Trabalhar para melhores relações interpessoais no ambiente de trabalho contribui consideravelmente para uma carreira muito mais satisfatória, completa, e sem ter de lidar com as intrigas e fofocas do dia a dia. Mas como melhorar os relacionamentos interpessoais no trabalho? Aprenda e veja como fazer isso para obter os melhores resultados profissionais possíveis.

Relacionamento interpessoal no trabalho melhor quando você dá soluções a problemas

Alguns funcionários passam uma quantidade excessiva de tempo identificando problemas. Essa é a parte fácil. Soluções pensativas são o desafio que ganhará respeito e admiração por colegas de trabalho e chefes. Sua vontade de defender sua solução até que uma abordagem melhor ou melhorada seja decidida pela equipe também é uma vantagem.

Nas dicas para estimular um bom relacionamento interpessoal, o jogo da culpa deve estar fora

Você aliena colegas de trabalho, supervisores e funcionários. Talvez seja necessário identificar quem estava envolvido em um problema. Você pode até mesmo perguntar o que no sistema de trabalho causou o fracasso do empregado. Mas, dizendo que não é sua culpa e identificando publicamente e culpando os outros por falhas, você ganhará inimigos. Jogar outros funcionários para a culpa, seja de forma privada ou publicamente, também criará inimigos. Esses inimigos, por sua vez, o ajudarão a falhar. Você precisa de aliados no trabalho. Lembre-se disso, se quiser realizar seus objetivos e sonhos.

Relações no trabalho

Faça das interações no ambiente de trabalho algo agradável para transformar o clima do lugar e criar um ambiente melhor para todos. (Foto: moi.monalliesante.com)

Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe precisa de respeito

Se você falar com outro funcionário, seja de forma sarcástica ou desagradável, o outro funcionário vai te ouvir e entender uma mensagem ruins. Somos máquinas que monitoramos constantemente o nosso meio ambiente. Quando você conversa com outro funcionário com falta de respeito, a mensagem é transmitida de forma clara. Em uma organização, o respeito pelas pessoas é uma característica básica e essencial, e a comunicação funcionando de forma respeitosa é sempre o primeiro passo para o sucesso.

Relacionamento interpessoal nas organizações devem ser tratados diretamente com os envolvidos

Se a primeira vez que um colega de trabalho ouvir sobre um problema for em uma reunião da equipe ou de um email enviado para o seu supervisor, você agiu errado. Sempre discuta problemas primeiro com as pessoas diretamente envolvidas com a questão. Você nunca criará alianças de trabalho efetivas a menos que seus colegas de trabalho confiem em você. E sem alianças, você nunca conseguirá os objetivos mais importantes para seu trabalho e carreira. Você não pode fazê-lo sozinho, então trate seus colegas de trabalho como você espera que eles o tratem.

Mantenha seus compromissos para melhorar as relações interpessoais no trabalho

Em uma organização, o trabalho está interligado. Se você não cumprir prazos e compromissos, você afeta o trabalho de outros funcionários. Sempre mantenha compromissos, e se você não puder, certifique-se de que todos os funcionários afetados saibam o que aconteceu. Forneça uma nova data de vencimento e faça todos os esforços possíveis para honrar os novos prazos. Não é bom em uma organização simplesmente permitir que os prazos sejam limitados. Seus colegas de trabalho, mesmo que não o confrontem, pensam menos em você e desrespeitam suas ações. E não pense nem por um segundo que eles não perceberam que o prazo passou. Você irá insultá-los se você considerar essa possibilidade.

Compartilhe crédito para realizações, idéias e contribuições no ambiente profissional

Com que frequência você alcança um objetivo ou completa um projeto sem ajuda de outros? Se você é um gerente, quantas das ótimas idéias que você promove foram contribuídas pelos membros da equipe? Aproveite o tempo e gaste energia, agradeça, recompense, reconheça e especifique as contribuições das pessoas que o ajudam a ter sucesso. Esta é uma abordagem sem falhas para construir relacionamentos de trabalho eficazes. Compartilhar crédito é uma tarefa importante no ambiente de trabalho saudável.

Ajude outros funcionários a encontrar a grandeza

Todo funcionário da sua organização tem talentos, habilidades e experiências. Se você pode ajudar os colegas de trabalho a aproveitar suas melhores habilidades, você beneficia a organização imensamente. O crescimento dos funcionários individuais beneficia o todo. Elogie, reconheça, e note as contribuições de todos. Você não precisa ser um gerente para ajudar a criar um ambiente positivo e motivador para os funcionários. Nesse ambiente, os funcionários encontram e contribuem com a sua grandeza. Eles sempre se lembrariam de que você fazia parte deles. Essas relações de trabalho interpessoais são apreciadas.

Se você realizar regularmente essas sete ações, você vai jogar bem com os outros e criar relacionamentos de trabalho interpessoais efetivos. Os colegas de trabalho valorizarão você como um colega. Os chefes vão acreditar que você joga na equipe certa.

Como vocês contribuem para um ambiente de trabalho melhor? Que dicas dariam para quem precisa melhorar as relações interpessoais no trabalho?

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