Como apresentar um projeto no trabalho?

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

Gerentes de projetos novos ou inexperientes podem usar nosso exemplo de uma proposta de projeto para ajudar a criar e desenvolver suas próprias propostas. O esquema de proposta de projeto a seguir está em um formato genérico para que ele possa ser aplicado a vários tipos de circunstâncias e projetos.

À medida que você se senta para escrever seu próprio documento, tenha em mente que, embora alguns detalhes mudem necessariamente para acomodar seu tipo de projeto específico, alcance e indústria, a estrutura geral é mais ou menos a mesma para qualquer tipo de proposta de projeto.

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Incluído em cada seção também são algumas dicas e exemplos para ajudá-lo a produzir uma proposta clara, precisa e focada.

Como apresentar um projeto escrito? As informações do projeto

Esta seção destina-se a fornecer uma imagem geral do projeto que pode ser vista de relance, bem como transmitir detalhes importantes do projeto. Para apresentar esse projeto, você precisa do seguinte:

Nome da Organização: empresa X

Título do projeto: projeto Y

Resumo do projeto: escreva um resumo em 2 a 4 frases do projeto

Calendário do projeto: data de início e fim estimados para o projeto

Preparado por: envolvidos na preparação do projeto.

Documentação anexada: lista dos documentos anexados.

Contatos do projeto: liste os indivíduos que estão envolvidos com o projeto e podem ser contatados. Certifique-se de incluir seu nome, título, função no projeto, bem como números de telefone e endereços de e-mail

Como escrever um projeto de trabalho

Escrever um projeto com qualidade fará toda a diferença na aprovação do mesmo no ambiente de trabalho. (Foto: PDUs2GO)

Como apresentar um projeto para o chefe: resumo do projeto

O objetivo desta seção é apresentar os motivos para fazer este projeto, bem como indicar todos os objetivos do projeto. Nesta seção em particular, é muito importante escrever de forma concisa e clara. Alguns profissionais em projetos sugerem escrever o resumo do projeto por último. Antes de começar a escrever, você deve ser capaz de responder às seguintes perguntas:

Antecedentes do projeto

Explique quais as necessidades ou problemas que você está tentando resolver e por que essas necessidades/problemas valem a pena resolver. Você também deve fornecer uma breve configuração e história por trás do projeto. Esta seção não deve ter mais do que uma página. Inclua referências à documentação de suporte, como artigos de pesquisa e publicações da área. Esta informação pode ser colocada no índice no final.

Objetivos e metodologia do projeto

Indique explicitamente quais os objetivos que o projeto pretende alcançar.

Logo depois, deve ser detalhada a metodologia para o projeto, com detalhes do plano de como os objetivos do projeto serão alcançados. Em geral, ele começa com uma descrição da abordagem geral. Em seguida, fornece detalhes sobre metodologia, os alvos a serem abordados e como os problemas antecipados serão gerenciados.

Resumo da abordagem do projeto

Escreva alguns parágrafos curtos ou tópicos em sua abordagem geral para o projeto. Inclua como a equipe do projeto será organizada, quais ferramentas de desenvolvimento e colaboração serão usadas e como o plano será atualizado ao longo do caminho.

Desagregação do trabalho e estimativas de tempo das tarefas

Nesta seção você deve criar um cronograma de projeto detalhado. Faça uma lista das tarefas que serão realizadas para este projeto, certifique-se de que a lista é detalhada o suficiente e as tarefas quebradas o suficiente para expor os riscos e fazer estimativas razoáveis ​​nas horas necessárias. Você pode querer incluir um gráfico de objetivos nesta seção.

O que o projeto pode entregar?

Faça uma lista do que o projeto pode entregar. Estes são os produtos, informações, relatórios, etc., que serão entregues ao cliente no final e durante todo o período do projeto. Certifique-se de incluir uma descrição da entrega e uma data de entrega estimada.

Gerenciamento de risco do projeto

Esta seção detalha os principais riscos do projeto e delineia os planos para aliviá-los ou controlá-los. Certifique-se de abordar a probabilidade de cada risco, bem como o seu impacto no projeto e na organização de todo o projeto.

Plano de Gerenciamento de Risco e Registro de Riscos

Este é o plano de ação detalhado para minimizar e conter quaisquer fatores de risco que possam surgir à medida que o projeto progride. Certifique-se de incluir na lista itens e todos os esforços necessários para resolver e lidar com cada um dos riscos.

Custos do Projeto

Nesta seção, você precisará estimar o custo total do projeto.

Orçamento para o projeto

Um orçamento detalhado de itens deve ser dividido em categorias como salários, benefícios, viagens, suprimentos e equipamentos. Certifique-se de incluir também quaisquer custos indiretos que serão associados ao projeto.

Narrativa do orçamento

A narrativa do orçamento é basicamente uma lista de comentários necessários para esclarecer e justificar os valores do seu orçamento para o projeto.

Demonstrações Financeiras Adicionais

Algumas propostas de projetos podem exigir demonstrações financeiras adicionais, como demonstração de ganhos e perdas, uma declaração fiscal recente, um relatório anual ou uma lista de fontes de financiamento.

Conclusão

Apresentar um projeto escrito baseia-se em escrever um projeto bem estruturado e conciso. Na seção de conclusão do seu projeto, você deve tentar atar todas as informações acima em um breve resumo que explica o valor potencial do projeto e enfatiza sua viabilidade. Essas informações também serão usadas na sua apresentação oral.

Apêndice e índice

É aqui que você deve colocar gráficos,, relatórios, e outros adicionais que foram citados na proposta, mas não foram apropriados para colocar no corpo principal do documento. O índice para consulta também deve entrar aqui.

Não se esqueça de fazer uma boa formatação do seu projeto com fontes, parágrafos, entre outros, para ter um projeto bem amarrado e fácil de ser consultado. Depois da apresentação do projeto escrito, pode ser solicitada a apresentação oral. Para isso, é necessário outro tipo de preparação. Mas com um bom projeto escrito, é meio caminho andado para a aprovação.

Já fez um projeto escrito no trabalho? Como apresentou o projeto?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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