Então você entregou sua carta de demissão dizendo que você estará deixando seu empregador ou teve uma demissão sem justa causa. Esperançosamente, isso significa que você está buscando oportunidades maiores e melhores, mas não se envolva nessa excitação ainda. Suas últimas semanas no trabalho podem significar a diferença entre deixar uma imagem positiva ou manchar sua reputação ao sair da porta. Vamos explicar como você deve cumprir o aviso prévio para não queimar seu filme profissional.

Como cumprir o aviso prévio: indenizado x trabalhado

O aviso prévio indenizado é aquele que o empregador decide pelo desligamento imediato do funcionário. Nesse caso, a empresa deverá fazer o pagamento da parcela relativa ao respectivo período e as verbas rescisórios. Se o empregado pede pra sair, a empresa pode descontar do salário o que foi acordado em contrato.

O aviso prévio trabalhado pode ser cumprido com o trabalhador trabalhando duas horas a menos na jornada de trabalho durante o prazo estipulado por lei (30 dias + 3 por ano trabalhado até um máximo de 90 dias) ou faltar sete dias corridos de trabalho no final do período.

Essa é a legislação do aviso prévio. Agora, o mais importante é sua postura profissional. Em outras palavras, como você vai cumprir o aviso prévio sem queimar seu filme.

Cumprimento de aviso prévio e os processos de trabalho

Todos nós temos tarefas pelas quais somos responsáveis ​​no trabalho e, provavelmente, você tem seu próprio método específico para lidar com o seu. Para facilitar a transição para seu superior, colegas e eventual substituto, faça um favor a todos e redija um relatório detalhado resumindo seus vários processos. Isso é algo que os envolvidos certamente apreciarão e ajudará você a sair com uma boa reputação o que é importante caso você precise de uma referência profissional ou decida que quer seu antigo emprego de volta.

Mas nem tudo é altruísta. Mapear seus processos antes de sair ajudará a evitar telefonemas frenéticos de colegas de trabalho antigos, uma vez que você tenha deixado o seu trabalho para trás. E a última coisa que você quer é ter que ter tempo para lidar com essas solicitações quando estiver tentando se adaptar a um novo emprego.

Cumprindo aviso prévio

Desempenhe um bom trabalho no seu aviso prévio para não fechar portas e possibilidades. (Foto: Simplilearn)

Troque informações de contato com os principais associados ao cumprir seu aviso

Quando se trata de avançar em sua carreira, há poucas coisas tão essenciais quanto o trabalho em rede. É por isso que é aconselhável trocar informações pessoais de contato com seus diversos associados antes de deixar o emprego. Você nunca sabe quando pode precisar pedir um favor a alguém, por isso é crucial ter uma maneira de contactar essas pessoas em um número de telefone ou endereço de email que não seja do trabalho.

Reúna cópias dos seus melhores trabalhos ao sair do emprego

Desde que não seja contra a política da empresa, certifique-se de coletar amostras de seu melhor trabalho se esses materiais não forem facilmente acessíveis quando você sair da empresa. Por exemplo, se você é um desenvolvedor de software que criou um banco de dados interno e não está quebrando nenhuma regra ao fazer algumas capturas de tela do layout elegante e do sistema de classificação fácil, faça isso. Dessa forma, você terá material para adicionar ao seu portfólio profissional, o que pode ser útil para o futuro.

Trabalhe bem durante seu aviso prévio

Uma vez que você tenha dado o seu aviso, você pode estar inclinado a afrouxar um pouco durante as últimas semanas no trabalho. Afinal, não é como se você tivesse algo a ganhar trabalhando mais, certo? Errado. Fazer um esforço quando você está claramente saindo mostrará ao seu gerente e colegas que você é um trabalhador de alto nível e que, por sua vez, pode aumentar sua reputação. E, como afirmado repetidamente acima, você nunca sabe quando vai precisar pedir um favor, em cujo caso ganhar esse respeito adicional pode ser um longo caminho.

Prepare-se para o seu novo papel após o aviso prévio

É difícil dedicar um tempo ao seu novo papel quando as coisas ainda não terminaram no seu trabalho atual. Podem ser necessários alguns malabarismos, mas você deve tentar o seu melhor para usar esse período de transição como uma oportunidade de fazer algumas pesquisas preliminares para se atualizar sobre sua nova posição. Você pode até mesmo, de forma proativa, entrar em contato com o seu gerente em breve e pedir um pouco de lição de casa para que você esteja preparado. Indo neste caminho irá ajudá-lo a começar seu novo papel de forma positiva, e isso pode ajudá-lo a evitar um pouco do estresse que vem com a aprendizagem do novo trabalho.

Se o seu objetivo é construir uma carreira sólida, vale a pena ser estratégico durante esse período de aviso prévio de duas semanas. Seu comportamento e desempenho durante a transição podem acabar fazendo uma enorme diferença em algum momento ou outro.

Como vocês cumpre o aviso prévio? Quais comportamentos acham apropriados para este momento?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)