Uma carta de desligamento da igreja é uma notificação formal por escrito anunciando a intenção de deixar uma posição com uma organização religiosa. Geralmente é dirigido a um pastor ou outro líder da igreja. Esta carta deve abranger a logística, mas também pode oferecer uma oportunidade de compartilhar sentimentos e expressar votos de felicidades à congregação em geral.

O que incluir em uma carta de saída da igreja?

Como qualquer anúncio de demissão, esta carta deve fornecer algum contexto e retransmitir os principais detalhes. Deve incluir:

A data prevista de partida.

O motivo da partida.

Planos para o período de transição, antes e (se apropriado) após a transição.

Como escrever uma carta de desligamento de igreja?

Alguns passos devem ser seguidos para que se saia da congregação sem conflitos e deixando as portas abertas.

1. Solicitar reunião com o pastor

É melhor falar pessoalmente, por isso pergunte pessoalmente ou envie um email sobre o agendamento de uma reunião. Você pode compartilhar o motivo desta reunião no e-mail inicial, ou então espere até se sentar juntos.

2. Divulgar detalhes sobre a saída

Leve uma carta impressa para a reunião e revise os planos para a partida. É melhor não deixar qualquer dúvida. Embora possa ser emocional, a discussão de uma próxima saída deve abordar datas e outros detalhes.

3. Devolva todos os pertences da igreja

Certifique-se de devolver tudo antes de partir. Isso pode ser um desafio para os funcionários de longo prazo, mas as igrejas frequentemente enfrentam restrições financeiras e confiam na economia e na boa-fé de seus funcionários.

4. Entregar carta de desligamento formal

Não se esqueça de assinar esta carta manualmente antes de enviá-la e mantenha uma cópia extra com registros pessoais.

Desligamento da igreja

Para se desligar de uma igreja, pode ser necessário escrever uma carta para que as portas continuem abertas, e um bom relacionamento seja mantido. (Foto: Fairmont Sentinel)

Carta de desligamento com exemplos

Sua carta deve consistir em um cabeçalho, uma introdução, um ou dois parágrafos para formar o corpo e uma conclusão que inclua uma avaliação. A carta pode ser facilmente enviada por e-mail ou correio; no entanto, um aviso entregue pessoalmente é geralmente considerado o meio mais profissional para enviar sua demissão.

1. Cabeçalho

O cabeçalho deve simplesmente indicar a data seguida pelos detalhes de contato da pessoa a quem a carta é endereçada. Veja o nosso exemplo abaixo para obter mais informações.

Cabeçalho de exemplo:

2 de novembro de 2020

Carlos Mota
Congregação luterana de
123 Rua Oliveira de Morais
Belo Horizonte, MG

CEP 00000-000
(11) 1111-1111

Caro Pastor José,

2. Introdução

O parágrafo de introdução será usado para informar seu superior sobre sua intenção de deixar a igreja (ou outro grupo religioso). Você também deseja especificar a última data possível de trabalhar. Além disso, você pode fazer uma breve declaração explicando sua decisão de sair.

Introdução de exemplo:

Esta carta deve servir como um aviso oficial da minha demissão como pastor de jovens da Igreja Nova Luterana, a partir de 2 de janeiro de 2021. Essa decisão foi difícil, embora eu realmente acredite que esse é o melhor para mim e minha família. .

3. Corpo da carta

No corpo da carta de saída, você deseja explicar melhor o motivo da sua saída. Isso deve ser feito de maneira positiva, pois você não deseja sair em termos desfavoráveis, o que pode facilmente resultar em uma referência ruim. Não é exatamente um requisito mencionar o estado pessoal ou emocional que levou à sua decisão de sair, embora, dependendo das circunstâncias, você possa explicar seu raciocínio desde que o tom geral da carta permaneça positivo.

Corpo de exemplo:

Atualmente, minha esposa Estela tem a oportunidade de seguir em uma carreira nova e emocionante na moda que, como você sabe, tem sido seu sonho desde que terminou seu programa de design da faculdade. Embora minha posição na Igreja tenha preenchido meu coração com um senso de propósito e pertencimento, seria inadequado para mim deixar ela passar essa rara oportunidade. Portanto, decidimos mudar nossa família para a capital.

Gostaria de agradecer por todo o apoio que toda a congregação nos der nos últimos anos. Minha transição para a posição de pastor de jovens não foi fácil, e vocês sempre estavam lá para me levantar e manter minha cabeça no lugar. Serei sempre grato por sua orientação.

4. Conclusão

Sua conclusão deve reiterar seus pensamentos anteriores e deixar ao leitor um senso geral de positividade. Lembre-se de que uma boa referência pessoal é crucial ao procurar uma nova posição em outro lugar; portanto, não traga sentimentos que possam deixar seu superior com uma sensação de amargura em relação à sua partida.

Conclusão de exemplo:

Não hesite em contactar-me com quaisquer perguntas ou comentários que possam tornar esse processo mais suave. Mais uma vez, obrigado pela oportunidade de servir em uma igreja tão maravilhosa. Você e toda a congregação sempre estarão em minhas orações.

Atenciosamente,

Carlos Mota

Como vocês fariam uma carta para a saída de uma congregação? Quais detalhes acham importante neste tipo de carta?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)