10 regras de etiqueta para quem trabalha em escritórios

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

Mesmo se você acha que você segue às políticas do escritório, não dói se preocupar com sua etiqueta no local de trabalho, especialmente agora, quando o desemprego ainda é uma ameaça. Abaixo estão algumas regras de etiqueta profissionais para seguir no escritório.

Regras de boa convivência no local de trabalho: pensar antes de falar

Seus amigos próximos entendem seu senso de humor seco e atitude blasé, mas você deve manter as peculiaridades da personalidade em observação ao lidar com colegas de trabalho. Essa preocupação constante vai evitar que você fale coisas indesejadas ou seja inoportuno ao fazer comentários sobre as pessoas.

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Muitas empresas trabalham com menos funcionários do que deveriam, o que significa que muitos profissionais estão com uma carga de trabalho maior. Faça questão de não sobrecarregar seus colegas de trabalho evitando suas responsabilidades. Ofereça ajuda, trabalhe em grupo, desafogue seus colegas que estão mais apertados, e você verá essa ajuda vir até você quando mais precisar também.

Respeite uma porta fechada como regra de etiqueta no local de trabalho

Se um colega de trabalho fechou a porta do escritório, fique de fora, mesmo que a pessoa não esteja ocupada. Muitas pessoas só querem alguns minutos sozinhos no trabalho para pensar ou relaxar após realizarem algumas tarefas difíceis. Respeite esse tempo que as pessoas representam ao fechar as portas de suas salas.

Etiqueta profissional

Respeite a etiqueta no escritório para conservar sua imagem profissional. (Foto: Entrepreneur)

Evite brincadeiras infantis no ambiente de trabalho

Qualquer piada feita às custas de seu colega de trabalho ou pior, de um cliente, provavelmente não é tão engraçada. Claro, pode haver alguém lá fora que vai rir de suas palhaçadas, mas elas são melhor guardadas para o seu tempo livre. Alguém pode sempre se sentir ofendido no local de trabalho, e é melhor evitar a ofensa do que ter de pedir desculpas depois.

Respire fundo antes de enviar emails e mensagens

A maneira mais fácil de entrar em contato com um colega de trabalho é muitas vezes por e-mail ou mensagens, principalmente quando há algum problema ou atraso em tarefas que estão prejudicando seu trabalho. Mas lembre-se de que, uma vez que você enviar a mensagem, suas palavras são agora propriedade da empresa e podem ser usadas como provas contra você e a outra pessoa. Seja sempre educado, e sempre dê uma chance à pessoa entrando em contato por telefone ou pessoalmente antes.

Mantenha suas questões e opiniões pessoais em casa

É bom ter opiniões fortes, mas não está certo empurrar esses pontos de vistas sobre seus colegas de trabalho ou escolher brigar com eles quando fazem algo que você não aprova. Evite principalmente opiniões sobre assuntos polêmicos como religião, times favoritos de esportes, e política.

Considere seus colegas de trabalho quando você preparar seu almoço

Claro, o delicioso prato de bacalhau da noite de natal pode ser um delicioso almoço, mas não é bom fazer os colegas de trabalho sofrerem com o cheiro dessa comida. Escolha alimentos que tenham um cheiro mais agradável e por favor, tome cuidado com os alimentos que podem causar gases ou outros problemas incômodos.

Cuidado com sua escolha de palavras no escritório

Qualquer coisa que você faz durante o dia, mesmo quando você estiver no intervalo, é um reflexo do seu eu profissional. Especialmente quando um cliente pode testemunhar ou ouvir seu mau comportamento. Evite usar muitas gírias, xingamentos, ou palavras de baixo calão durante o expediente profissional ou em locais que clientes ou colegas de trabalho possam te ouvir.

Se surgirem problemas, lide com eles de forma privada

Se os clientes veem você entrar em conflito com um colega de trabalho, ambos sairão como não profissionais. Trate seus colegas com respeito e espere que eles sigam sua liderança. Se um colega parece não estar lidando bem com uma situação ou está causando problemas, aguarde para provavelmente por ter uma conversa privada com ele fora do alcance e dos ouvidos dos clientes e outros colegas de trabalho.

Respeite as propriedades da empresa

Isso significa não fazer coisas para prejudicar a empresa, mesmo que isso signifique evitar levar um clipes de papel sequer do ambiente de trabalho. Mesmo que suas falhas sejam aparentemente mais inocentes, lembre-se de que qualquer coisa que possa ser considerada roubo é motivo de demissão por justa causa.

Qual sua etiqueta no ambiente profissional? O que você evita fazer?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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