Esta é uma lista que todos que participam da gestão de projetos deveriam usar, desde o iniciante até o mais avançado conhecedor do assunto. É uma saudável mistura de teoria, prática, referência, experiência, modelos e perspectivas, que irão acompanhar e orientar os profissionais no caminho da gestão de projetos. Vamos então às escolhas?

Livro de gerenciamento de projetos do Ricardo Vargas: Fundamentos da Gestão de Projetos

Este livro é recomendado para iniciantes no campo da gestão de projetos, gestores de projeto casuais, ou aqueles que tem de gerenciar um projeto apenas uma vez. É um livro com conhecimentos, habilidades, ferramentes e técnicas que devem ser usadas na gestão de um projeto para torná-lo eficiente. É também um livro que funciona como porta de entrada para conhecimentos mais avançados na gestão de projetos.

Vargas também escreveu outros títulos sobre o gerenciamento de projetos, todos excelentes. Mas vamos tentar colocar poucos de seus títulos na nossa lista, para dar oportunidades a outros autores e livros. Porém, qualquer livro do Ricardo Vargas que você comprar, saiba que estará bem servido de conhecimentos.

Livro de gestão de projetos: MBA Compacto – Gestão De Projetos – Eric Verzuh

O autor Eric Verzuh é o presidente da Versatile, uma empresa de treinamento e consultoria em Gestão de Projetos. Verzuh procura atingir com seu livro tanto os profissionais novos quanto os experientes, de forma abrangente. O livro dispõe de formulários e planilhas, dicas no uso de softwares de gestão de projetos, e tópicos mais recentes, tais como projetos de Tecnologia da Informação.

Conhecimento para gestores de projetos

Quem vai gerir projetos precisa do máximo de conhecimento possível, e é fácil obter esse conhecimento através de bons livros. (Foto: www.getapp.com)

Terry Schmidt: Strategic Project Management Made Simple – Practical Tools for Leaders and Teams

Sim, esse livro por enquanto não tem tradução para o português, mas é um dos melhores na área de gestão de projetos. Terry Schmidt, o autor, é consultor, educador, e coach em gestão de projetos. O livro orienta o leitor a fazer perguntas importantes antes de iniciar um projeto. É também um livro que oferece uma metodologia para ajudar a alcançar um objetivo, não importa o quão complexo ele seja.

Gerência de Projetos: por Kim Heldman

Kim tem um outro título muito bom, chamado JumStart Project Management. Porém, vamos falar do título principal e sua autoria, que já tem tradução.

Para quem está buscando a certificação internacional do Project Management Institute (PMI), esse é o livro. Apresenta dicas, orientações, conceitos, e até exercícios para o gestor se preparar para a prova do PMI. É o melhor autor para quem tem esse propósito em mente.

 

Gestão de Projeto do Produto

Escrito po Darli Rodrigues Vieira e Abdelaziz Bouras. Nesse livro, o foco está nos conceitos, técnicas, e desafios para gestão de projetos de produtos, que vão desde ações de controle e a antecipação de problemas, até o uso de conhecimento compartilhado para construir os processos. É altamente eficiente em sua proposta.

Gestão de Projetos: o que os Melhores Gestores Sabem, Fazem e Falam

Stephen Barker e Rob Cole tem cerca de 35 anos de experiência em gestão de projetos. Eles compartilharam neste livro informações baseadas na experiência do que faz um projeto bem sucedido, como entregar o que foi prometido, e como permanecer no orçamento e dentro do cronograma. Os autores também compartilham a sua visão sobre os métodos, treinamento e associações para um projeto bem sucedido.

Melhores livros de gerenciamento de projetos: Cadeia de Suprimentos – Projeto e Gestão. Conceitos, Estratégias e Estudos de Caso

David Simchi-Levi além de discutir os processos, coloca a ênfase em primeiro lugar na importância da cadeia de suprimentos para toda a organização, além do envolvimento dos interessados no projeto. O resto do livro mostra etapas para gerenciar o projeto e a cadeira de suprimentos,, com fluxogramas úteis, diagramas e outras ferramentas.

Gerenciamento de Projetos Orientado Por Valor

Escrito por Harold Kerzner e Frank P. Saladis, eles buscam oferecer uma forma de gerenciamento de projeto que atendam a exigências de tempo, custo, e desempenho, mas agregando valor no produto, serviço, ou projeto. Assim, o cliente sai mais satisfeito e impressionado com o trabalho realizado.

 

Manual Prático do Plano de Projeto: Utilizando o PMBOK Guide

Mais um do Ricardo Vargas. O PMI, o instituto que reúne padrões que recolhe o conhecimento e as melhores práticas para o campo da Gestão de Projetos, cria um guia chamado PMBOK. Ricardo Vargas, de forma fácil e prática, ensina o leitor como utilizar o PMBOK de forma fácil, para que o gestor não se perca.

Gerenciamento de Projetos – Uma Abordagem Sistêmica Para Planejamento, Programação e Controle

Harold Kerzner é um executivo sênior da uma empresa de soluções de aprendizagem. Seu livro tornou-se uma referência para estudantes em Gestão de Projetos, bem como profissionais estudando para um exame de certificação. É um texto abrangente, com princípios e práticas que sobre os diferentes processos em Gestão de Projetos, alinhados com os padrões do PMI.

Estes dez melhores livros são apenas algumas das boas opções disponíveis para gestores de projetos. Você conhece mais alguns deles? Quais livros? Quais autores você mais gosta para a Gestão de Projetos?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)