O que fazer para passar o tempo no trabalho e ser produtivo?
Se você é como a maioria das pessoas no mundo corporativo, você está preso a um cronograma rígido onde mesmo se você terminar com os deveres do dia, você tem que sentar em sua mesa para passar o tempo à medida em que espera o relógio dar a hora de ir embora. Mas ao invés de desperdiçar seu tempo em visitas a sites de internet ou pensando no que fazer, veja como é possível aproveitar seu tempo de forma mais produtiva no trabalho, passando o tempo com mais qualidade.
Como ser mais produtivo e passar o tempo no trabalho: imersão
Claro, há muitas informações na web, mas você está as usando para sua vantagem? Você sabe sobre e acompanha todas as mídias que são relevantes para o seu campo? O que as pessoas estão falando sobre em blogs da indústria e nas redes sociais? Quando você encontrar-se com alguns minutos extras em seu dia de trabalho, mergulhe no fluxo de eventos atuais e acompanhe as notícias relevantes para você.
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E se você já acompanha os seus acontecimentos na indústria, por que não tomar medidas para ser reconhecido como um especialista também? Diga às pessoas sobre o que você está interessado em fazer ou falar sobre, seja através de escrever seus próprios artigos, respondendo perguntas online, ou interagindo nas redes sociais. Compartilhando suas opiniões é uma ótima maneira de se conectar com outras pessoas em seu campo e estabelecer sua própria voz em tópicos que são importantes para você.
Como administrar o tempo e ser mais produtivo: expandindo seu conhecimento no tempo livre
Se você perdeu uma aula ou simplesmente quer aprender por conta própria, considere fazer alguns cursos para expandir sua base de conhecimento e conjunto de habilidades. Há toneladas de cursos online gratuitos disponíveis, seja para você escolher um curso em seu campo atual ou experimentando um interesse completamente separado. Por exemplo, você pode aprender a codificar ou aprender lições de gerenciamento com as melhores faculdades do mundo.
E não tenha medo de se ramificar para assuntos que não estão diretamente relacionados ao seu trabalho, contanto que eles ajudem a desenvolver habilidades que você poderia usar para o benefício de sua empresa (afinal, você está sendo pago por esse tempo de estudos) . Por exemplo, se sua empresa tem locais em outros países, considere a possibilidade de aprender um novo idioma que, como benefício adicional, vai te ajudar a manter seu cérebro em forma..
Produtividade passando o tempo no trabalho: adiantando trabalhos
O aspecto repetitivo do trabalho é quase inevitável, não importa em que ramo você esteja empregado. Assim, uma maneira eficaz de gastar o seu tempo extra é identificar tarefas particularmente redundantes ou demoradas que você ou seus colegas fazem regularmente e procurar maneiras de ajudá-los a dinamizar esses processos.
Por exemplo, se você digitar a mesma coisa frequentemente, você pode salvar os fragmentos de texto usados com freqüência para ajudá-lo através de formulários repetitivos com extensões ou programas. Se você usa vários aplicativos interativos,como Facebook e Twitter, por exemplo, apps permitem que você os conecte. Por exemplo, um tweet poderia acionar um status idêntico no Facebook. Basta pesquisar e as opções são bem variadas para facilitar a padronização e otimização de processos no trabalho.
Usando o tempo no trabalho para passar o tempo refletindo
Nós gastamos tanto tempo no trabalho fazendo coisas que raramente tomamos um momento para dar um passo atrás e avaliar como fazemos esse trabalho. Mas tomar um pouco de tempo para refletir pode aumentar seu autoconhecimento, ajudá-lo a maximizar seu potencial e lançar alguma luz sobre áreas onde você pode melhorar.
Para fazer isso de forma mais eficaz, mantenha um diário de trabalho regular. Não há um caminho certo para o diário, mas comece por tomar alguns minutos todos os dias para escrever o que você realizou (é importante se concentrar nos aspectos positivos), bem como quaisquer desafios ou contratempos que você encontrou. Com o tempo, você será capaz de identificar padrões em sua produtividade e criatividade, reconhecer hábitos não construtivos e capitalizar seus pontos fortes.
Há mais em sua carreira do que suas atribuições e lista de tarefas. Então quando tiver tempo extra, aproveite para promover seu desenvolvimento profissional. Ao cultivar novos conhecimentos e autoconhecimento, você se tornará mais envolvido com o seu campo, entenderá como trabalhar melhor e talvez até descubra algo excitante sobre si mesmo.
Como você trabalha? Quais suas estratégias para se tornar mais produtivo?
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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