O que estudar pro concurso da polícia federal?

Em Concursos Públicos por André M. Coelho

Se você decidiu seguir um emprego na aplicação da lei, precisa estar preparado para provar que é um candidato qualificado. Isso significa fazer vários testes para mostrar que suas habilidades físicas, prontidão psicológica e conhecimento fazem de você um candidato a policial elegível.

O exame de entrada na Polícia Federal é composto por várias seções: exame escrito, entrevista oral, teste de aptidão física, verificação médica e psicológica e uma revisão de antecedentes.

O teste escrito da polícia federal é um passo crucial no processo de contratação que deixa alguns candidatos bastante nervosos, enquanto outros subestimam sua importância. Se você souber o que esperar e como se preparar adequadamente para o exame escrito, evitará os dois. Então, vamos dar uma olhada no que o exame escrito da polícia consiste e aprender algumas dicas de como obter um resultado melhor.

Leia também

O que é o exame para o concurso da Polícia Federal?

A parte escrita do processo de teste policial visa determinar se o candidato possui as habilidades fundamentais necessárias para realizar o trabalho de um policial. A Academia de Polícia fornecerá treinamento em busca e apreensão, causa provável e suspeita razoável.

No entanto, não há tempo suficiente na academia para ensinar habilidades básicas como matemática, ortografia, gramática e compreensão de leitura. Espera-se que os candidatos tragam essas habilidades básicas com eles. Um policial que tem ortografia tão ruim que não pode escrever um relatório policial legível achará difícil fazer o trabalho.

Os testes escritos pela polícia não são diferentes dos exames de admissão da faculdade. Em geral, os exames escritos pela polícia cobrem a compreensão, ortografia, matemática, gramática e habilidades analíticas. O teste escrito também pode incluir um teste de redação de relatório.

Geralmente, uma pontuação de aprovação é de 70% ou melhor. Um resultado mais alto o colocará melhor nos estágios a seguir dos critérios de seleção. Portanto, é aconselhável investir algum tempo e dinheiro em sua preparação adequada.

Muitos departamentos têm um guia de estudo que pode ser benéfico como ponto de partida. Abaixo, você encontrará mais idéias sobre como se preparar, incluindo como passar no exame policial.

O que cai na prova da Polícia Federal?

O exame escrito da polícia pode varia um pouco de edital para edital, mas geralmente engloba as mesmas áreas de conhecimento: habilidades matemáticas, habilidades de compreensão de leitura, habilidades de linguagem, habilidades de escrita e observações e habilidades de memória.

Mais especificamente, há diferentes áreas de estudo para agentes e escrivães da Polícia Federal.

1. O que cai na prova de agente da Polícia Federal?

Informática

Contabilidade Geral

Língua Portuguesa

Direito Penal

Direito Processual Penal

Direito Administrativo

Raciocínio Lógico

Estatística

Direito Constitucional

Legislação Especial

2. O que na prova de escrivão da Polícia Federal?

Informática

Arquivologia

Contabilidade Geral

Língua Portuguesa

Direito Penal

Direito Processual Penal

Direito Administrativo

Direito Constitucional

Legislação Especial

Raciocínio Lógico

Estatística

Prova para a Polícia Federal

Estude bem para a prova da Polícia Federal e aumente suas chances de passar. (Imagem: divulgação)

Que tipos de questões estão na prova da Polícia Federal?

1. Testando suas habilidades matemáticas:

Esta seção requer conhecimento aritmético básico. Você lê um problema de palavras e, em seguida, precisa usar adição, subtração, multiplicação e divisão ou determina uma porcentagem para obter a resposta certa. Em seguida, você precisa selecionar a resposta correta de múltipla escolha entre quatro possibilidades. Você recebe papel de rascunho para fazer cálculos se precisar, no entanto, não são permitidas calculadoras ou aparelhos semelhantes.

2. Testando suas habilidades de compreensão de leitura:

Esta parte consiste em frases ou parágrafos que testam sua capacidade de ler e interpretar um texto. Na maioria das vezes, as passagens estão relacionadas ao dever da polícia. Para responder a eles, no entanto, você não precisa ter conhecimento específico da lei ou da aplicação da lei. Isso é algo que você aprenderá na academia. O que você precisa é uma idéia básica de possíveis regras e rotinas do trabalho policial. Você pode esperar três tipos de perguntas nesta parte do exame:

Perguntas verdadeiras/falsas – você deve determinar se a declaração dada é verdadeira ou falsa com base apenas nas informações fornecidas no texto acima;

Perguntas de múltipla escolha-você deve escolher qual é a resposta correta com base apenas nas informações fornecidas no texto acima;

Que a resposta conclui melhor o tipo de frase – você deve determinar qual alternativa é a melhor para concluir uma frase com base apenas nas informações fornecidas no texto acima.

