Como trabalhar de freelancer?

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

Conseguir um emprego diretamente do cliente. Isso permitirá que você seja o seu próprio patrão, faça um pouco do seu trabalho a partir de sua própria casa, e muitas vezes, ajustar suas próprias horas, tendo mais tempo para conciliar a vida pessoal com o trabalho. Assim que você começar a desenvolver as habilidades que você precisa para freelance no campo que você escolher, terá um amplo leque de oportunidades no mercado e poderá então crescer profissionalmente e ganhar bastante dinheiro. Mas como fazer isso? E quem pode Fazê-lo? Estes são alguns campos freelancer comuns:

Leia também

Trabalhos freelance

Já pensou trabalhar no conforto de casa, sentado no seu sofá e relaxando? (Foto: www.technocrews.com)

Dito as áreas, hora de procurar.

Vá a busca de sites com ofertas de empregos freelance

Se você tiver habilidades em outras línguas, por que se limitar só a sites em português? Então, vá à busca, pois o mundo inteiro é seu mercado de trabalho e os salários recebidos em outras moedas podem ser bem mais altos do que os recebidos no Brasil.

Obtenha o equipamento que você precisa para o seu negócio freelance

Se você pretende escrever, você provavelmente pode começar com um PC razoavelmente confiável, com um processador de texto e impressora, que é um investimento modesto. Para a fotografia, você vai querer investir em equipamentos de qualidade, para que o seu produto seja usado e, portanto, vendável.

Obtenha uma educação que atenda às suas necessidades em sua escolha de campos

Se você pretende escrever, você vai precisar de um bom, sólido conhecimento de gramática, ortografia e escrita, de modo que alguns cursos universitários podem ser sua melhor aposta. Para o trabalho especializado como TI (tecnologia da internet), o mesmo se aplica, mas muitos web designers de sucesso são auto-didatas.

Divulgue que você está interessado no trabalho freelance

Comece por meio de licitação para os trabalhos em vários sites independentes. E lembre-se, não negligencie a eficácia do marketing pessoal. Imprima alguns cartões de visita e entregue-los a outros profissionais em sua vida. Você pode ter que obter uma licença de negócio para alguns freelancer, especialmente em áreas como inspeções, consultoria e fotografia, mas é difícil de definir os requisitos exatos aqui, pois eles variam muito.

Organizando o trabalho

O lado pesado do trabalho freelance é que você precisa de muito mais organização e disciplina do que em um emprego “normal”. (Foto: freelanceweekly.com)

Programe o seu tempo

Isso é muitas vezes a coisa mais difícil para qualquer emprego ou negócio em casa, já que você não tem um chefe para responder (a menos que seja seu cônjuge). Decida sobre quantas horas você pretende se dedicar ao seu trabalho, e, em seguida, siga adiante. Se você conseguir um contrato para um trabalho freelance, defina um calendário e cumpra-o.

Dê a cada projeto o seu melhor!

O seu trabalho, e não a reputação de uma empresa, é a sua referência mais forte para o trabalho futuro. Nunca envie projetos de escrita precários, ou material incompleto, ele só irá causar um potencial cliente a procurar outro lugar em seu próximo projeto. Tente fornecer uma demonstração do projeto antes para um feedback sobre a qualidade. Nesse mercado, oferecer diferenciais é ótimo para conseguir maior destaque e por consequência, melhores oportunidades.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário