Como conferir sua folha de ponto?Mesmo que sua empresa já tenha adotado algum sistema eletrônico ou mecânico para o sistema de ponto, é recomendado que você sempre faça a conferência dela ao final do mês, pois podem haver erros de cálculos que não foram vistos pelos responsáveis do pagamento. Por isso, vamos detalhar neste artigo como verificar sua folha de ponto e não deixar nenhum erro passar.
O que é ponto eletrônico?O ponto eletrônico é todo aparelho que possibilita o registro eletrônico das horas trabalhadas pelos funcionários de uma empresa. Existe também o modelo mecânico que, legalmente, tem o mesmo valor que o ponto eletrônico. Mais informações sobre o ponto eletrônico, leia este artigo.
Qual o melhor tipo de controle de ponto para cada empresa?Existem diferentes tipos de relógio de ponto no mercado e cada sistema oferece suas vantagens e desvantagens. Em alguns casos, o relógio de ponto com a melhor tecnologia pode não ser a melhor opção, assim com o registro em papel nem sempre é a opção menos organizada. Tudo vai depender de alguns fatores que levamos em conta na análise presente neste artigo.
Como preencher corretamente a folha de pontoO preenchimento da folha de ponto deve ser feito corretamente, pois é um documento que protege tanto os direitos do empregador quanto dos empregados. As folhas de ponto eletrônicas facilitam a vida de ambos, mas devem conter as informações corretas para que o cálculo do pagamento não seja feito de forma incorreta.
Acabei de comprar um REP que não funciona. E agora?A portaria 1510 do MTE passou a exigir o ponto eletrônico de algumas empresas. Mas e se o ponto eletrônico não funcionar? E se der algum problema no dia do registro dos funcionários ou na hora de bater o ponto? Discutiremos as soluções para os problemas com o REP.
Portaria 1510 MTE – ProrrogaçãoA portaria 1510 do Ministério do Trabalho - MTE - que regulamenta o ponto eletrônico teve mais uma mudança de prazo com uma nova prorrogação. O relógio de ponto eletrônico vai mudar por causa da portaria? Leia e entenda um pouco mais.