Como fazer um plano de carreira para seus funcionários?

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

Um plano de desenvolvimento de carreira pode assumir muitas formas, mas o objetivo é sempre incentivar seus funcionários a crescer com a empresa e oferecer um espaço para discussões abertas e planejamento futuro.

Instilar um programa de desenvolvimento de carreira no trabalho é uma excelente maneira de demonstrar aos seus funcionários que você valoriza seus objetivos de carreira, satisfação no trabalho e subsistência, ao mesmo tempo em que garante uma cultura positiva e solidária da empresa.

Saiba mais sobre os benefícios dos planos de desenvolvimento de carreira, bem como como preparar e conduzir uma reunião eficiente e as possíveis armadilhas que você deve evitar.

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Por que fazer um plano de carreira para seus funcionários?

As necessidades de crescimento e desenvolvimento dos funcionários não são uma prioridade típica em muitos locais de trabalho, apesar de sua importância. Quando os funcionários identificam os fatores que devem ter que ser felizes no trabalho, o crescimento e o desenvolvimento da carreira estão sempre no topo das buscas pessoais.

Os empregadores fariam bem em atender a essa visão se desejarem atrair e reter funcionários de qualidade. Um programa de desenvolvimento de carreira que oferece planos individualizados pode ajudar os funcionários a se sentirem valorizados.

Isso demonstra que a empresa deseja ajudá-los a crescer pessoal e profissionalmente. Também pode ajudar a alinhar seus objetivos de carreira com a missão da empresa ou revelar onde isso pode diferir.

Um plano de desenvolvimento de carreira é uma vitória para empregadores e funcionários. O plano se concentra nas necessidades de crescimento e desenvolvimento dos funcionários e na assistência que a organização pode prestar, para que o funcionário tenha a oportunidade de aumentar sua carreira.

Como elaborar um plano de carreira para seus funcionários?

Existem muitas maneiras de o planejamento do desenvolvimento de carreira ser eficaz. Uma aula de treinamento externa não é a única maneira de desenvolver funcionários, e um programa interno pode até ser mais eficaz e uma fonte de maior satisfação dos funcionários.

Você pode criar planos de desenvolvimento de carreira com seus funcionários em algumas etapas simples. Aqui está uma visão geral do processo para essa reunião.

1. Antes de montar um plano de carreira

Quando você se prepara para a reunião, traga seu funcionário como um parceiro igual no processo. Diga ao funcionário que você deseja encontrar com eles para discutir seus objetivos de carreira na empresa.

Certifique -se de que as intenções da reunião sejam claras e que seja uma oportunidade positiva para vocês dois. Peça -lhes que pensem com antecedência sobre suas opções de crescimento e desenvolvimento e como veem sua carreira se desenrolando em sua empresa.

Pode ser útil oferecer algumas perguntas antecipadamente para orientar a reunião e ajudá-las a debater e se preparar. Você pode oferecer um folheto impresso ou acompanhamento por e-mail, com perguntas que os levarão a pensar. Abaixo estão alguns exemplos, mas fique à vontade para criar o seu.

Plano de carreira de funcionários

Funcionários podem ter um bom plano de carreira, que os motivará ainda mais a desempenhar melhor no trabalho. (Imagem: Pinterest)

2. Plano de carreira com realizações desejadas

Existem projetos que você deseja implementar, expandir ou participar?

Você acha que alguma das suas tarefas atuais pode se beneficiar de recursos ou treinamento adicionais?

Que metas profissionais de trabalho ou crescimento de carreira você espera alcançar dentro de três anos?

Que suporte adicional essa organização pode fornecer para que você possa atingir esses objetivos?

Como seu funcionário está preparando suas respostas, você deve preparar recomendações sobre o que eles podem fazer para garantir que estejam progredindo em sua carreira. Determine quais tipos de recursos e apoiar a organização pode fornecer para que o funcionário possa cumprir seus objetivos profissionais de trabalho ou crescimento profissional.

3. Na reunião do plano de carreira

Ao se sentar com seu funcionário, use as perguntas como um guia para formular um plano com o envolvimento do funcionário. Seja flexível porque o funcionário pode ter outras avenidas que deseja discutir.

Como gerente, seu trabalho é conhecer todas as opções disponíveis para o funcionário, como sombreamento de empregos, orientação e treinamento em habilidades específicas.

