Qual a validade do atestado admissional? Como o exame admissional é feito?
Um extenso exame médico para um trabalho parece um pouco assustador. O que exatamente eles estão procurando? Você pode falhar em um exame médico? E se eles descobrirem sobre essa lesão antiga, isso o tornará menos contratável?
Se você foi solicitado a fazer um exame médico, primeiro, parabéns – esse geralmente é um dos últimos passos no processo de recrutamento, portanto você deve estar se saindo muito bem. Em segundo lugar, não se estresse, pois vamos te ajudar sobre o atestado admissional.
Qual a validade do exame admissional?
A primeira coisa a se saber é que o exame admissional de uma empresa tem validade, que varia de acordo com o grau de risco da empresa. Tal grau de risco é definido pela NR-4.
Leia também
Empresas com grau de risco 1 e 2 tem um prazo de validade do admissional de 135 dias.
Empresas com grau de risco 3 e 4 tem validade de 90 dias.
Negociações coletivas podem reduzir esses prazos.
Exames demissionais podem ser solicitados pela Delegacia Regional do Trabalho independente da validade dos exames.
Por que é necessário um exame médico admissional?
Os bons empregadores levam a sério o dever de cuidar da força de trabalho, e isso inclui a compreensão dos riscos que os funcionários em potencial e existentes podem ter. Uma avaliação médica pré-contratação ajuda a gerenciar esses riscos no local de trabalho com o objetivo de evitar doenças ou ferimentos ao candidato ou colega de trabalho.
Alguns empregos também têm requisitos e padrões legais que precisam ser cumpridos, como os padrões nacionais para condução de veículos comerciais e pesados, médicos, mineiros, etc, para citar apenas alguns.
A avaliação médica pré-contratação faz parte do processo de contratação ou implantação e é usada para avaliar sua adequação à posição e ao ambiente de trabalho físico para o qual você está sendo considerado. Isso garante que você não corre um risco maior de ferir a si mesmo ou a outros funcionários nesta posição.
Portanto, a essência é que os empregadores querem ter certeza de que você não tem nenhum problema médico que o deixe mais em risco de se machucar ou a outras pessoas no trabalho.
O que esperar do exame médico admissional?
Cada avaliação de saúde ocupacional envolverá vários aspectos diferentes, dependendo do trabalho para o qual você está se candidatando (ou no qual já está empregado) e a organização em questão. No mínimo, você deverá preencher um questionário de avaliação de saúde e ser submetido a um exame médico por um profissional de saúde qualificado.
Você pode ser submetido a um processo abrangente de exame médico – da pressão arterial à visão, coração, abdômen, membros e coluna vertebral. Você também pode ter sua urina verificada quanto a açúcar e sangue, e pode ser obrigado a tirar a roupa de baixo, portanto, use roupas íntimas apropriadas.
Para trabalhos fisicamente exigentes em ambientes remotos e quentes, pode ser necessário realizar uma avaliação da aptidão para o trabalho (também conhecida como avaliação da capacidade funcional ou avaliação músculo-esquelética), portanto, roupas folgadas apropriadas e fechadas em sapatos (de preferência corredores) devem ser usado.
A avaliação pode (dependendo do trabalho) envolver radiografia de tórax, exames de sangue, exame de urina, teste de álcool no ar expirado, audiometria (audição), espirometria (teste pulmonar), avaliação de manuseio manual, teste de condicionamento físico, ressonância magnética e / ou ECG. Se não tiver certeza, pergunte ao empregador com antecedência.
O que acontece se eles descobrirem um problema de saúde?
A avaliação médica pré-contratação não é parar tratar problemas de saúde que lhe dizem respeito. O médico fornecerá uma referência ao seu médico de família, caso isso seja necessário. Porém, alguns problemas de saúde podem te impedir para certos cargos profissionais. Porém, muitas empresas fazem a realocação de seus funcionários ao invés de simplesmente não contratá-los.
Teste para drogas e álcool
Se o trabalho tiver rastreio de drogas e álcool como um requisito, você poderá ser testado. Esse é o tipo de coisa que você saberá antes de fazer o teste. Se o seu trabalho não tiver esse requisito, você não será testado para drogas e álcool.
