Como planejar a carreira profissional?

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

Se você acabou de sair da faculdade ou já está no campo por algum tempo, vocês podem se beneficiar do planejamento de carreira. Pode parecer formal, mas as chances são que você já tomou o primeiro passo.

Decidindo que tipo de trabalho você quer fazer e como e onde você quer fazer é a essência do planejamento de carreira. Este guia passo-a-passo irá ajudá-lo com o resto.

O que é planejamento de carreira e sucesso profissional?

O planejamento de carreira é o processo de tomar decisões sobre o que você quer fazer com sua vida e como você o realiza. Não é apenas uma atividade única e isolada, deve ser um processo contínuo que você revisita, especialmente quando você, ou o mundo, mudaram.

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O planejamento de carreira pode parecer diferente para pessoas diferentes. No entanto, um ótimo lugar para começar é considerar suas habilidades e valores primeiro. Com essa fundação, você pode começar a explorar quais tipos de empregos e papéis se alinham com o que você deseja. O planejamento de carreira pode envolver testes de avaliação, treinamento profissional, programas educacionais e treinamento ocupacional.

Tem idade certa para começar no desenvolvimento de carreira profissional?

Não há idade “certa” ou hora de começar a planejar sua carreira. Idealmente, quando você chegar ao final do ensino médio, você terá alguma ideia do que quer fazer. Mas tudo bem se não for esse o caso. A faculdade, a escola profissional e as posições de nível de entrada podem fornecer uma experiência valiosa. Você pode preencher seu currículo e rede enquanto reduz suas escolhas de carreira.

Para aqueles que são alguns anos fora da escola, o planejamento de carreira é uma oportunidade para refletir sobre os destaques e desafios de sua carreira até hoje. Olhando o que você já fez e o que você gostaria de fazer mais é um ótimo lugar para começar.

Não importa a sua idade ou quanto tempo você trabalha, faz sentido investir tempo no planejamento de carreira. Afinal, seu plano não é consertado em pedra. Ao encontrar novas oportunidades, e aprende mais sobre o seu campo, você vai querer alterá-lo para refletir seu crescimento.

Planejamento de carreira

Planejar uma carreira significa entender os passos que serão necessários para alcançar seus objetivos. (Imagem: Athgo Corporation)

Como começar a planejar sua carreira: os 4 passos

Quando você se senta para montar um plano de carreira, há quatro áreas principais que você vai querer considerar. Estes são seus interesses, suas habilidades, seus valores e suas preferências.

1. Interesses

Os interesses são as coisas que você é apaixonada. Mesmo se você não fosse pago para fazê-los, você gostaria de passar tempo (e talvez dinheiro) aprendendo mais sobre eles. As pistas sobre nossos interesses podem muitas vezes ser encontradas em nossos hobbies ou em nossa escolha de maior faculdade. Examine sua estante, assinaturas de e-mail e até mesmo seus aplicativos. Você percebe um tema?

Pergunte a si mesmo:

O que eu faria no meu tempo livre?

O que eu acho interessante?

Sobre o quê eu leria um livro assistiria uma aula?

2. Habilidades

A próxima área a considerar são suas habilidades. Habilidades são o que você se destaca. Eles podem ser talentos naturais, ou podem ser áreas de competência que você desenvolveu ao longo do tempo. Estas são as características que você pode confiar quando você precisa fazer algo.

Pode demorar uma pequena criatividade para ver onde você pode transformar seus interesses e habilidades em opções de carreira. Por exemplo, se você é criativo e organizado, você pode gostar de design gráfico, marketing de mídia social ou desenvolvimento de aplicativos. Não há mal a olhar para algo que desencadeie seu interesse.

Pergunte a si mesmo:

No que eu sou bom?

O que faço melhor que ninguém?

O que eu faria de graça e que os outros são pagos para fazer?

3. Valores

Uma vez que você determinou o que você é bom e o que você gosta de fazer, seus valores ajudarão a moldar como você usa esses talentos no mundo. Valores são as maneiras pelas quais você deseja fazer a diferença. Por exemplo, digamos que você queira se tornar um advogado. Você quer ser um promotor, um defensor público, conselho geral ou especializado em propriedade intelectual? Você quer trabalhar em justiça criminal ou lei ambiental? O mesmo cargo pode encontrá-lo em empresas muito diferentes.

Pergunte a si mesmo:

Qual problema eu sou apaixonado por resolver?

O que me deixa muito triste, feliz ou com raiva?

Que causa se beneficiaria das minhas habilidades e experiências?