Certifique-se de que você esteja atualizado e possa falar com conhecimento sobre todas as opções de treinamento e desenvolvimento que existem para os membros da equipe de relatórios. Muitos funcionários não consideram o desenvolvimento em nenhum outro sentido além de participar de uma aula e ajuda a compartilhar com eles todas as opções adicionais disponíveis para o treinamento.

Muitos empregadores conduzem essas reuniões anualmente, e pode ser útil para todos os envolvidos relembrar os objetivos do ano anterior para avaliar o progresso. Crie e preencha um formulário que detalha o plano do funcionário e transforme-o em documentos para revisão dos recursos humanos.

4. Depois da reunião de plano de carreira

Uma vez que o plano está intacto, é hora de ação. Os melhores planos mantêm a responsabilidade pelo acompanhamento diretamente nos ombros dos funcionários. Caso contrário, se um funcionário não concluir suas oportunidades de desenvolvimento, ele poderá optar por culpar a administração, o que é contraproducente para todos os envolvidos.

Você pode orientar o funcionário em certas direções, mas não faça o trabalho para eles.

Por exemplo, se o plano do seu funcionário incluir a melhoria de suas habilidades de comunicação e fala em público, faça da responsabilidade de pesquisar aulas ou clubes que praticam, como o capítulo local dos Toastmasters.

Tanto o departamento de RH quanto um gerente podem ajudar o funcionário a explorar seu ou suas opções; Isso pode precisar de aprovação ou financiamento, mas o funcionário é responsável pela escolha e acompanhamento.

A equipe de RH pode ser um ótimo recurso para ajudar a selecionar excelentes fornecedores e evitar oportunidades de desenvolvimento de baixa qualidade, mas o funcionário deve assumir a maior parte do trabalho para encontrá-los e vender a empresa em sua ideia.

Evite no planejamento do desenvolvimento de carreira

Existem alguns problemas que podem atrapalhar um plano eficaz de desenvolvimento de carreira, bem como algumas declarações que você deseja evitar durante o processo.

1. Evite fazer promessas

Certifique -se de não garantir um resultado específico ou formar um contrato com o funcionário, prometendo que a empresa fornecerá treinamento ou outro benefício.

O melhor que você pode fazer é dizer que ajudará a mais que puder, mas que o crescimento, circunstâncias econômicas, prioridades e metas da empresa terão um impacto no caminho desejado do empregado, promoções e objetivos de carreira. Nada é garantido e é melhor deixar espaço para flexibilidade.

2. Conheça a lei

Você deseja evitar declarações que compensam demais o empregador. Por exemplo, em uma pequena empresa de manufatura, o RH colocou um quadro de avisos de “oportunidades de carreira” na lanchonete. O advogado da empresa os informou que o conselho implicava que os funcionários tinham carreiras prometidas. Tome cuidado e consulte um advogado antes de estruturar os planos de carreira.

3, Aconselhe ao funcionário para seguir o plano

Lembre -se de que o plano de desenvolvimento de carreira pertence ao funcionário. Você pode facilitar sua busca, explorar opções com o funcionário, oferecer oportunidades quando possível e incentivar o funcionário a ter objetivos de crescimento e expansão de sua carreira e habilidades, mas não pode fazê-lo por eles. O funcionário deve assumir a responsabilidade pelo seu plano.

4. Defina os limites para proteger seu tempo

Por mais que possam ser dedicados a ajudar seus funcionários a crescer, você tem um tempo limitado disponível para ajudar. Seu papel principal ainda é como chefe deles.

Por exemplo, a menos que você já esteja ciente de uma ótima classe ou recurso, oferecer opções para o funcionário desenvolver habilidades não é seu trabalho principal.

Pode ser emocionante orientar um funcionário, mas verifique se você não está compensando seus recursos em seu próprio prejuízo.

Como empregador, você tem uma grande responsabilidade para com seus funcionários e com sua empresa. Com o uso de planos de desenvolvimento de carreira, você pode servir, ajudando seus funcionários a crescer em sua carreira, o que, por sua vez, cria uma melhor cultura da empresa e uma força de trabalho mais valiosa e qualificada.

Lembre-se de que seu papel no programa de desenvolvimento de carreira é fornecer orientação e apoio, mas não manter a mão ao longo do caminho. Use a reunião para estabelecer metas e marcos e para comunicar aos seus funcionários que eles mantêm as rédeas daqui para frente.

O que acham dos planos de carreira? Como acha que pode fazer um plano claro para seus funcionários?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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