Um requisito estatutário em muitas indústrias, o rastreamento eficaz de drogas e álcool melhora a segurança no local de trabalho, pois o uso de álcool e drogas recreativas pode representar um risco no local de trabalho. Triagem de drogas e álcool é fornecida de maneira sensível e profissional.
Os serviços de triagem de álcool e drogas abrangem pré-emprego, aleatório ou por justa causa, e se estende a dependentes imediatos ou laboratoriais dos requisitos do empregador. Pode ser necessário que você faça o rastreamento de drogas na urina para drogas ilícitas, incluindo cannabis, opiáceos (heroína), metanfetaminas, anfetaminas, benzodiazepinas (antidepressivos e comprimidos para dormir), cocaína e álcool. Observe que a maconha pode permanecer no seu sistema por dias após o uso ocasional e semanas após o uso regular.
Posso falhar no exame médico?
Não é incomum que os candidatos se preocupem com o fato de não “passarem” pelo exame médico antes do emprego por causa de uma lesão anterior ou por um problema médico.
Os empregadores não podem e não excluem pessoas por causa disso. Muitos trabalhadores têm entorses e distensões e trabalham em um papel físico. O que o médico está procurando é verificar se houve uma reabilitação adequada da lesão e explorar se há riscos contínuos que precisam ser gerenciados no local de trabalho.
Alguns trabalhos têm padrões médicos que devem ser respeitados e são muito prescritivos em relação a determinadas condições médicas – pergunte ao gerente de contratação com antecedência se você não tiver certeza sobre alguma coisa.
Somente aspectos de saúde relacionados aos requisitos específicos do trabalho podem ser considerados
Um empregador não pode se recusar a empregar uma pessoa com base em um exame médico que revele uma deficiência que não esteja relacionada ao desempenho adequado do trabalho.
Dependendo dos resultados do teste, o empregador pode precisar fazer ajustes razoáveis no local de trabalho para apoiar a pessoa a fazer o trabalho.
Por exemplo, Bruno se candidatou a um emprego em uma empresa de ônibus. Ele é o melhor candidato para o cargo, mas um exame médico interno descobriu que ele teve uma lesão nas costas e dirigir por longos períodos pode piorar sua lesão. O empregador solicitou mais exames médicos específicos. O relatório médico afirmava que Bruno poderia executar alguns requisitos genuínos do trabalho sem risco para as costas se alguns ajustes fossem feitos no banco. A Bruno foi então oferecido o emprego.
Mais detalhes sobre o exame médico admissional
É importante que você seja honesto com suas respostas ao questionário de histórico médico. É perigoso se colocar em uma posição que possa prejudicar você e que seu novo empregador talvez não esteja ciente.
Você pode ser solicitado a despir sua roupa de baixo para permitir um exame médico completo e fornecer uma amostra de urina; portanto, você deve usar roupas de baixo apropriadas.
Se você usa óculos, lentes de contato ou aparelhos auditivos, deve trazê-los com você.
Se você foi solicitado a realizar uma avaliação da aptidão para o trabalho, use roupas folgadas e confortáveis e calçados apropriados (de preferência os tênis de corrida).
O tempo necessário varia de uma hora a duas horas para uma avaliação mais extensa.
Para que os resultados do seu audiograma (teste auditivo) não sejam afetados, evite a exposição a ruídos altos nas 16 horas anteriores à assistência médica – isso inclui música alta.
A espirometria (teste de função pulmonar) pode ser necessária e você pode ser solicitado a usar um soprador Ventolin como parte da avaliação. Não fume antes do médico ou enquanto estiver esperando.
Se você estiver tomando medicação, declare-a no seu questionário de avaliação de saúde, pois ela será detectada de qualquer maneira.
Após a obtenção dos resultados, o empregador deve aconselhá-lo sobre o resultado do teste e garantir que suas informações sejam tratadas com estrita confidencialidade.
Boa sorte com o trabalho! E se você ainda tem alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Avaliação de desempenho 180 graus, como funciona?
Psicóloga pode dar atestado?
Atestado médico desconta na rescisão?
Tudo sobre atestado médico no trabalho!