Você quer saber como memorizar um livro inteiro, literalmente? Excelente. Continue lendo porque neste artigo você aprenderá a memorizar grandes quantidades de textos. Isso não demanda qualquer técnica de memória secreta, e sem métodos complexos para aprender. Como? Vamos usar um método testado que foi desenvolvido há muito tempo.

Como decorar um texto?

Um método usado pelos antigos para se comprometer com suas memórias: livros inteiros, escrituras, ensinamentos religiosos, lendas … muitas vezes excedendo o tamanho da Bíblia.

Hoje em dia, porém, na era da impressão e da informação digital, essa velha arte de memorizar textos enormes quase desapareceu. Hoje, se alguém citar longas passagens da Bíblia, isso pareceria extraordinário.

A boa notícia é: qualquer pessoa pode desenvolver uma excelente memória de alto desempenho. NÃO através de muito trabalho … mas sim através da paciência, progresso lento e constante.

A melhor maneira de memorizar textos longos é fazendo “um tijolo por vez”.

Técnicas de memorização de texto são necessárias?

Você não usará nenhum truque de memorização (também conhecido como mnemo-técnicas) com este método. Se você seguir este sistema, tratará sua memória como um músculo. Você aumentará seu poder gradualmente, reforçando sua capacidade de recuperar informações. Seu objetivo é treinar sua mente para poder comprometer qualquer tipo de informação na memória e recuperá-la com facilidade.

Basicamente, você desenvolverá sua memória como um todo e excederá sua habilidade atual para lembrar de qualquer informação … muito além do seu nível atual.

Este sistema de memória antigo é baseado em dois elementos principais: prática contínua e revisões periódicas.

Antes de explicar as etapas exatas de como memorizar um livro inteiro, palavra por palavra, vejamos os benefícios que você obtém ao comprometer grandes textos na memória:

Por que memorizar textos longos?

Adicione uma quantidade enorme de novas palavras ao seu vocabulário ativo.

Cite instantaneamente qualquer parte do texto que você memorizou (sem falhas ou hesitações)

O material se torna parte integrante da sua mente ativa e, portanto, pode mudar seus hábitos, seu pensamento, pode elevar e motivar você. (Isso é muito poderoso se você decidir gravar texto inspirador em sua memória)

Melhore a capacidade de se expressar (falando e escrevendo)

Este método de memória aumentará sua capacidade de memorizar e recuperar informações em geral

Revisar seu material parecerá uma meditação vitalizadora. Você apreciará o processo cada vez mais, dia após dia.

Então, a próxima pergunta que surge:

Memorização de textos rápidos

Aprenda a memorizar textos rapidamente para economizar tempo nos estudos. (Foto: Observatory of Educational Innovation)

O que você deve memorizar?

Se você não precisa memorizar nada para a escola, os estudos ou o trabalho, escolha algo que você gostaria de guardar em sua memória pelo resto da vida.

Você tem um poema favorito? Ou você deseja memorizar um livro? Deseja comprometer partes da Bíblia em sua memória? Ou qualquer peça de literatura que faça você sorrir, inspirar, carregar energia positiva ou dar arrepios alegres?

O que quer que você escolha, escolha algo importante e significativo para você.

Como memorizar: a melhor técnica

Lembre-se, este método é baseado em dar passos de bebê. Portanto, mesmo se você se sentir confiante em fazer mais do que o sugerido, continue com paciência. Paciência pagará muito tempo no final e manterá você motivado.

Siga este plano simples:

Dia 1: escolha o texto que você deseja memorizar. Comece aprendendo apenas a primeira frase ou verso do livro escolhido. Leia em voz alta – devagar – e guarde na memória, peça por peça até que você possa se lembrar de toda a parte sem verificar seu texto. Fale alto da memória. Você está pronto se puder se lembrar com facilidade e confiança.

Dia 2: revise a frase ou frase de ontem. Repita em voz alta a partir da memória. Se você se esforçar para lembrar, ou se não tiver certeza absoluta de uma única palavra (o que é totalmente normal), consulte o material de origem. Depois de acertar e repetir corretamente, adicione outra frase ou versículo à sua memória.

Dia 3: agora, novamente, como você fez ontem, revise tudo o que você se comprometeu até agora e adicione sua terceira frase ou verso à sua memória.

Continue da mesma maneira até que você tenha comprometido todo o texto, poema, roteiro etc. em sua memória. No entanto, depois de algumas semanas (geralmente de 2 a 4 semanas), você reconhecerá sua capacidade geral de arquivar novas informações.

Agora você pode adicionar duas frases ou versículos por dia à sua memória. Então, algumas semanas depois (talvez o 2º mês), 3 frases ou versículos por dia … e assim por diante. Isso tem, é claro, suas limitações. Sugiro que você aumente a quantidade de memorizações (muito lentamente), desde que se sinta confortável com isso. Assim que achar que alcançou sua capacidade diária, pare de aumentar os blocos de informações.

Se, posteriormente, você passar muito tempo revisando (por causa da quantidade crescente de texto memorizado), poderá dividi-lo em duas partes. Revise uma parte hoje e a outra amanhã.

Apenas certifique-se de revisar algo todos os dias, a fim de manter seu músculo da lembrança em forma.

Siga estas etapas simples e surpreenda-se (e seus amigos) com o poder do seu cérebro e a quantidade de informações que você pode gravar em sua memória com esse método simples.

Comece a memorizar um livro hoje

Agora que você aprendeu a memorizar um livro literalmente, escolha um livro que adora. Algo de grande valor pessoal para você. Palavras que você gostaria de carregar na sua cabeça para sempre. Abra-o e comece com sua primeira frase.

Nos comentários abaixo, informe-nos o que você decidiu memorizar. E compartilhe outras técnicas que tem usado para sua memorização.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)