-se para um apartamento com um pagamento de aluguel mais baixo de modo que você pode deixar um emprego. Seja qual for a solução, mais de um trabalho com certeza é algo bem estressante e que deve ser evitado.

Descanse sempre que possível

Se você está equilibrando vários trabalhos trabalhos de meio período, a sua agenda provavelmente varia de semana para semana. Pode não ser possível obter 8 horas de sono ininterrupto a cada noite, especialmente durante as mesmas horas. Por esta razão, você deve aproveitar qualquer momento que você pode ir para a cama cedo ou descansar por algumas horas. A privação do sono acabará por desgastá-lo e torná-lo cada vez mais difícil de equilibrar dois postos de trabalho, juntamente com seus outros compromissos.

Certifique-se de manter contato com amigos e familiares

Não é nenhum segredo que o trabalho de uma imensa semana de trabalho pode levar à negligência de seus compromissos sociais. No entanto, negligenciar as suas amizades em geral, só serve para aumentar o estresse criado através de seus vários trabalhos. Tente encontrar com os amigos ou fazer chamadas telefônicas durante as pausas rápidas almoço ou durante uma viagem de trabalho, por exemplo.

Sobreponha suas responsabilidades de trabalho, se possível

Você pode achar que você pode executar o trabalho para ambos os trabalhos ao mesmo tempo. Por exemplo, se você trabalha como babá, você pode ser capaz de trabalhar em seu computador para um outro trabalho enquanto cuida das crianças dos seus clientes. Tempos de inatividade durante os trabalhos, por exemplo, durante uma viagem, também pode ser utilizado por trabalhar em projetos de seu outro emprego.

Multitarefa

Ocasionalmente, sua atenção será necessária em ambas as tarefas ao mesmo tempo (por exemplo, uma emergência em um trabalho, enquanto você está em outro). Seja o mais diplomático possível com seus colegas de trabalho e supervisores ao decidir como responsabilidades são escolhidas nestes casos. Lembre-se de que o diálogo, a conversa, compreensão e colaboração podem te ajudar a lidar muito melhor com a situação.

Multi tarefas para mais de um emprego

O elemento mais importante ao trabalhar em mais de um trabalho é aprender a ser multi tarefa e lidar com mais de um problema diferente ao mesmo tempo. (Foto: blogs.agilefaqs.com)

Seja uma pessoa saudável

Evite depender de substâncias como cafeína e álcool para regular o estresse e o estado de alerta. A construção de uma tolerância a essas substâncias pode prejudicar rapidamente sua capacidade de se concentrar, ou mesmo descansar quando necessário. Você deve ter uma alimentação saudável e balanceada, controlando sua ingestão de calorias durante o dia, além de praticar exercícios físicos com frequência para aguentar a rotina. Se você não tem tempo de ir a uma academia, tente passar a ir de bicicleta para o trabalho ou a pé. Estes minutos de exercícios fazem a diferença para te deixar mais preparado para os dias pesados de trabalho.

Goste do que você está fazendo

Se ter mais de um emprego não é uma opção, mas uma necessidade, como acontece para a maioria dos professores brasileiros, então pelo menos tenha gosto pelo que você está fazendo. Se um dos empregos não te agrada, as chances são de que ele irá te desgastar para todos os outros empregos onde você trabalha. Fuja dessa armadilha e procure trabalhar apenas com aquilo que lhe dá prazer, e não algo que te deixa esgotado para o dia inteiro.

Crie boas relações interpessoais em seus empregos

O trabalho pode não ser lá essas coisas, mas se você faz amigos naquele trabalho, você cria um ambiente mais saudável, produtivo e divertido. Pode até ser uma rotina pesada, mas saber que você terá pessoas ali que te dão suporte e com quem você pode contar quando precisar pode te ajudar muito a criar um ambiente mais agradável para o trabalho. Lembre-se que um emprego não é nada sem as pessoas que fazem o trabalho produzir algo, seja um produto ou serviço.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)