Muitas vezes somos solicitados a avaliar o nosso próprio desempenho no trabalho. Em revisões trimestrais de trabalho, em currículos, pedidos de emprego, uma auto-avaliação é inevitável. Se você pode escrever uma, você pode usar as informações para seu próprio benefício, como revisões de trabalho, novas entrevistas de emprego, ou outras situações relacionadas com o trabalho ou até com sua própria vida pessoal. Não é difícil escrever uma auto-avaliação por si só, mas escrever uma efetiva que faz você se destacar de seus colegas de trabalho e que realmente te dê informações importantes sobre sua pessoa pode ser um pouco mais desafiadora.

Discutindo e compreendendo sua função na empresa

Comece por discutir sua descrição do trabalho e o que você acredita que são as expectativas do empregador para alguém com a sua posição. Mantenha um tom de conversa, mas profissional . Seja o mais breve e factual possível. Tente explicar como foi seu trabalho, o que mudou hoje e como você almeja para o futuro, assim como as necessidades presentes para que este futuro seja alcançado.

Mostre seu trabalho além das expectativas

Depois de descrever a sua compreensão de seus deveres e expectativas do empregador, mostre o que você tem feito para ir além das expectativas para alguém no seu cargo. Liste dois ou três áreas específicas nas quais você acredita que se destacou em seu desempenho no trabalho ou tarefas específicas na qual trabalhou para além do que era esperado de você.

Método STAR

Se você não tiver certeza sobre como descrever o seu desempenho no trabalho, considere o uso do método STAR. No método STAR, você descreve a situação (S) ou tarefa (T) , a ação (A) que você levou para terminá-las e os resultados (R) dessas ações.

Auto avaliar para melhorar

Lembre que além da auto avaliação, é importante conversar com outras pessoas para receber críticas que podem ser bem construtivas para seu futuro profissional. (Foto: images.businessweek.com)

Escreva sobre como você pretende melhorar o seu desempenho no trabalho

Não dê à empresa qualquer razão para duvidar de seu desempenho, mas diga a eles que você está trabalhando bastante e como você pretende melhorar. Empregadores procuram iniciativas e melhorias ao longo do tempo. Mostrar onde você pretende melhorar e, em seguida, entregue em poucos meses os resultados. Se o fizer, vai mostrar o seu empregador que você é sério sobre como melhorar o seu desempenho.

Considerações finais

Não tenha medo de incluir coisas em sua auto- avaliação que são problemáticas. Por exemplo, se alguma coisa ou alguém está atrapalhando seu desempenho no trabalho, fale disso e peça uma reunião com o seu empregador. Uma auto avaliação não é hora para se gabar ou falar sobre como você é grande. Uma abordagem melhor seria falar sobre a empresa e como ela se beneficiou de tê-lo como um empregado .

Quando você escreve uma auto-avaliação de um trabalho , é importante reconhecer que você não é perfeito e tem áreas em que você pode melhorar o seu desempenho. Tente manter a sua avaliação breve.

A auto avaliação é um momento de muita reflexão. É o momento onde você poderá analisar aspectos profissionais e pessoais de sua vida e analisar com calma quando e como você poderá mudar alguns aspectos que considere negativos. Você pode se tornar um melhor profissional e almejar melhores cargos. Vai depender exclusivamente de sua vontade e capacidade de se dedicar para produção bem analítica de suas capacidades.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)