Qual o melhor dia para pedir demissão?

Em Legislação trabalhista e MTE por André M. Coelho

Tudo tem um melhor momento para acontecer. Isso inclui também um pedido de demissão. Como melhor momento, estamos falando daquele que trará o mínimo de prejuízo possível para você e as melhores possibilidades. Além disso, precisamos considerar muito bem o ponto de vista financeiro do pedido de demissão. Afinal, não é todo mundo que já tem algo garantido quando pede demissão de um emprego.

O que considerar ao pedir demissão?

Cumpra o aviso prévio. A não ser que você tenha conseguido um novo patrão que quer você desesperadamente e pagará o aviso prévio à antiga empresa, cumpra seu aviso. Senão, você terá que arcar com custos bem caros por ter deixado sua empresa antiga na mão e não ter dado um tempo para ela se preparar para sua ida.

Leia também

Considere também se você já tem algo garantido ou não. Se você tem algo garantido, você não precisa pensar muito em pedir demissão ou não. Apenas vá e faça. Agora, se você não tem algo garantido, começam os questionamentos que te ajudarão a decidir sobre sua demissão.

Pedir demissão antes ou depois das férias?

Se você tem férias vencidas ou está prestes a tirá-las e não tem nada garantido ainda, tire as férias e use esse tempo para procurar um novo emprego. Não abuse nas férias, economize o máximo possível e prepare-se o melhor que puder, financeiramente, para sua demissão depois das férias. Deixe tudo encaminhado para poder partir para o novo emprego.

Pedir demissão antes ou depois do décimo terceiro?

Se faltam dois a três meses para você receber seu décimo terceiro, aguente as contas e fique na empresa mais um tempo para receber o décimo terceiro e outros bônus aos quais você possa ter direito. Isso se você não tiver nada garantido e imediatista.

Se você tiver uma proposta já encaminhada, não pense duas vezes e deixe o décimo terceiro para lá. Você terá direito a receber o décimo terceiro proporcional, de qualquer forma.

Pedir demissão com ou sem oferta de trabalho?

Cabe aqui o bom senso. Você tem um fundo de emergência para te sustentar por um ou mais meses sem emprego? Sua família depende de você para as finanças de casa? Você consegue se sustentar sem um emprego?

Pense nessas e mais perguntas. A maioria de nós não conseguirá ficar sem emprego. Portanto, ter algo em mente e muito bem planejado é necessário para garantir o seu sustento e seu futuro financeiro. Muita calma nessa hora.

Cuidado com o pedido de demissão

Ao sair de um trabalho, vá com calma e mantenha um bom planejamento para você não tomar decisões precipitadas. (Foto: www.mindflash.com)

O que eu tenho direito quando pedir demissão?

Abaixo estão todos os seus direitos listados:

Você NÃO terá direito:

Quais são minhas obrigações quando eu pedir demissão?

O empregado é quem deve o Aviso Prévio em caso de pedidos de demissão. Isso é, você tem que comunicar com 30 dias de antecedência seu pedido. Um empregador pode te dispensar de tal cumprimento, mas fica a cargo exclusivo de uma negociação entre você e ele.

Cuidados ao pedir demissão

É de suma importância que você converse com seu empregador sua demissão. Pode ser que se você recebeu uma oferta muito boa, ele seja compreensivo e te libere do Aviso Prévio. Se ele não te liberar, não vale muito a pena pagar a multa e aí, cabe a você negociar com o novo empregador para aguentar um pouco. Se você não tem uma relação muito boa no trabalho, lembre-se que ainda terá 30 dias ali dentro. Em raros casos, pode ser que valha a pena pagar o aviso prévio, apesar dos altos custos. Mas coloque tudo numa balança antes de sua decisão.

Qual o melhor dia para pedir demissão?

Depois de tudo isso considerado, o melhor dia para pedir demissão geralmente é o início/fim de mês. Como são os momentos em que a empresa esta pagando funcionários e fechando ponto, é também o momento em que ela pode melhor se organizar para sua saída. Mas veja bem: isso são boas datas para pedidos de demissão para que você mantenha uma boa imagem com a empresa e tenha uma melhor organização. Podem haver fatores que não consideramos aqui, mas caberá a você pesar cada um deles e encontrar a data melhor para sua demissão. O mais importante é pensar no seu bolso primeiro, juntamente com sua imagem perante o empregador.

Lembre-se que no mercado de trabalho, seu nome e suas relações são simplesmente aquilo que irá garantir os melhores empregos.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

20 comentários para: “Qual o melhor dia para pedir demissão?”

  • Debora

    Pedi demissão mas minha gerente disse que e pra mim assinar a carta de demissão com a data errada pois eu pedi demissão no dia 25 e ela disse que é pra mim assinar com a data do dia 20 e perder 5 dias trabalhados ou assinar com dia 1°e ficar com sei seis dia de falta isso e legal?