4. Preferências

Finalmente, imagine seu dia dos sonhos no trabalho. Você está dirigindo para o trabalho, andar de bicicleta, andando ou sair da cama? O seu ambiente de trabalho de sonho é um arranha-céu da cidade grande, ou um café ensolarado em Cancun? Seu trabalho mantém você ocupado ou você tem muito tempo para passar com amigos e familiares? Você está ganhando muito dinheiro, ou apenas o suficiente? Essas preferências ajudarão você a decidir qual caminho de carreira terá melhor você e o equilíbrio da vida profissional que deseja.

Pergunte a si mesmo:

Como é minha manhã ideal?

O que é uma coisa que é mais importante para mim do que o trabalho?

Onde eu quero viver?

7 passos para planejamento de carreira organizado

Determinar metas de longo prazo para sua carreira pode se sentir esmagadora. Depois de ter um plano de ação, pode acelerar seu crescimento e simplificar seus esforços. Vale a pena ter tempo para cometer suas ideias para papel (ou em algum lugar onde você pode vê-las).

Quando você estiver pronto para se sentar e escrever (ou revisar) seu plano de carreira, siga estes 7 passos:

1. Autoavaliação

A autoavaliação é a primeira etapa do processo de planejamento da carreira. As perguntas na seção acima são uma ótima maneira de começar. No entanto, você também pode tentar fazer uma avaliação de personalidade ou teste de aptidão, como a avaliação inteira da pessoa melhor. Você também pode encontrar uma avaliação dos valores centrais para valer a pena para explorar como integrar seus valores e sua carreira.

Conversar com um coach ou um conselheiro de carreira também é uma ótima maneira de obter informações sobre seus pontos fortes e onde você pode prosperar. Certifique-se de levar tempo suficiente para a auto-exploração neste primeiro passo, ou você pode se encontrar infeliz com suas decisões de carreira mais tarde.

2. Pesquise seu emprego dos sonhos

Seja ousado com sua configuração de meta nesta fase no processo. Em um mundo perfeito, o que você faria para viver? Faça alguma pesquisa e uma procura de emprego pelo título que você deseja ter. Os títulos podem ser vagos ou excessivamente específicos, então não fique muito preso ao título. Leia a descrição do trabalho, prestando muita atenção às habilidades e responsabilidades da posição. Para quem eles trabalham? Quanta educação eles têm? Que tipo de empresas estão contratando para esse papel?

Tenha em mente que existem muitos empregos e títulos que você nunca ouviu falar, então fale com muitas pessoas e permaneça aberta. Gaste tempo no LinkedIn e leia os perfis de pessoas que postam conteúdo interessante ou ler os perfis de alto-falantes em sites de conferências para inspiração. Você pode se surpreender ao se encontrar dizendo: “Espere, as pessoas são pagas para fazer isso?”

3. Determine os passos básicos

Não há um caminho certo para o seu emprego dos sonhos, mas pode haver certos passos que não são negociáveis. Por exemplo, se você quiser se tornar um médico, você não chegará lá sem ir para a faculdade de medicina. Quais são os objetivos de curto prazo não negociáveis ​​para o seu papel e como você chega lá de onde está? Você precisará voltar para a escola ou trocar campos?

4. Identifique organizações que alinhem com seus valores

Enquanto você está pesquisando papéis abertos, veja as empresas que estão postando os trabalhos. Eles são empresas que você poderia se ver trabalhando? Quais tipos de organizações (sem fins lucrativos, startups, etc) apelam para você mais? Que tipos de perks, saúde e salários oferecem? Para algumas pessoas, o tipo de empresa pode ser mais importante para eles do que seu próprio título ou papel. Para os outros, a indústria ou a missão da organização podem ser mais importantes do que. Pergunte a si mesmo o que importa para você e por quê.

5. Olhe as aberturas de trabalho no chão de fábriga

Uma vez que você tenha uma ideia de qual papel e quais empresas você está trabalhando, olhe para outros papéis no mesmo departamento. Se, por exemplo, você deseja se tornar diretor disso, olhe para as outras posições abertas – especialmente qualquer um que possa se reportar ao diretor. Qual é o rung mais fácil na escada para você agarrar? Pode ser uma posição de nível de entrada no suporte – ou pode ser um coordenador ou outro papel de nível médio.

