Você é o que você lê, e se seu objetivo é construir uma empresa de sucesso, livros sobre empreendedorismo podem te ajudar a cultivar o espírito empreendedor e aprender estratégias e dicas que os melhores no mundo dos negócios seguem para obter o sucesso. São livros para empresários e livros sobre o empreendedorismo que tem que fazer logo parte de sua biblioteca.

Sem mais delongas, vamos à lista completa.

Livros sobre empreendedorismo: O gerente eficaz

Existem executivos no mercado que são obrigados pelos seus chefes a lerem esses livros. O autor Peter Drucker ajudou a popularizar ideias básicas sobre gestão. Por exemplo, gerentes e funcionários devem trabalhar em direção a um conjunto comum de metas. O gerente eficaz explora os hábitos de gestão do tempo e de tomada de decisões que melhor equipam um executivo para ser produtivo e valioso numa organização.

Livros para empresários: O dilema da inovação

Este é um dos livros de negócios mais influentes de todos os tempos e está na lista dos maiores executivos do mercado atualmente.

Pergunte-se o seguinte: por que as grandes empresas parecem e agem como dinossauros? Christensen, o autor do livro, foi capaz de diagnosticar o por quê e propor soluções. Os empresários devem ler esses livros para buscar meios de bater grandes empresas em seus próprios mercados O dilema da inovação popularizou a frase (muitas vezes mal utilizada) de tecnologia disruptiva, mas há muito mais no livro do que uma única ideia. O livro proporciona grandes insights sobre as mudanças ao longo do tempo dos mercados e muitas outras questões.

Por que ler livros de empreendedorismo

Lendo livros sobre empreendedorismo te proporcionam um diferencial de mercado porque permitem conhecer e absorver técnicas e práticas eficientes no mercado atual. (Foto: Google Plus)

Livros para empreendedores iniciantes: Quem pensa enriquece

O principal aprendizado para se tirar desse livro é a importância da definição de metas. Quem não define um objetivo específico não irá conseguir atingí-lo, simples assim. O auto Napoleon Hill pesquisou como as pessoas se tornam milionárias e a partir de sua pesquisa, descreve em detalhes as características que fizeram dessas pessoas ricas, bem como as formas de pensamento, estratégias, e muito mais.

Livros para empreendedores: A nascente

Eu não conheço nenhum livro que resume a paixão e o espírito empreendedor melhor do que A Nascente, de Ayn Rand. Em seu livro, o personagem da história enfrenta obstáculos, preconceitos, e até a humilhação pública para conquistar seus objetivos, aprendendo com todos os percalços, absorvendo esse conhecimento e usando de forma prática no mundo dos negócios.

Livros de empreendedorismo mais vendidos: Reinvente a sua empresa

Você aprenderá com esse livro uma maneira melhor, mais rápida e mais fácil de ter sucesso nos negócios. Leia-o e você saberá porque os planos são realmente prejudiciais, porque você não precisa de investidores externos, e porque você é melhor ignorar a competição. A verdade é que você precisa de menos do que pensa para empreender. Você não precisa ser um viciado em trabalho. Você não precisa de pessoal. Você não precisa perder tempo com papéis ou reuniões. Você nem precisa de um escritório. Essas são apenas desculpas que te impedem de crescer. Eles tem um capítulo que diz para demitir os workaholics. Se você está trabalhando demais, você não está fazendo algo certo. Isso não quer dizer que você não deva trabalhar duro, mas você precisa de intervalos para momentos de clareza mental. Se você está cansado, não trabalhe mais. Se você está frustrado, pare de trabalhar. Se você está com raiva, não escreva mais emails, não faça mais trabalho, pois seu trabalho sempre será afetado por isso. Se o seu projeto estiver levando muito mais tempo do que você esperava, provavelmente é hora de cancelar esse projeto ou ver se há algo que você tem é um produto ou serviço mais viável.

Livros sobre empreendedorismo: Trabalhe 4 horas por semana

Se o seu sonho está em fugir da competitividade executiva, viver viajando ao redor do mundo e ganhando uma renda mensal alta, ou apenas viver mais e trabalhar menos, Trabalhe 4 horas por semana é o livro certo para você. A ideia de construir um negócio que pode funcionar sem você estar nele trabalhando é excelente. Você precisa trabalhar com seu negócio, não para seu negócio. Se você construir um negócio em torno de tudo que está sendo feito sem você estar presente, você tem mais tempo para fazer outras ideias e outros empreendimentos darem certo e você terá mais tempo para desfrutar da vida.

Livros sobre empreendedorismo: A startup enxuta

Inspirado nas lições da indústria enxuta, o livro baseia-se em lições já aplicadas e experimentação científica, bem como um número de práticas contra intuitivas que encurtam ciclos de desenvolvimento de produtos e serviços e medem o progresso real sem recorrer a métricas desnecessárias, aprendendo o que os clientes realmente querem. O livro permite que uma empresa mude de direção com agilidade, alterando planos a qualquer minuto. Principalmente para os profissionais que querem criar negócios online, esse é um dos livros mais indicados.

Livros sobre empreendedorismo: Freakonomics, Superfreakonomics e Pense como um Freak

A parceria entre o economista Steven Levitt  e o jornalista Stephen J. Dubner já renderam livros e um podcast que está entre os mais ouvidos entre os executivos. Em suas obras, os autores exploram como já existem muitos dados no mundo para várias questões, mas como estamos fazendo as perguntas erradas para analisar esses dados. O exemplo mais famoso é a associação na redução da criminalidade nos EUA no início da década de 90 e a legalização do aborto na década de 70. O primeiro ainda rendeu um documentário muito bem humorado. As histórias devem ser usadas por empreendedores para aprenderem a pensar fora da caixa e saber que muitas vezes, as informações já existem, basta só encontrar as perguntas certas.

Livros para empreendedores: Como fazer amigos e influenciar pessoas?

Este livro é garantido de mudar sua vida para sempre. Não só vai ensinar-lhe tudo o que fazer e não fazer na vida social, mas também vai ensinar-lhe como ser um melhor empreendedor. Todos sabemos que a era digital tornou mais difícil ser influente fora da Internet, o que é tão importante quanto a influência na web, mas o autor Dale Carnegie descreve todos os passos que você precisa tomar para fazer amizade com todos que você conhece. Ele ensina sobre a etiqueta de como superar a concorrência ou como conquistar as pessoas que são de mente fechada ou simplesmente não estão interessadas em seus assuntos. O livro já se tornou um clássico no mundo dos negócios.

Livros sobre empreendedorismo: A hora da verdade

Jan Carlzon era o executivo chefe da empresa aérea SAS, que reportava ano após ano perdas financeiras significativas. Analisando os motivos dessas perdas, Jan percebeu que seus funcionários na linha de frente não tinha autoridade, nem informações suficientes para tomar decisões por conta própria. Esses funcionários que lidam diretamente com o público são a imagem da companhia, e Jan percebeu que precisava fornecer a autonomia a eles. O livro conta como o autor percebeu essa oportunidade e levou a empresa aérea não apenas a se tornar lucrativa, mas também se tornar um exemplo para outras empresas ao valorizar os funcionários na linha de frente, responsáveis pela “hora da verdade”, que é a interação com os clientes. Excelente aprendizado para qualquer empresário.

Quais livros estão na sua lista de empreendedorismo? Quais você já leu de nossa lista?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)