    • Equipe Ponto RH

      Débora,

      A data tem que ser correta, pois a mudança desta data pode lhe trazer prejuízos em seu acerto.
      Aconselho que você assine na data correta e procure o sindicato para lhe esclarecer melhor.
      Dificilmente a empresa lhe pediria para assinar com outra data se isto fosse vantajoso para você, concorda?

  • Carolina

    Olá, gostaria de pedir demissão no meu serviço, sou estagiaria. E recebo adiantamento dia 20 e o salário no 4º dia útil.
    Qual a melhor data para pedir demissão, antes do recebimento do salario ou depois? (Qual opção ficaria com mais dinheiro no bolso? )

  • Marcelo C.moraes

    Trabalho como Porteiro a 3 anos e 10 meses, vindo a completar 4 anos, daqui há 2 meses, em 09/09/2014.Estou mais ou menos com quase 4 mil no FGTS, e estou a fim de sair da empresa, só que estou indeciso de peço demissão sem aviso previo, ou tento fazer um acordo com meu patrão para ele me colocar a disposição.estou tentando ver o que é mais vantajoso pra mim, porque também não quero perder meu FGTS considerável que tenho.Meu patrão, já fez acordo com colegas meus, então penso que pode fazer comigo também, caso converse com ele.recebo meu pagamento agora dia 07/07/2014.recebo primeiro meu salario e depois faço tudo isso? e também, se eu pedir demissão amanhã, dia 30/06/2014, eles podem não me pagar o salario do dia 07/07/2014? aguardo uma resposta e um auxilio, pois estou em duvida no que fazer!

  • Ana Claudia

    Adorei as dicas

  • Railane

    Agora em dezembro faz 1 ano que trabalho mas a minha carteira só foi assinada em janeiro e é o mês das Minhas férias mas quero pede demissão, se eu der o aviso agora em dezembro quais meus direitos..

  • Gabriel

    Boa tarde!
    Pedi demissão no dia 10/12/2014 sendo que a empresa ainda não pagou a 1ª parcela do 13º salario, ficando de pagar em parcela única até o dia 20/12/2014. Minha dúvida é se eles podem lançar esses valores na minha rescisão ou se devem pagar normalmente até a data pré estabelecida, sem gerar assim prejuízos para mim?

  • Rose Leandro

    Pedi demissão faltando dois dias para entrar em férias coletivas e também faltavam dois dias para eu completar um ano de empresa, recebi uma proposta e expliquei ao atual empregador que deveria estar livre na exata data do retorno das coletivas. O que eu devo receber e quantos dias a empresa tem pra me fazer o acerto?

  • Daiane

    Pedi demisão um dia depois que sai de ferias, porausa de um novo emprego, o que vai ser descontado?

    • Equipe Ponto RH

      Daiane,
      O cálculo não é simples. Você terá que consultar o sindicato ou um advogado trabalhista.

  • Carolina

    Olá Boa tarde, tenho a mesma duvida do Gabriel ate a data é a mesma, pedi demissão dia 10/12/14 e ate hj não recebi nem a primeira parcela do decimo terceiro, me dara prejuizo na rescisão?

    • Equipe Ponto RH

      Não. Na sua rescisão você deve cobrar tudo que não foi pago.
      Na homologação tenha certeza de que tudo foi acertado e corrigido (e com multas quando for o caso).

  • Carla

    Olá, eu estou trabalhando à um mês, quero pedir demissão mas só recebo meu salário dia 5, se eu sair agora eu recebo?
    Obs: eu estou trabalhando desde 1 de Dezembro

    • Equipe Ponto RH

      1 mês apenas?
      Você terá direito a receber os dias trabalhados, com certeza.
      Sua carteira foi assinada e já está com você?

  • Liane Dias Rosa Carneiro

    Trabalho a 15 anos, quero sair, se pedir demissão recebo diferenças de horas extras, tempo de trabalho? Ou simplesmente os a multa e dias trabalhados?

    • Equipe Ponto RH

      Não entendi sua pergunta sobre as horas extras.

  • Luiz

    Minha 2ª ferias vai vencer dia 03/03/2015, posso pedir demissão agora?

    • Equipe Ponto RH

      Nada impede.
      Você receberá as férias proporcionais.

  • Caroline Gomes

    Oie. Fui hoje aonde trabalho e pedi as contas, porque surgiu uma proposta melhorde emprego para mim, e minhas ferias esta lançadas para final do mes, ela falou que não podia dar baixa na minha carteira antes de cancela as ferias a consultora, mas preciso urgente, que posso estar fazendo.

    • Equipe Ponto RH

      A empresa não pode reter sua carteira de trabalho.
      Solicite sua carteira o quanto antes.
      Entre em contato com o sindicato de sua categoria em em sua cidade para conseguir informações mais precisas.