6. Pegue a próxima etapa

Identifique quais objetivos de curto prazo você mais se aproximam do trabalho que você deseja. Se representa uma mudança de carreira, você pode querer começar aplicando para treinar ou pós-graduação. Se é apenas o próximo passo em um campo, você já está, você pode ter que começar a enviar seu currículo. Se você ama a empresa em que você está, mas você está pronto para um novo papel, discuta suas metas com seu gerente. Eles podem ajudá-lo a criar um plano de desenvolvimento de carreira e começar a assumir novas responsabilidades.

7. Diga a todos que você conhece sobre seu plano de carreira

A etapa final do processo de planejamento de carreira é recrutar o máximo possível possível. Diga ao seu gerente, treinador e todos no brunch que você está procurando seguir em frente. Enquanto o conselho de carreira datado lhe diria para manter suas ambições sob o seu chapéu, é um velho truísmo que a roda estridente recebe a graxa. Além disso, muitas pessoas adoram ajudar os outros, especialmente se isso significa que eles conseguirem conselhos ou mostrar suas conexões. Network e mostrar seu compromisso com o crescimento é uma parte crítica do seu desenvolvimento de planejamento de carreira.

Algumas dicas adicionais para ajudar

Depois de definir seus pontos turísticos naquele novo título de trabalho, você provavelmente ficará animado para começar a fazer uma realidade. Os 7 passos no planejamento de carreira descritos aqui lhe darão uma excelente fundação. No entanto, existem algumas outras coisas que você pode fazer para ajudá-lo a tomar o próximo passo. Aqui estão algumas ideias de planejamento de carreira:

1. Voluntariado

Encontrar trabalho remunerado em seu campo pode ser desafiador, mas isso não significa que você não pode obter experiência. Ofereça-se a voluntariar tempo parcial para uma organização que se alinha com seus objetivos. Isso é especialmente eficaz se você está procurando trabalhar com organizações sem fins lucrativos.

2. Fale com sua faculdade

Universidades, faculdades, e escolas profissionais geralmente têm algum tipo de rede de ex-alunos. Alcance-os ou para o centro de carreira da organização. Eles geralmente podem orientá-lo na direção certa, e alguns podem oferecer ajuda financeira ou ajuda com a exploração de carreira.

3. Candidate-se a estágios

Procure oportunidades para trabalhar com empresas e pessoas que você admira. Mesmo estágios de curto prazo podem fornecer valiosas oportunidades de experiência e networking. Além disso, você será o primeiro a ouvir sobre novas aberturas de emprego em tempo integral.

4. Construa suas habilidades

Voltar à escola pode ser uma ótima opção – mas não é a única maneira de aprender algo novo. Tente se inscrever em cursos on-line e programas de certificação que se alinhem com suas metas de carreira. Mostrando que você está comprometido em dominar novas habilidades pode ajudá-lo a se destacar quando estiver pronto para se inscrever.

5. Revise seu currículo

Se já faz um tempo desde que você estava no mercado de trabalho, você pode querer dar uma olhada no seu currículo. Atualize-o com suas últimas realizações, certificações e posição. Depois de dar uma olhada, você pode querer mostrá-lo para um colega ou escritor de currículo profissional por uma segunda opinião. Peça-lhes para ler uma carta de apresentação de amostra ou fazer uma entrevista de emprego simulada com você. Seu feedback poderia ser fundamental para pousar seu próximo trabalho.

6. Trabalhe por conta própria

Se você tiver as habilidades, você pode querer começar a molhar os pés por freelancer em seu novo campo. É uma ótima maneira de começar a trabalhar em direção ao emprego dos sonhos, mantendo a segurança da sua posição atual. Basta verificar com o seu Departamento de Recursos Humanos para garantir que o trabalho seja permitido e não gere conflito de interesses, caso você já seja empregado.

7. Construa sua rede profissional

Passe tempo participando de conferências e eventos de rede. Junte-se às associações profissionais certas para o seu campo e veja suas placas de emprego. Abra seu perfil do LinkedIn e, se você está se sentindo ousado, conecte-se com os indivíduos nas funções e indústrias que você está interessado e solicite entrevistas informativas. Tenha em mente que as pessoas que você trabalha atualmente são partes valiosas da sua rede. Não queime nenhuma pontes quando é hora de seguir em frente.

A pessoa média gasta quase 25% do seu tempo no trabalho. As relações e experiências que temos em nossos locais são mais importantes do que quase qualquer outra. Em grande medida, sua carreira determina sua felicidade. Vale a pena ter tempo para fazer um pequeno planejamento de carreira e definir um curso para uma vida bem sucedida e feliz.

E se precisar de qualquer ajuda, venha aqui nos comentários e iremos te ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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