O que é engajamento no trabalho? Como melhorar?

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

O envolvimento de funcionários invariavelmente traz maior retenção, produção e rentabilidade do pessoal. Possuir uma força de trabalho engajada traz muitos benefícios, mas é algo que várias empresas lutam com.

Este guia de dicas úteis ajudará a mostrar que alcançar o envolvimento em sua força de trabalho é mais fácil do que parece.

O que é o engajamento dos funcionários?

O envolvimento de funcionários é a força da conexão mental e emocional que seus funcionários se sentem em relação ao trabalho que fazem, sua equipe e organização. O engajamento de funcionários afeta praticamente todos os aspectos importantes de sua empresa, incluindo lucratividade, receita, experiência ao cliente, volume de negócios de funcionários e muito mais.

Pesquisas mostram que a grande maioria dos executivos empresariais acreditam que os funcionários envolvidos melhoram a empresa, impulsionando o sucesso de suas equipes e os resultados de seus negócios. Aumentar o engajamento dos funcionários é vital para qualquer negócio, independentemente de tamanho ou posição financeira.

De fato, seus funcionários são o molho secreto para o sucesso do seu negócio. Embora muitas empresas possam ver seus produtos como seu maior ativo, eles estão falhando em perceber que seus povos são o que tornam seus engrenagens.

Por que o engajamento no trabalho é importante?

As empresas que valorizam seus funcionários colherão as recompensas de uma força de trabalho dedicada, apaixonada e habilitada. No entanto, aqueles que deixam de cultivar e recompensar sua equipe não tirarão o máximo proveito de suas pessoas, independentemente de quão talentosos poderiam ser.

Há muitos benefícios do envolvimento de funcionários na força de trabalho, mas aqui são apenas alguns:

Maior retenção de funcionários

Os funcionários envolvidos não têm uma razão para procurar em outro lugar, portanto, a retenção de funcionários da empresa melhora como;

Eles sabem que serão reconhecidos e apreciados por suas contribuições.

Eles vêem oportunidades de crescimento profissional e desenvolvimento de carreira.

Eles entendem quando a mudança de negócios acontece e por quê.

Todos esses fatores ajudam a melhorar o engajamento dos funcionários e estabelecer confiança entre a força de trabalho e seu empregador.

Engajamento no trabalho

O engajamento no trabalho aumenta a produtividade e contribui para que o ambiente fique muito mais saudável a todos. (Imagem: Lead Change)assisti ontem foi shang chi

Aumento da produtividade dos funcionários

Se seus funcionários estiverem envolvidos no trabalho, é provado que os níveis de produtividade dos funcionários aumentarão. Empregados produtivos se concentram nas coisas certas nos momentos certos. Há muito pouco esforço desperdiçado e o trabalho que eles cria os resultados desejados. Pesquisas mostra que os funcionários envolvidos são mais produtivos do que seus pares.

Menor absenteísmo de funcionários

Os funcionários envolvidos são mais investidos em seu trabalho e se preocupam com o sucesso do negócio. Eles também estão firmemente comprometidos com a missão de sua organização, e chegarão todos os dias com a intenção de garantir que isso seja feito. De fato, os locais de trabalho altamente engajados encaram um menor absenteísmo.

Tomando o dia ocasional pode ser um sinal de que os funcionários estão envolvidos. Eles se sentem seguros em seu papel, e eles estão confiantes de um dia perdido não afetarão sua carga de trabalho. No entanto, você deve se preocupar com os níveis de engajamento quando os padrões de absenteísmo começarem a se desenvolver.

Como engajar funcionários no trabalho?

Agora que estabelecemos por que o envolvimento de funcionários é tão importante para o seu negócio, vamos dar uma olhada nos 10 passos mais acionáveis ​​que você pode tomar para melhorar o envolvimento de funcionários dentro do seu local de trabalho. Claro, ter sua própria empresa intranet é essencial quando se trata de atender às necessidades da sua força de trabalho. É por isso que vamos fornecer uma rápida decisão de todas as ferramentas de intranet que você precisa para fazer o trabalho. Vamos ficar direto para isso.

1. Melhorar a eficiência no local de trabalho

Se os funcionários estiverem trabalhando com tecnologia desatualizada e práticas ineficientes, as chances são de qualidade de seu trabalho serão afetadas. Pesquisas recentes identificaram que os processos ineficientes desperdiçam até 26% do dia de trabalho de um funcionário. Isso é mais de um quarto do dia desperdiçado.

Ao garantir que um processo eficiente de gerenciamento de documentos esteja em vigor, a carga de trabalho de um funcionário é feita muito mais gerenciável e mais fácil de manusear. Processos uniformes mantêm uma qualidade definida de trabalho, em vez de ter que cortar cantos devido a restrições de tempo.

2. Melhore a comunicação

Ao considerar a noção de melhorar o engajamento dos funcionários, a comunicação é um dos fatores mais importantes para ter em mente. A comunicação é integral para nossas vidas cotidianas, especialmente no local de trabalho. Determina como efetivamente cumprimos nossas tarefas diárias e como nos envolvemos com os colegas.

Se sua equipe não puder se comunicar uns com os outros ou confiar em processos desatualizados e ineficientes para trocar informações, há uma maior probabilidade de falta de comunicação. Com menos funcionários, dependendo de dispositivos baseados em desktop do que nunca, facilitando a comunicação para os funcionários baseados em escritórios e sem relaxos é vital. Se você quiser melhorar o engajamento do pessoal, excelentes meios de comunicação devem ser um dos seus primeiros portos de chamada.

