Se alguém me perguntar hoje qual o melhor dia do mês para pedir as contas, eu diria qualquer dia. Isso porque minha visão sobre a insatisfação com emprego é muito bem definida: quanto mais tempo você ficar em um emprego que você não quer mais, maiores são as chances de você piorar seu desempenho, queimar seu filme e acabar perdendo ótimas oportunidades no tempo extra que você fica ali naquele emprego indesejado. Ponto final e não teria mais história, não fosse por eu pensar demais e acabar levando em consideração outras situações diferentes da minha.

Todavia, uma dúvida muito comum entre os trabalhadores é sobre alguns dos benefícios obtidos e/ou perdidos quando se pede as contas. Eles também tem que pensar em um certo nível de segurança financeira, garantias e direitos a que tem quando pedem suas contas. Afinal, mesmo sabendo que não são todos os casos assim, sabemos que há muitas pessoas no mundo mal intencionadas.

Começando pelo Aviso Prévio

Se você não quer pagar a multa do aviso prévio, tem que dar o pedido de demissão com 30 dias de antecedência. Durante este período, você e seu empregador devem entrar em um acordo sobre trabalhar uma semana a menos do mês ou durante os 30 dias cumprir uma hora a menos de trabalho por dia. Se seu patrão for muito boa gente, ele pode te dispensar do cumprimento do aviso prévio, mas isso é muito raro de acontecer e cabe somente ao patrão decidir por isso, MESMO SE O EMPREGADO TEM UMA NOVA OFERTA DE EMPREGO.

Esta última frase é extremamente importante, pois não há lei que garanta que você tem que ser liberado de um emprego por ter arranjado outro. A decisão é geralmente feita pelo seu patrão, salvo raras exceções em convenções coletivas de algumas classes de trabalhadores que obrigam os empregadores a dispensarem o empregado do cumprimento de aviso prévio quando há uma nova oferta de emprego comprovada. Vale ligar para seu sindicato para saber mais informações sobre isso.

Quais direitos eu não tenho acesso ao pedir minhas contas?

A não ser que seu patrão opte por te demitir, algo que ainda é muito comum, você perde o direito no ato de pedir a demissão ao seguro desemprego. Junto a isso, o empregado tem o dever de fazer uma carta formal do pedido de demissão em duas vias, com a assinatura das duas partes no pedido de demissão.

Além disso, o empregado não terá direito ao saque do FGTS nem à multa de 40% que é paga pelo empregador quando a demissão ocorre por JUSTA CAUSA.

Quais são os meus direitos ao pedir minhas contas?

O empregado tem direito, no ato de pedir a demissão.

Saldo de Salário. Digamos que você pede sua demissão no dia 12 de um mês XX e vai cumprir até dia 12 do mês seguinte. Você tem direito ao pagamento dos dias trabalhados no mês atual e no mês seguinte.

13º Salário Proporcional. Para o pagamento integral deste, é necessário o trabalho durante um ano inteiro. Agora, se você pede demissão tendo trabalhado por menos tempo, digamos 3 meses em um ano, você tem direito apenas a 3 meses proporcionais do 13º.

Férias Proporcionais + 1/3.  Mesmo quem ainda tenha férias a vencer tem direito a algum recebimento, mas cada caso deve ser analisado por um contador

Férias Simples + 1/3. Ocorre quando você completou o período de 1 ano de trabalho para poder tirar as férias mas não tirou sua folga.

Férias Dobradas + 1/3. Quando o empregado não gozou de férias durante o emprego durante mais de um ano, você recebe em dobro os benefícios. Foi meu caso quando eu pedi demissão de meu último emprego, mas eu nem sabia disso até receber o pagamento.

Liberdade através do pedido de demissão

Pedir demissão é um ato de lutar pela liberdade. Por isso, não há um dia melhor, mas sim, quando você não aguenta mais. (Foto: www.inc.com)

Como faço todos estes cálculos?

Há três formas de fazer estes cálculos corretamente. A primeira é você mesmo fazendo estes cálculos, o que pode resultar em vários erros se você não for um profissional da área. A segunda forma é entrando em contato com seu sindicato e solicitando o cálculo dos seus direitos. A terceira é entrando em contato com o contador da empresa ou um contador particular para o cálculo total de seus direitos. Em qualquer que seja sua opção, recomendamos que você use mais de um cálculo para comparações e detecção de possíveis erros.

Qual o melhor dia para pedir demissão?

Considerando todos estes elementos, antes de decidir o melhor dia para o pedido de demissão, deve ser pensada também a situação da empresa. Digamos que as contas da empresa fecham no dia 28 e você pede demissão no dia 28. Seu pedido pode acabar entrando só no próximo mês nos cálculos. Se você optar por não cumprir o aviso prévio, pode pagar a multa com esta sendo descontada do total da sua rescisão. Mas mesmo neste caso, datas são importantes.

Se você não tem ainda um ano de empresa e faltam mais de 3 meses para completar um ano, o melhor dia para pedir demissão está entre os dias 25 e 28 do mês., dependendo do dia em que a empresa faz o fechamento das contas mensais. Assim, é possível que sejam feitos os cálculos de sua rescisão para já entrar no mês seguinte, mas contabilizando o mês anterior inteiro de trabalho.

