Alguns especialistas em carreira dizem que o dia em que você começa um novo emprego você deve começar a planejar qual será seu próximo. Apenas certifique-se de que você fique bastante focado no trabalho para o qual foi contratado para que você sucesso e excelência nessa posição antes de olhar para a próxima etapa. O problema é ter motivação quando você está em um emprego de baixo nível e que, geralmente, tem um pagamento não muito atraente.

Promoções são conquistadas, não ganhas de presente

Os funcionários têm de criar e gerenciar seus próprios planos de carreira em uma ou várias organizações. A promoção não é sempre um caminho para cima. Às vezes, especialmente no ambiente empresarial de hoje, você pode precisar fazer um movimento lateral para posicionar-se para um movimento ascendente depois, sendo necessário talvez mudar de área na empresa para conseguir crescer.

O importante de entrar em uma empresa, seja qual ela for, em um cargo de baixo nível, é usar esse conhecimento, experiência e os contatos lá dentro para criar novas possibilidades, seja para crescer na companhia ou buscar um novo lugar para você.

Como subir na carreira começando com um emprego de baixo nível?

Não vai existir uma fórmula padrão para te ajudar nessa promoção. Porém, seguindo alguns princípios básicos que foram o caminho para o sucesso de muitas pessoas, você pode otimizar suas chances de ser bem sucedido na sua empreitada por uma posição melhor em sua carreira.

Desenvolva relacionamentos com mentores

Um estudo recente descobriu que em quatro de cada cinco promoções, as pessoas promovidas tinham uma relação de tutoria com alguém de cargo mais alto na empresa, ajudando a espalhar boas coisas sobre eles. Algumas empresas têm programas formais de orientação, mas, mesmo se a sua empresa não tem, ainda existem maneiras que você pode usar para construir relacionamentos com as pessoas em posições mais altas na empresa. Os mentores também podem ser grandes fontes de informação e orientação profissional.

Quantifique os resultados

Enquanto as promoções não são, necessariamente, com base no seu desempenho passado, certamente você pode construir um argumento muito melhor para a promoção apresentando informações detalhadas sobre seus sucessos passados. Aqueles que obtém resultados mensuráveis chegam à frente.

Mantenha um registro de tudo que você faz que aumenta a lucratividade da empresa, que coloca a empresa ou o seu departamento em uma boa posição, criativa e inovadora, e mostrando a sua lealdade e compromisso com a organização.

Empregos base para crescer na careira

Analisando sua carreira, se você sabe que está fazendo tudo que precisa para ser promovido mas, mesmo assim, não é, pode pensar em trocar de emprego. (Foto: www.aljazeera.com)

 

Pratique a autopromoção

Somos ensinados por nossas famílias que a modéstia é uma virtude, mas de nada adianta você ter estudado a vida inteira nos melhores cursos se ninguém sabe o quão bom você é. Seja sincero sobre suas habilidades. Se você já teve grandes conquistas ou criou programas novos ou premiados, garanta que as pessoas saibam sobre eles, especialmente aquelas que podem te promover. Venda-se e deixe que as pessoas saibam que você procura uma promoção, não se esquecendo de também creditar as instituições que te ajudaram a chegar onde está hoje, bem como as pessoas e indivíduos que te orientam profissionalmente.

Estabeleça um vínculo com o seu chefe ou o chefe da área que você quer na empresa

Pode ajudar a pensar em seu chefe como um desses guardas de fronteiras entre países. Ele/ela pode ser levantar o portão e te mandar para a próxima posição dentro da empresa, ou ele/ela pode ser manter o portão para baixo, impedindo-o de qualquer movimento dentro da empresa. Use todas as oportunidades para fazer o seu chefe um dos principais apoiadores de sua promoção.

Para atingir esse objetivo sem se tornar um puxa saco, procure aconselhamento e sublinhe o seu interesse em ficar com a empresa. Use as avaliações de desempenho não apenas para passar por cima de suas realizações, mas para falar com seu chefe sobre potenciais obstáculos para a promoção, bem como superar esses obstáculos. Alguns especialistas também sugerem a construção de relacionamento com o seu chefe, aprendendo mais sobre os seus interesses e hobbies e, em seguida, conversar sobre eles durante as conferências, festas ou outras atividades informais. Só não tente forçar muito a barra.