3. Dê feedback e reconhecimento

Reconhecer seus funcionários vai um longo caminho a fazer sua equipe se sentir valorizada e mais inclinada a continuar seus esforços. Se a sua equipe se sentir como se estivesse fazendo um bom trabalho e que eles estão sendo reconhecidos por isso, não apenas a sua motivação aumentará, mas outros se sentirão inspirados para trabalhar pelo mesmo reconhecimento, impulsionando o moral de trabalho.

4. Incentive a interação

O local de trabalho nem sempre tem que ser sobre o trabalho. De fato, a construção de relacionamentos fora de um ambiente profissional pode ser uma maneira eficaz de melhorar a comunicação em todo o negócio como um todo.

Ao criar eventos ou comunidades dentro do seu local de trabalho, como pessoas que pensam podem solidificar laços com outras pessoas de diferentes departamentos e criar relacionamentos que podem não ter existido de outra forma.

5. Invista em seus funcionários, invista em sua empresa

Se você não investir nas mesmas coisas nas quais seus funcionários sentem que estão faltando, seja comunicação, conectividade ou acesso às informações da empresa, você pode acabar perdendo o envolvimento de seus funcionários.

Colocando um orçamento para atender a seus funcionários desejados e necessidades, você é, em essência, investindo diretamente na própria empresa. Ideias de engajamento de funcionários de brainstorming podem provar ser uma das coisas mais produtivas e economicamente viáveis ​​que você faz como negócio.

6. Concentre-se no bem-estar do empregado

É fácil para os indivíduos se envolverem com o seu trabalho quando a organização faz um esforço para melhorar seu bem-estar geral. Uma iniciativa de bem-estar em toda a empresa é uma ótima maneira de melhorar o envolvimento de funcionários. Funcionários que se sentem valorizados e genuinamente cuidados por seus negócios estão muito mais inclinados a devolver o favor.

7. Incentive o feedback

Os funcionários deseja feedback, e aumenta seu nível de engajamento no local de trabalho. Comece agendando o check-ins para cada funcionário com seu gerente, incentive o gerenciamento médio a estabelecer sessões regulares de revisão com sua equipe como uma iniciativa em andamento para melhorar o envolvimento de funcionários.

Embora possa ser tentador implementar uma programação em toda a empresa para feedback, tenha em mente que toda equipe é diferente e um frequente check-in pode se sentir antinatural para alguns. Os gerentes devem falar com seus relatórios diretos sobre seus métodos preferidos para receber feedback, a fim de envolver os funcionários de uma maneira que seja significativa para eles.

8. Enfatize sua cultura da empresa

Os funcionários ficarão mais envolvidos se tiverem um objetivo comum e uma cultura compartilhada. As empresas devem visar alcançar a mesma atmosfera que eles querem ver no resto da empresa. Apenas uma parcela dos executivos dizem que suas empresas são excelentes no alinhamento de metas dos funcionários com fins corporativos. Portanto, ter uma cultura compartilhada não só promove a consistência no negócio, mas também permite que as organizações se beneficiem de um local de trabalho aberto e amigável.

Uma grande cultura da empresa também criará um ambiente de trabalho divertido e envolvente que possa resultar em um nível mais alto de produtividade e relações de funcionários. Ter uma cultura de trabalho transparente é importante para garantir que haja confiança entre gestão e funcionários.

9. Forneça uma boa experiência de integração

A bordo é um momento crucial para fazer os funcionários se sentirem incluídos no primeiro dia. Ele define o tom da sua empresa, colocando a base para o conhecimento e a experiência de trabalhar para sua empresa. É por isso que construir uma experiência de integração inclusiva é tão importante para criar uma cultura de uma empresa inclusiva e construção de engajamento.

Sua intranet é uma plataforma crucial para a integração dos novos funcionários. Recursos como “perfis de funcionários” e “Bem-vindo à área” personaliza a experiência de trabalho digital para todos os funcionários. Também é importante que um negócio torne rápido e fácil para os funcionários aprenderem tanto sobre seus colegas e organização quanto possível. Isso cria uma experiência de integração perfeita, melhorando o engajamento desde o início.

10. Dê flexibilidade de trabalho

Programas de trabalho flexíveis e oportunidades de trabalho remoto são quase garantidos maneira de aumentar o envolvimento dos funcionários. Esse tipo de flexibilidade atende aos funcionários do equilíbrio de vida útil dos elusivos. A maioria dos funcionários esperam que suas organizações os apoiem no balanceamento de responsabilidades de trabalho com compromissos pessoais.

Forneça aos funcionários a capacidade de ajustar suas horas de trabalho para acomodar suas necessidades pessoais para mostrar que valoriza os membros da sua equipe em um nível pessoal. Esse tipo de respeito e consideração manterá os funcionários envolvidos.

Mais uma vez, use sua intranet para ajustar seus horários ou marcar um dia. Um calendário de intranet é importante para os funcionários permanecerem organizados para rastrear reuniões, compromissos, eventos, aniversários ou que estão fora do escritório em um determinado dia. Conectividade e acessibilidade é no coração de qualquer grande intranet, portanto, as empresas vão querer calendários que podem ser compartilhados entre os membros da equipe e outros departamentos.

Agora que você sabe o que é o engajamento dos funcionários, por que é importante e quais passos a tomar para aumentar o envolvimento de funcionários – é hora de começar a trabalhar. Se você ainda não tiver, você deve implementar um plano de ação de engajamento de funcionários da empresa.

Se você gostaria de descobrir como o carvalho poderia impulsionar o envolvimento dos funcionários para o seu negócio, sinta-se à vontade para entrar em contato nos comentários, também deixando suas dúvidas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário