Como falar com seu chefe sobre problemas com colega
Os colegas de trabalho podem ser muito irritantes. Muitas pessoas querem que seus colegas deixem de fazer algo, como parar de falar alto, assobiar, parar de chegar tarde, parar de comer na mesa, vestir roupas impróprias para o trabalho, e assim por diante. Esses queixosos geralmente procuram uma maneira fácil para lidar com a situação. Isso pode ser impossível, mas aqui estão algumas sugestões para você conseguir reclamar com seu chefe sobre problemas com um colega de trabalho.
Você deve falar com seu colega ou seu chefe primeiro?
Na maioria das situações, é preferível falar diretamente com a pessoa, pois isso lhes dá uma chance de corrigir o problema sem entrar em problemas. Mas se o seu colega é explosivo ou altamente defensivo, seu chefe pode ser uma rota melhor.
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Como falar com o chefe ou colega sobre problemas?
Para fazer sua reclamação, tente usar uma técnica apropriada. Com uma afirmação começando por “eu”, você se concentra no problema que você está tendo em vez do que está errado com seu colega de trabalho, então você pergunta o que você precisa para trabalhar bem . Uma declaração bem formulada, entregue em um tom amigável, não soa como um confronto.
Um exemplo de declaração para fazer a um colega de trabalho ou para seu chefe: “tenho tido problemas para cumprir os prazos do meu projeto porque não recebo as informações do seu grupo no cronograma. O que podemos fazer para ter certeza de que recebo as informações a tempo?”
Outro exemplo: “gostaria de ter mais tempo para conversar, mas tenho um monte de trabalho a fazer agora. Por isso, tenho de limitar nossas conversas pessoais a pausas e almoçar por algum tempo”.
Essas afirmações funcionam tanto para conversar com seu chefe sobre o problema que você está passando quanto conversar com seu colega de trabalho.
O colega de trabalho é insuportável pra todo mundo?
Problemas de grupo exigem soluções de grupo. Então, se toda a unidade de trabalho estiver chateada, a mensagem deve ser entregue por mais de uma pessoa. Caso contrário, o colega de trabalho pode não reconhecer a extensão do problema. Em algumas situações, é melhor para todo o grupo confrontar a pessoa. Em outras, é melhor para algumas pessoas representarem o grupo.
Exemplo de como conversar com o colega de trabalho: “todos estamos tendo um problema com você chegando atrasado quase todos os dias. Quando você não está aqui, temos que atender o seu telefone. E se precisamos de informações de você, você não está por perto. Nós não queremos te colocar em problemas, então estamos falando com você em vez de falar com o chefe primeiro. Esperamos que possamos resolver esse problema sem envolver nossos superiores”.
https://youtu.be/ciQPNvXySQw
E se falar com o colega parece perigoso ou inútil?
Então é hora de ir ao chefe. Mas você precisa fazê-lo no caminho certo, porque você não quer parecer o “reclamão” do grupo. Você deve definir o problema como um problema de negócios, e não uma queixa pessoal. Caso contrário, seu chefe pode ver como um conflito de personalidade. E os patrões realmente odeiam lidar com disputas pessoais dos funcionários.
Suponha, por exemplo, que seu colega de trabalho está gastando muito tempo em telefonemas pessoais. Você não quer ir ao seu chefe e dizer que seu colega gasta o dia inteiro conversando com a família e amigos no telefone, e obrigar que seu chefe faça algo sobre isso. Isso parece muito como lamentar.
A Melhor abordagem é dizer como as chamadas estão te atrapalhando ultimamente porque sua linha fica ocupado. Mostre que como resultado, alguns dos seus clientes acabam não conseguindo contato com você. Como muitos dos telefonemas da colega de trabalho são pessoais, você pode pedir seu chefe para conversar com o colega que está ocupando a linha. Veja que nesse caso, há uma preocupação com o funcionamento do negócio, e não com as atitudes do colega de trabalho.
E se não for um problema de negócios, mas isso me incomoda?
Se o comportamento irritante não afeta os resultados do trabalho de forma alguma, então você precisa trabalhar em sua atitude e simplesmente deixar passar o problema. Todos devemos trabalhar com pessoas que nos irritam de tempos em tempos, e é uma capacidade profissional louvável conseguir lidar com essas diferentes pessoas.
Como você lida com problemas com colegas de trabalho? Quais formas julga melhor para lidar com problemas com colegas de trabalho?
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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