Um bom líder é aquele que é adaptável, flexível e capacitador de seus funcionários. No entanto, nem todos nós temos a sorte de encontrar essa boa liderança sempre. Então, o que você faz se você tem um chefe difícil, grosso, arrogante, ou prepotente? Você vai ver que não é tão difícil quanto parece lidar com esse tipo de chefe.

Como lidar com chefe grosso: seja respeitoso

Chefes que são caracterizados como muito mandões tendem a combinar a sua assertividade com doses pouco saudáveis ​​de desrespeito. Embora isso seja difícil de lidar como um empregado, isso não significa que você deve descer até o nível dele. Você deve sempre mostrar respeito, porque é a coisa certa e profissional a fazer.

Chefe arrogante e prepotente? Lide com ele com assertividade, nunca agressividade

Ser respeitoso não significa que você tem que se tornar um capacho do chefe. Há uma diferença entre ser assertivo e agressivo. Usar linguagem assertiva o ajudará a transmitir suas opiniões de uma maneira respeitosa. Falar de você mesmo, usando a palavra “Eu” te deixará com o controle de suas ideias, enquanto usar a palavra “Nós” criará uma atmosfera de maior proximidade com seu chefe ao invés de uma batalha de gênios fortes.

Como lidar com chefe autoritário: com lógica, não emoções

Os chefes mandões são egocêntricos, não tem empatia alguma, são autoritários, e tem um senso exagerado de auto-importância. Por isso, você deve ser lógico e não emocional quando você fala com eles. Isto é obviamente mais fácil dizer do que fazer. Exige muita auto-restrição. Lembre-se que as pessoas que são mandonas apenas ficam mais agitadas quando eles sentem emoções que negativas estão sendo despejadas sobre elas, especialmente se é na forma de críticas. Então, mesmo se você quiser gritar alguns xingamentos e fazer alguns gestos obscenos para seu chefe, não deixe suas emoções tirarem o melhor de você. Mantenha seu lado lógico com o completo controle da situação.

Como lidar com chefe

Com um chefe autoritário e mandão, você terá que aprender novas formas para lidar com ele e conquistar seu espaço, deixando a situação sob seu controle. (Foto: Monday Moment by Monica Wofford)

Lidar com chefe difícil: sendo um bom ouvinte

Todos se sentem melhor quando sentem que alguém os está escutando. Com chefes difíceis isso não é diferente. Para ser um bom ouvinte, você deve começar com o contato visual, bem como uma linguagem corporal positiva e que se volta para escutar o seu chefe. Você também vai querer repetir ou parafrasear o que seu chefe diz para que ele/ela saibam que você realmente ouviu a informação. Ser um bom ouvinte é apenas uma pequena coisa que você pode fazer para tornar seu chefe menos defensivo e menos negativo.

Como lidar com um chefe: trabalhe em equipe

É realmente útil quando todos trabalham juntos. Seu chefe provavelmente está criando uma atmosfera onde todo mundo não quer participar e seguir o líder da equipe. No entanto, ser argumentativo e egocêntrico só fará um chefe mandão ainda mais irritado. Então, tente juntar-se com seus colegas de trabalho e persuadir todos a trabalharem em equipe de uma maneira positiva.

Como lidar com um chefe chato: seja empático

A empatia é uma das emoções mais subutilizadas do mundo. A empatia nos permite colocar-nos no lugar de outra pessoa e imaginar o que eles estão passando. Por exemplo, digamos que seu chefe está agindo de uma maneira grossa com as pessoas. Por pior que seja, tente imaginar como ele chegou nesse ponto. Talvez eles estão passando por problemas em casa. Talvez eles tem um chefe acima deles exigindo resultados impossíveis. Você nunca vai realmente conseguir saber o que está acontecendo. As chances são, se eles são uma difícil, então eles provavelmente não tiveram ou não tem uma vida tão agradável. Tente entender isso e use sua inteligência emocional para tirar o melhor dessa situação.

Não leve nada para o lado pessoal

Não deixe a arrogância de seu chefe ter um impacto negativo em sua autoimagem. Uma vez que você tenha percebido que é o seu chefe é de um jeito ou de outro, não tome o que seu chefe diz ou faz como algo pessoal. Quem sabe que tipo de vida ele ou ela tiveram? O que dizem ou fazem tem mais a ver com o tipo de pessoa que eles são. Em outras palavras, são eles, não você que estão influenciando o ambiente.

Saia do radar do seu chefe se você puder

Em alguns trabalhos, é possível ficar fora do caminho do seu chefe. Se você pode minimizar o tempo face a face com seu chefe, faça isso. Se você pode, caminhe por outro corredor para evitar passar pelo escritório dele ou dela. Se você pode dizer algo em uma reunião que possa irritá-los, então mantenha sua boca fechada. Não se coloque em situações desnecessárias onde você possa trazer negatividade desnecessária sobre si mesmo, se você puder.

Chefes arrogantes e mandões podem ser difíceis de lidar, mas dá pra sobreviver a eles. Como você já lidou com chefes assim? Como faz para lidar com esse tipo de chefe no ambiente profissional?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)