Adquira novos conhecimentos e habilidades

Uma das melhores maneiras de conseguir a promoção é expandir seus conhecimentos e habilidades em áreas que são críticas para a organização. Como a tecnologia e outras forças empresariais/mercadológicas mudam rapidamente, você precisa cada vez mais de um conjunto de habilidades não só para realizar o seu trabalho, mas para tornar a empresa mais competitiva e lucrativa em relação aos concorrentes. Especialistas também sugerem que trabalhadores que querem chegar à frente não só devem manter-se atualizados com notícias e eventos da indústria, mas também prestar atenção às tendências e eventos fora de sua especialidade.

Construa sua rede

Quanto mais pessoas conhecem você, seus pontos fortes e habilidades, seu valor para a organização, e sabem (pelo menos alguns) das suas ambições, o mais provável é que seu nome será discutido quando as oportunidades surgirem. Um benefício adicional do trabalho em rede é que você vai aprender muito mais sobre a empresa se você interagir com pessoas de outras áreas da organização.

Peça mais responsabilidades

Seja um voluntário para ajudar outros departamentos ou equipes ou simplesmente peça mais responsabilidades, aumentando o seu valor dentro da organização. Pedir mais trabalho mostra o seu interesse e desejo de ajudar seu departamento e a empresa a ter sucesso, bem como colocando um holofote sobre o seu valor para a organização.

Aja profissionalmente em todos os momentos

Ganhe uma reputação de ser confiável, profissional e cooperativo. Para isso, você precisará:

  • Vestir-se profissionalmente e bem, mesmo em dias casuais do negócio.
  • Faça perguntas quando você não tem certeza de como fazer alguma coisa.
  • Atreva-se a ser diferente, pensando fora da caixa.
  • Mantenha uma visão positiva sobre as coisas, mesmo quando em situações difíceis.
  • Não se queixe ou culpe os outros quando as coisas não saem do seu jeito.
  • Faça um nome para si mesmo em sua indústria através de conferências, artigos, discursos.
  • Não seja um funcionário que conta os minutos para acabar o expediente.
  • Seja um solucionador de problemas. Não vá para o seu chefe com problemas. Se uma situação difícil surgir, certifique-se de chegar a pelo menos uma solução antes de buscar a bênção de seu chefe para lidar com a situação. Solucionadores de problemas são promovidos. Reclamões que esperam que o patrão resolva todos os seus problemas não.

Valorize e Trabalhe em equipe

Como muito do trabalho agora é realizado por meio de equipes, torna-se ainda mais importante para compartilhar sucessos com seu time e evitar a apontar o dedo quando há falhas, dividindo a responsabilidade entre todos os membros. Como um jogador de um time, você constrói a sua reputação sólida e aumenta o seu valor para a organização.

Crie suas próprias oportunidades

Depois de estudar as necessidades e desafios das organizações, se você ver uma área que tem sido negligenciada, e você tem competências-chave nessa área, escreva uma proposta para uma nova posição. Mesmo que a empresa não te coloque na nova posição, você tem novamente mostrado sua iniciativa, criatividade e valor para a empresa, coisas que só podem ajudá-lo na próxima vez que você pedir uma promoção.

Maneiras garantidas para não ser promovido

Não planejar o seu dia, indo para o trabalho todos os dias, sem um plano em mente. Fazer o mínimo, tendo a atitude de “eles não me pagam para isso”. Confiar na sua base atual de conhecimento, sem aprender novas habilidades. Fazendo suas queixas constantes sobre o que você não gosta no trabalho. Não compartilhar o crédito, colocando seu nome sozinho no topo de projetos bem-sucedidos.

Considerações Finais

Não adiantará nada você querer ser um engenheiro chefe de uma empresa, começar como faxineiro e não fazer os estudos para chegar aonde você quer. Meu tio, por exemplo, começou como faxineiro em uma metalúrgica enquanto fazia o curso de contabilidade. Antes de se formar, conseguiu estágio através dos contatos na empresa e quando terminou o curso, foi promovido. Mas ele traçou um plano de carreira bem planejado para chegar aonde chegou.

E você? Sabe onde está e o que precisa para chegar aonde você quer ir?

2 comentários para “Como subir na carreira começando com um emprego de baixo nível?”

  1. Danilo

    Boa noite, meu nome é Danilo. Sou vendedor comercial e recebi já 5 advertências e uma suspensão de 3 dias, sendo que 4 delas foi por passar o dedo no relógio de ponto antes de 1 hora de almoço, sendo que a gente é obrigado a passar a digital no mínimo depois de uma hora de almoço mesmo estando trabalhando… Tenho risco de levar uma justa causa? Obrigado

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Danilo, tem risco sim, desde que esse tempo seja um valor razoável. É Importante que você converse com seus superiores para conseguir uma forma de evitar que o problema ocorra novamente.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)