Trabalhadores que trabalham três ou mais turnos noturnos por mês são até 60 por cento mais propensos a desenvolver diabetes tipo 2 do que as pessoas que trabalham menos turnos noturnos, de acordo com estudos científicos. Os achados apoiam pesquisas anteriores mostrando que os trabalhadores do turno da noite são mais propensos a ter excesso de peso e ter altos níveis de insulina e inflamação, o que contribui para o risco de diabetes. As seguintes dicas servem para ajudá-lo a permanecer saudável enquanto trabalha no turno da noite.

Dicas para quem trabalha a noite toda: opte por rotações mais estáveis

Ao se inscrever para o trabalho em turnos, veja se você pode trabalhar uma rotação constante durante várias semanas ao invés de mudar todas as semanas. Isso irá ajudá-lo a criar um padrão mais estável e evitar mudar seus padrões de trabalho, sono e alimentação várias vezes por mês. Ou seja, se a opção é trabalhar mais tempo no turno noturno, escolha essa opção.

Dicas para quem trabalha de noite e madrugada: durma quando puder

A pessoa média precisa de cerca de 8 horas de sono em um período de 24 horas. Se você não consegue dormir durante um longo período após o trabalho, tente tirar cochilos durante o dia que se somam às 8 horas recomendadas.

Trabalho noturno

O trabalho noturno pode colocar um peso sobre sua saúde, mas com o planejamento e técnicas certas, é possível manter sua sanidade e qualidade de vida. (Foto: robbone)

Dieta para quem trabalha a noite deve excluir bebidas energéticas

Bebidas energéticas para ficar acordado só irão fazer você ter mais problemas mais tarde, além de te deixar cheio de níveis extremos de cafeína e outros ingredientes que podem afetar negativamente sua saúde. Beba chá e pouco café para um golpe de cafeína mais natural e beba bastante água. Frutas também são recomendadas para te ajudar a manter a energia por mais tempo.

Configure um ambiente de sono adequado

O ambiente certo pode ajudá-lo a dormir com mais qualidade. Faça o seu quarto o mais confortável possível, bloqueando a luz solar com cortinas do tipo blecaute ou uma máscara para os olhos. Bloqueie os ruídos da rua com tampões de ouvido, janelas isolantes de som ou com uma música suave.

Dieta para quem trabalha a noite e dorme de dia deve ser consistente

A privação do sono perturba seu apetite, o que leva ao aumento dos sentimentos de fome e aumento de peso. Coma o jantar antes de começar seu turno e faça um lanche a cada duas a três horas durante o período para manter o foco e a energia. Desta forma, você não ficará tentado a comer uma refeição pesada no final do turno ou ficar petiscando porcarias durante o trabalho.

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