Família e a empresa: como conciliar trabalho e vida pessoal?

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

Para balancear trabalho e família, você deve equalizar ambas e não neglicenciar uma em detrimento de outra. Criar esse balanço não vem sempre naturalmente e precisa de organização e disciplina. Os benefícios de uma família feliz e uma carreira bem sucedida valem os esforços. Se você está buscando formas de equilibrar a família e a empresa, considere então algumas das idéias deste artigo.

Em primeiro lugar, estabeleça prioridades. Mesmo que você sinta que seu trabalho e família são importantes, você deve decidir o que vem primeiro quando ambas precisam de cuidados, criando um conflito. Você não deve neglicenciar uma para cuidar da outra. Então, determine qual é mais essencial naquele momento. Por exemplo, se seu filho estiver doente mas você precisa ir trabalhar, você deve escolher ficar com seu filho, pois a doença é mais importante que um dia de trabalho. Em contraste, preparar uma reunião já agendada deve ter prioridade sobre um dia no parque. Apenas você pode decidir o que é necessário para cuidar de seu trabalho e família. Não se sacrifique se descobrir que uma obrigação de trabalho entra em conflito com o comprometimento com a família. Decida o que vem em primeiro lugar determinando o significado de cada e então, aprenda da experiência.

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Crie uma lista de objetivos familiares e estabeleça um limite. Isso criará um paralelo ao trabalho para priorização de objetivos. Você tem de cumprir suas responsabilidades no trabalho, mas nem sempre fará o mesmo em casa. Muitas vezes, deixamos de lado muitos planos pela rapidez com que lidamos com nossas famílias. Exemplos incluem viagens ou reformas em casa. Escrevendo tais objetivos e fazendo um agendamento, você se compromete a fazê-los. Só não se esqueça de fazer isso em grupo, não sozinho.

Saber balancear a carreira e o ambiente familiar

Quando estiver em casa, busque criar um ambiente específico para trabalhar, onde as pessoas sabem que não poderão te incomodar. Só não fique tempo demais lá, esquecendo que você tem uma família que também precisa de você. Tornando seu trabalho mais eficiente, mais tempo livre você terá. (Foto: online.wsj.com)

Ao analisar seu calendário de trabalho, beneficie sua família assim como o trabalho, enquanto suas obrigações mudam. Se você pode ter mais tempo com sua família porque o trabalho permite, então tire vantagem disso. Haverá momentos quando o trabalho te consumirá e você se sentirá como se negligenciasse sua família. Só tenha certeza de que esses momentos de desequilíbrio são compensados de acordo e que você consiga novamente o equilíbrio entre sua carreira e a família.

Desenvolva suas habilidades de gerenciamento do seu tempo para que seja possível dar o tempo necessário para a família. Se organizando bem, não haverá motivos para não dar tempo para sua família. Habilidades de administração do tempo também significam aprender como terminar seu dia no trabalho e começar o dia em casa. Ou seja, significa aprender a dizer não quando alguém te pedir para ajudar em um projeto que você não consegue colocar em sua programação.

Mantenha as linhas de comunicação abertas com sua esposa ou marido e não tenha medo de comunicar suas preocupações sobre a falta de equilíbrio entre a casa e o trabalho. Não tenha medo de ouvir quando for acusado do mesmo. Ao ouvir e comunicar o que está acontecendo, vocês podem chegar a soluções melhores e mais eficientes. Esteja sempre de braços e ouvidos abertos para sugestões.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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