Independentemente de sua indústria, profissão, nível de experiência ou empresa, existem colegas de trabalho manipulativos e, se for dada a oportunidade certa, eles podem revelar-se como um obstáculo à sua possibilidade de ser bem sucedido. Aprender como lidar com pessoas manipuladoras é uma boa forma de evitar problemas.

A maioria das pessoas que lerem este post atualmente estarão trabalhando com pelo menos uma pessoa que, psicologicamente, pode ser descrita como manipuladora. Dessa maioria, apenas alguns efetivamente saberão como localizar e interagir eficientemente com colegas problemáticos.

É uma habilidade crucial para ter, pois a incapacidade de decifrar a manipulação no ambiente de trabalho e efetivamente lidar com ela pode ter efeitos verdadeiramente devastadores. Para começar, é melhor analisar o comportamento manipulativo e formular alguns métodos para lidar com os indivíduos manipuladores na empresa.

Como lidar com pessoas que querem te prejudicar no trabalho: manipulação vs persuasão

Muitas pessoas confundem manipulação com persuasão. Muitas vezes, essa confusão cria ressentimento desnecessário entre colegas de trabalho honestos. A regra é que apenas porque alguém está tentando convencer você a fazer algo, isso não significa que eles estão tentando manipulá-lo. É importante ser capaz de decifrar qual é o que e agir em conformidade, para lidar de forma apropriada com uma pessoa que quer te prejudicar e outra que apenas quer uma tarefa executada.

Por definição, a manipulação acontece quando a pessoa está tentando mudar o comportamento dos outros através de táticas encobertas, enganosas ou às vezes abusivas. É diferente da persuasão porque é exploradora, abusiva e maliciosa.

Por outro lado, a persuasão é a arte de tentar conquistar outros pelas ideias, pelo diálogo. Vem de um lugar de interesse sincero e é mutuamente benéfico às partes.

Para determinar se a pessoa está te manipulando ou sendo persuasiva, reflita e analise a situação como um terceiro. Tire quaisquer noções e emoções preconcebidas da equação, pois irá ajudá-lo a determinar se você deve tomar alguma atitude ou se a ação será benéfica a todos os envolvidos.

Pessoas manipuladoras no trabalho

Cuidado com as pessoas manipulativas, pois elas podem destruir muito do que você construiu na sua carreira e prejudicar seus avanços profissionais. (Foto: Everyday Feminism)

Colega de trabalho insuportável e manipulador: cuidado com essa confusão

Para muitas pessoas, especialmente os profissionais jovens, é muitas vezes difícil decifrar se um colega de trabalho está tentando te manipular ou persuadir. Infelizmente, os manipuladores mais eficazes e portanto, prejudiciais, são mais difíceis de detectar. Mesmo um colega de trabalho insuportável pode não ser tão manipulador quanto você pensa, e só ser uma pessoa com quem você não lida bem.

Muitas vezes, as intenções das pessoas não são ruins. Mas quando você está no ambiente de trabalho, confiar cegamente um colega de trabalho que você não conhece bem pode levar a resultados indesejáveis. Contudo, ser muito desconfiado, mesmo do colega de trabalho mais chato irá afastar os bons colegas, tornando seu dia a dia na empresa infeliz, improdutivo e desconfortável.

Quando em dúvida, é melhor pensar logicamente sobre a situação, permanecer um pouco distante e manter o seu profissionalismo.

Você é propenso a ser manipulado?

Algumas personalidades são mais propensas a serem exploradas por manipuladores. Entre outras características, os manipuladores procuram ativamente pessoas que estão sempre tentando agradar aos outros, precisam de aprovação consistente, tem falta de assertividade, são ingênuos, excessivamente dependentes, impressionáveis e impulsivos.

Isso significa que uma das melhores maneiras de evitar colegas de trabalho manipulativos é trabalhando em melhorar a si mesmo como pessoa. Quanto melhor a auto-estima que você tem, mais difícil é que você seja manipulado, e interesse você terá para os manipuladores.

Há também a segurança em números. Comece a buscar os colegas de trabalho que são amigáveis, confiantes e trabalhadores. Enquanto você não pode mudar sua auto-estima do dia para a noite, você pode mudar os grupos com quem você se associa no trabalho, começando agora.

Como lidar com colegas de trabalho manipuladores?

Agora que você já sabe diferenciar as situações, e já compreende seus próprios limites em ser ou não manipulado, é hora de começar a usar estratégias efetivas para evitar a manipulação.

A maneira mais eficaz de lidar com colegas de trabalho manipuladores é determinar por que eles estão tentando te manipular.

É possível que a pessoa esteja acostumada a se comportar desta maneira e já tenha funcionado no passado. Talvez seja a única maneira que eles acham que podem chamar a atenção de alguém.

Em vez de condenar o comportamento da pessoa, tente compreendê-lo. Ver as coisas da perspectiva do colega de trabalho é o primeiro passo para ser capaz de efetivamente ter um relacionamento de trabalho mais saudável.

Profissionalismo com colegas insuportáveis e manipuladores

Seja sempre um profissional, abstenha-se de falar mal da pessoa e tente determinar algumas de suas melhores qualidades. A pior maneira de lidar com isso é criticar a pessoa, pois isso só vai fazê-los irem mais longe para justificarem suas ações.

As coisas são raramente preto e branco. Assim, as possibilidades são que estas pessoas não são inteiramente más. Quando você se esquece de suas qualidades menos atraentes e se concentra em alguns de seus atributos mais agradáveis, mostrando isso em suas interações com eles, fará com que gostem mais de você e queiram tentar menos te manipular.

Não deixe seu comportamento dizer como você deve sentir ou agir

Embora seja mais fácil dizer do que fazer, a pior maneira de lidar com colegas de trabalho manipulativos é deixá-los ditar seus sentimentos. Se alguém está tentando te controlar, ficando com raiva ou visivelmente chateado com seu comportamento só adicionará combustível a fogueira.

É mais efetivo perceber que você não pode controlar suas ações, mas você pode controlar como você responde a elas. Permaneça calmo e aja sobre o trabalho em uma maneira amigável, positiva e diligente.

Nunca rebaixe seu nível ou tente dar o troco. Vá acima da pessoa, agindo com sensatez no ambiente de trabalho.

Não tenha medo de dizer não

Só porque um colega manipulador faz um pedido, isso não significa que o pedido por si só é manipulador. Às vezes, pode ser útil atender à solicitação.

É melhor manter uma mente aberta e, antes de dizer cegamente “sim” ou “não” a uma solicitação. Analisar como tomar certas medidas irá ajudá-lo a decidir se é uma situação mutuamente benéfica ou se pode prejudicá-lo. Nesse segundo caso, não tenha medo de dizer “não”. A assertividade é uma das chaves para manter um colega de trabalho manipulativo sob controle.

O comportamento manipulador no trabalho raramente tem o efeito desejado. As pessoas manipuladoras geralmente ganham menos dinheiro, levam vidas infelizes (tanto dentro quanto fora do trabalho), lidam com altos níveis de estresse e tem menos segurança no emprego.

As pessoas que fazem isso no longo prazo são aquelas que são honestas, trabalhadores e capazes de manter seu profissionalismo. Permaneça profissional, e você fará muito bem em sua carreira.

Você já teve um colega de trabalho manipulativo? Como você lidou com eles?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)