Se você não tem ainda um ano de empresa e falta menos de 3 meses para completar um ano de empresa, a não ser que você tenha uma excelente oferta de emprego te esperando, nossa dica é que você espere estes 3 meses para pedir a demissão. Assim, entrará na contabilidade o valor total de férias e não apenas o proporcional. Aí entra novamente a dica de pedir a demissão perto do fim do mês.

Se você já tem um ano de empresa, o melhor dia é mesmo mais perto do fim do mês, antes do fechamento das contas da empresa. Assim, você terá mais um mês proporcional a receber como pagamento.

Se você tem mais de um ano de empresa e não tem direitos por tempo de emprego, como bônus por um período X de anos trabalhados, é melhor pedir demissão em janeiro/julho. Estes dois meses são melhores para procurar emprego. No caso de janeiro, você terá direito ao 13º do ano anterior integral, recebi em dezembro. No caso e julho, terá 6 meses de 13º proporcional. A partir de agosto é melhor esperar até o fim do ano.

Se você tem mais de um ano de empresa, tem direitos por tempo de empresa e não passou de 3/4 to tempo necessário para ter acesso ao benefício, o mesmo caso de quem não tem direitos se aplica.

Se você tem mais de um ano de empresa, tem direitos por tempo de empresa e passou de 3/4 to tempo necessário para ter acesso ao benefício, a não ser que você tenha recebido uma excelente oportunidade de emprego, vale a pena esperar completar os anos de emprego para acesso aos benefícios. Talvez a melhoria no salário te dará uma satisfação melhor com o emprego.

Considerações Finais

Eu reforço que não existe uma data melhor para pedir demissão. O que é importante é manter uma linha aberta de comunicação com seu chefe para que ele também não fique na mão. Sua carreira depende de sua comunicação e capacidade de fazer sua reputação profissional. Está insatisfeito e não vê melhorias depois de vários esforços? Peça a demissão sem medo de ser feliz.

Deixamos alguma dúvida em aberto? Deixe suas questões nos comentários abaixo que faremos o possível para ajudá-los!

42 comentários para “Qual o melhor dia do mês para pedir conta?”

  1. Giuliana

    Boa noite,

    Eu recebo no dia 5, então se minha rescisão acaba no dia 7, eu recebo meu salário normal dia 5 e mais o valor proporcional da minha rescisão?

    Obrigada

    • Equipe Ponto RH

      Em geral o salário recebido no dia 5 diz respeito dos dias trabalhados no mês anterior.
      Neste caso os dias trabalhados até o dia 7 devem ser recebidos proporcionalmente.

  2. Amanda

    Boa Noite…
    Se eu pedir as conta hoje dia 08/03… Eu tenho direito de pegar vale no dia 20/03?
    Ou pego tudo só depois que termina o aviso?

    • Equipe Ponto RH

      Vale? Vale transporte?
      Se for, você só tem direito ao transporte relativo aos dias efetivamente trabalhados, incluindo os de aviso.

  3. Rosilene

    Se eu pedir demissão hoje dia 10/08 no dia 15/08 tenho direito ao adiantamento? obs o ponto fecha dia 21 de cada mes.

    • Equipe Ponto Rh

      Você vai “pagar” sua demissão ou vai cumprir o aviso prévio?

  4. Kelton

    Eu tenho mesmo que avisar meu chefe 30 dias
    Antes que vou pedir demissão. Não posso simplesmente pedir demissão em cima da hora

    • Equipe Ponto Rh

      Não. Verifique também no seu sindicato se há alguma regra ou recomendação para o pedido de demissão.

  5. Claudia

    Vou pedir minhas contas dia 20 de dezembro, oq tenho direito??

    • Equipe Ponto Rh

      Claudia, nosso artigo//www.pontorh.com.br/qual-a-diferenca-entre-pedir-demissao-e-ser-demitido-pela-empresa/ pode esclarecer melhor à sua dúvida.

      • Angelica

        Queria saber o meu falta 11 dias para completar um ano na empresa qual é momento eu espero completar um ano? Aí pesso conta? Qual direitos tenho?

      • Equipe Ponto Rh

        Angelica, a partir da data que está na carteira de trabalho.

  6. Claudia

    Vou pedir minhas contas dia 20 de dezembro, volto da licença maternidade dia 01 de dezembro já peguei férias e o décimo…meu salário é 761, 00, oq tenho a receber??

    • Equipe Ponto Rh

      Converse com seu sindicato, Claudia, para saber o valor exato a receber.

  7. Luis Alberto

    Bom dia.

    Queria saber se é verdade que não é é permitido pedir demissão ou ser demitido em dezembro ou janeiro?

    • Equipe Ponto Rh

      Não há nenhuma regra específica sobre isso, Luis.