3. Testando suas habilidades linguísticas:

Esta seção testa sua capacidade de identificar erros de gramática, pontuação ou ortografia. Você será confrontado com dois tipos de perguntas:

Que a resposta conclui melhor o tipo de frase – você tem uma frase incompleta e precisa escolher a palavra que melhor a completa

Encontre o tipo de erro de perguntas – essas são perguntas de múltipla escolha. A frase contém uma palavra incorreta e você precisa identificar qual é. Você escolhe a resposta certa entre quatro opções.

4. Testando suas habilidades de escrita:

Esta seção verifica sua capacidade de escrever com frases gramaticalmente corretas e palavras soletradas corretamente. Consiste em duas partes:

Perguntas abertas -você precisa responder a algumas perguntas depois de ler um relatório policial da amostra. As respostas devem estar em frases completas após todas as regras de gramática, pontuação e ortografia;

Escrevendo uma dissertação – você recebe um certo tópico e precisa produzir um ensaio sobre o tópico dentro do prazo determinado. Esta seção verifica sua capacidade de escrever um texto coerente, bem como sua gramática e ortografia.

5. Testando sua observação e memória

Esse tipo de perguntas verifica sua capacidade de prestar atenção aos detalhes, dar ou identificar instruções e memorizar rostos, objetos, direções, etc. Inclui estudar fotografias, mapas ou desenho por um determinado período de tempo e depois responder Diferentes tipos de perguntas relacionadas a eles da memória. Como não respondemos a esses tipos de perguntas com muita frequência, é bom praticar com antecedência.

Como se preparar para o exame escrito da Polícia Federal?

Se você realmente deseja se tornar um policial e servir, vale a pena investir parte do seu tempo na preparação adequada para o exame. Existem várias dicas e recursos que você pode usar:

1. Escolha um curso de preparação para concurso da Polícia Federal

O próximo passo é escolher o curso de preparação para o concurso da Polícia Federal. A melhor abordagem aqui é combinar os dois testes de prática com as aulas de vídeo. Existem muitos testes gratuitos que você pode praticar online. É melhor, no entanto, encontrar um provedor de testes de preparação confiável, onde, contra uma taxa de associação acessível, você terá acesso a vários testes, guias e explicações.

Outra opção é comprar livros de estudo online. Você pode combinar isso com as aulas de vídeo de excelentes policiais que compartilham sua experiência e dão conselhos valiosos sobre o que esperar, como se preparar e até o que vestir no dia do exame, para que suas chances de se tornar um policial fiquem mais altas.

2. Desenvolva uma rotina de estudos para o concurso da polícia federal

É muito importante desenvolver uma rotina de estudo e segui-la. Você pode alocar 1 hora por dia para fazer testes ou assistir a vídeos de treinamento. Você pode optar por estudar com um amigo ou discutir suas perguntas com alguém que já fez o teste e está familiarizado com o processo.

Pratique resolver problemas de matemática usando apenas caneta e papel. Passe algum tempo todos os dias escrevendo à mão para melhorar sua gramática e ortografia. Lembre-se de que calculadoras e dicionários não são permitidos no exame.

3. Prepare-se para o dia do teste da Polícia Federal

Para obter melhores resultados no teste escrito da polícia, você precisa estar em sua melhor forma no dia do exame. Você provavelmente se sentirá nervoso, então tente relaxar com algumas atividades agradáveis ​​no dia anterior ao teste. Faça algo que você gosta, dê um passeio ou assista a um filme.

Não estude demais no dia anterior ao exame. Ter uma noite inteira de sono e um bom café da manhã da manhã, mas não exagere. Coloque algumas roupas agradáveis ​​e confortáveis ​​e um sorriso no seu rosto para aumentar sua confiança.

4. Preste atenção durante o exame

Durante o exame escrito real, tente permanecer o mais calmo possível e siga as instruções que você recebe. Leia cuidadosamente as instruções antes das perguntas, observe quanto tempo você tem. Preste atenção às palavras específicas no texto, como exceto ou a menos que.

Leia todas as respostas possíveis antes de escolher uma. Não tente trapacear, pois você será desqualificado automaticamente.

Lembre-se de que você pode ser desqualificado por olhar em volta ou olhar nos documentos do seu vizinho, mesmo sem querer.

O uso de um programa de preparação para exames policiais on-line dará uma vantagem significativa sobre outros candidatos. Simulados, materiais de estudos, e mais podem te ajudar.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário