O trabalho noturno pode realmente pesar bastante na sua saúde e qualidade de vida. Para compensar isso, nossa CLT garante alguns bônus a quem trabalha à noite, como o adicional de trabalho noturno. Mas é bom você também conhecer outras questões sobre o trabalho noturno para entender bem o que é esse tipo de serviço e como lidar com ele de forma mais saudável.

Trabalho noturno: fome o tempo todo

Ao entrar para o trabalho noturno, você frequentemente vai comprar uma bebida energética ou café e algo para comer. Estes itens deliciosos vão te fornecer um rápido impulso de energia. No meio do turno, o sol ainda não subiu e será sua pausa para o “almoço”. Chegando no fim do turno, você vai ter vontade de tomar um café da manhã, sua “janta”, antes de ir dormir.

Se você não controlar bem sua alimentação durante o trabalho noturno, as chances são que você terá sérios problemas com ganho de peso e uma saúde deteriorada. E o pior é que no trabalho noturno, a sua vontade será sempre de comer coisas doces ou ricas em cafeína.

Quando trabalhando à noite, faça de tudo para manter uma alimentação balanceada e saudável. Além de ser bom para seu organismo, essa alimentação vai garantir que você consiga passar pelo trabalho noturno sem prejudicar muito sua qualidade de vida, nem a qualidade do seu sono.

Como trabalhar a noite com saúde

O trabalho noturno pode acabar com sua saúde, se você não tomar certas precauções. Cuide de você e não haverá problemas em manter uma saúde intacta durante o tempo que trabalhar à noite. (Foto: Medical Daily)

Humor no trabalho à noite

No turno da noite, seus colegas de trabalho e clientes terão humores que variam desde o entusiasmado até o completo mau humor. Para muitos, isso pode ser um problema, já que você mesmo pode ser a pessoa mau humorada.

Lidar com diferentes humores é uma necessidade no trabalho noturno. É bom compreender que nem todo mundo vai ter uma rotina saudável, ou bons hábitos para tornar o trabalho noturno mais saudável e agradável. Por isso, é uma boa ideia aprender a conhecer seus colegas de trabalho e o perfil dos clientes para lidar de forma diferente com cada um deles. Isso vai ajudar bastante a melhorar o ambiente de trabalho e evitar que você se sinta constantemente frustrado com colegas de trabalho mais rudes ou mal humorados.

Perigos do trabalho noturno: sono

Ter que ajustar seu uso do tempo para equilibrar trabalho, sono, e socializar com seus amigos e familiares pode ser complicado. Muitas vezes, você não vai conseguir dormir quando você quer e, conseqüentemente, irá trabalhar sem ter dormido nada. Outras vezes você vai dormir um sono ruim e sua energia será como se tivesse sido drenada.

Ao longo do trabalho, você provavelmente vai começar o turno cansado, aumentando lentamente em energia enquanto a manhã chega, com uma drástica diminuição de energia durante as últimas horas de trabalho. A parte mais difícil é, provavelmente, os dias de folga em que você se ajusta a um horário de sono normal e logo depois, volta ao trabalho.

Para lidar com isso, primeiramente, não use cafeína ou bebidas energéticas. Em segundo lugar, não tente atividades perigosas quando você estiver cansado demais. Respeite os sinais de seu corpo, e encontre os melhores horários para cada tarefa no trabalho. Cuide para não ter problemas graves depois.

Cuidado extra no trabalho noturno

Você vai quebrar alguns itens e ter alguns problemas no seu desempenho noturno. Isso vai acontecer com frequência porque você está cansado. Você ficará estressado e aborrecido. Terá, possivelmente, que pagar por alguns danos, mas não todos, porque as empresas geralmente entendem que esses erros acontecem no turno da noite. Mas não se aborreça tanto com isso. Você tem que entender as limitações do seu corpo e aprender a lidar melhor com elas. Pode ser que você danificou um item porque fez um certo serviço em um horário que estava mais cansado. Ou você estava empolgado por conta da cafeína que tomou, e acabou cometendo algum erro pois não pensou direito no que ia fazer.

Você precisa ter cuidado extra, e ter um planejamento muito bem feito das tarefas para reduzir as chances de erros. Assim, você terá bem menos estresse e aborrecimentos no trabalho noturno.

O trabalho noturno pode ser um desafio e um sofrimento, mas sua atitude e planejamento é que farão desse trabalho algo bom ou ruim.

Como você lida com o trabalho noturno? O que aprendeu trabalho nesse turno de trabalho?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)