  8. Socorro Torres

    Completo 01 ano de carteira e 02/02/2016.Quero pedir demissão em 01/02/2016, ou seja, 01 dia antes de completar 01 ano.
    Gera alguma perda para mim? (Férias simples+1/3 virá integral na rescisão)

    Se eu pedir demissão no dia 01 ou 02/02/16 :
    Estou com um emprego certo para eu começar no dia 15/02/16, e vou trabalhar só até o dia 12/02/16 e vou precisar da carteira dado baixa para entregar na nova Empresa. Como procedo para receber esta CTPS?

    • Equipe Ponto Rh

      A diferença será muito pouca, Torres. Faça o que fica melhor para sua organização.

  9. Bruna

    Prezados, fui admitida em 11/01/2016 e quero pedir demissão. Mas gostaria de saber se eu pedir demissão antes do dia 05/02/2016 que é quando recebo meu salário, eles tem direito de cancelar meu pagamento ou quererem pagar tudo na rescisão? E se tenho direito a alguma coisa na rescisão?

    • Equipe Ponto Rh

      Geralmente tem de fazer o pagamento normal, Bruna, e depois pagar o restante na rescisão mesmo.

  10. Fabricio

    Não entendi uma coisa…lá em cima o kelton perguntou se não poderia chegar e pedir demissão…responderam que não!! Mas o aviso indenizado por parte de quem pedir demissão, não é justamente para isso? ou seja hoje chego na empresa peço contas e simplesmente pago a multa? obrigado

  11. Regiane

    Completo 2 anos na empresa no dia 24/04/2016, e provavelmente farei acordo com a empresa. Gostaria de saber se no dia 28/04/16, quando acabaria os 30 dias da minha rescisão, já contaria minhas ferias como vencidas, ou não teria direito a recebe-las?

    • Equipe Ponto Rh

      Contam as férias proporcionais, Regiane. Nosso artigo//www.pontorh.com.br/qual-a-diferenca-entre-pedir-demissao-e-ser-demitido-pela-empresa/ pode te ajudar.

  12. Carla

    Vou fazer 1 ano na empresa no dia 29/04 qual melhor data para eu pedir conta sem perder muito?

    • Equipe Ponto Rh

      Antes de vencer suas férias, Carla.

  13. Ana Karol

    Olá gente gostaria de saber uma coisa tenho um ano de carteira assinada estou querendo sair fiz um ano em janeiro e ela só que me dar minha férias em dezembro. E quero sair em junho ou julho qual benefício eu posso receber? ou fico s receber as férias? qual melhor casos a pedir as contas

  14. Suzamar Santos

    Comecei a trabalhar em 04 05 2015 pedi a conta 23 03 2016 estou pagando os trinta meu mês fecha nos dias 25 de todo mês o que tenho direito?

    • Equipe Ponto Rh

      Calcule seus direitos com o auxílio do nosso artigo//www.pontorh.com.br/como-calcular-rescisao-ferias-fgts-acerto/

  15. Divonice

    Vou pedir as contas no dia 18/4 a folha fecha no dia 20/ e junto recebo o adiantamento. Salário. Tenho direito a receber esse adiantamento e no 5 dia útil meu salario referente ao mês 4 normal?

    • Equipe Ponto Rh

      Só o proporcional aos dias trabalhados.

      • Adriano

        Eu fui demitido no final do expediente depois de fecha o ponto isso é correto.?

      • Equipe Ponto Rh

        Sim, não há problema nisso Adriano.

  16. Larissa

    Achei outro trabalho e quero pedir a conta logo, só que eu trabalhei até o dia 18 desse mês e essa semana não fui mais trabalhar, mas eu queria receber esses dias e gostaria de saber se eu posso faltar até a data de fechamento da empresa para pedir a conta por que assim ganharia pelos menos esses dias que eu trabalhei, gostaria de saber se isso é possível? Conversar com o patrão está fora de questão…

    • Equipe Ponto Rh

      Larissa, no caso você pode ter até que pagar multa por conta desse abandono de emprego. Converse com o sindicato para saber como proceder.

  17. Viviane

    Pedi demissão no dia 15 as 7:30 e meu contrato vencia dia 14 a empresa pode desconta esse dia?

    • Equipe Ponto Rh

      Se você trabalhou, não.

  18. William Samuel Branco

    Olá não estou satisfeito com meu emprego quero pedir a conta
    Mas já sai de ferias no mes de fevereiro eu tenho direito de receber o proporcional as ferias mesmo tendo pego ferias no valor da minha rescisão
    Quando sair da empresa

    • Equipe Ponto Rh

      Recebe proporcional sim

  19. Angel

    Boa noite, eu não aguento mais ficar na empresa, e quero pedir demissão segunda, mas só recebo salario dia 31, será que eles vão me descontar a multa desse salario? Da rescisão?

    • Equipe Ponto Rh

      Angel, converse com o departamento pessoal da sua empresa.

  20. Mariana

    Boa Tarde, Pedi demissão no dia 01-06, tenho 6 meses de empresa, gostaria de saber se é permitido por lei, descontar o aviso prévio do salário que ainda vou receber referente o mês de maio? Ou se vou receber o salário normal e na rescisão ter o desconto do aviso?
    Obrigada

    • Equipe Ponto Rh

      Mariana, é descontado do último salário que você vai receber.