Você está preso em uma rotina que parece que não consegue sacudir? Talvez você queira mudar de carreira ou encontrar um trabalho pelo qual se apaixone? Você pode se sentir paralisado e sem propósito, ou possivelmente hesitar em procurar ajuda por causa do orgulho; você acredita que deve ser capaz de descobrir sozinho.

O que é coaching de carreira?

A verdade é, no entanto, muitos de nós precisam de ajuda, e não há vergonha em admitir isso. Encontrar um aliado especializado em busca de emprego é uma das maneiras mais rápidas de acelerar esse processo. Esses especialistas, com treinamento específico em áreas como construção de currículo, planejamento de carreira e motivação, sabem como enxergar além do que vê em si mesmo e identificam o melhor do que os outros percebem em todos vocês, em um esforço para ajudá-lo a se tornar um profissional melhor. Estes são os coaches de carreira.

Como escolher um coaching profissional?

Antes de prosseguir e reservar várias sessões com grandes, grandes esperanças de levar sua carreira ou procura de emprego para o próximo nível, você deve primeiro definir exatamente o que deseja trabalhar e o que espera realizar.

Depois de determinar isso, peça referências relevantes e gaste algum tempo pesquisando escolhas confiáveis ​​online ou através de seus amigos.

Independentemente de onde você escolher, fique de olho nos profissionais com vários anos de experiência, certificações e fortes testemunhos de clientes. E, é claro, você também desejará encontrar alguém com quem se encaixe bem.

Com tudo isso dito, lembre-se de que, embora haja inúmeras coisas maravilhosas que um técnico de carreira possa fazer por você, também existem limitações. Se você está curioso para trabalhar com um especialista na área e deseja saber mais sobre como tudo funciona, especificamente sobre o que essa pessoa pode ou não fazer, continue lendo.

Coaching de carreira na prática

O coaching de carreira pode te ajudar a traçar caminhos para o crescimento profissional e pessoal, melhorando sua qualidade de vida. (Foto: Top Leader Training)

Um coach de carreira pode personalizar seu plano de carreira?

Os treinadores de carreira profissional são qualificados e treinados para ajudá-lo a criar um plano personalizado projetado para atender às suas metas. Portanto, embora você possa descobrir definitivamente uma tonelada de excelente material online – modelos de currículo, dicas de cartas de apresentação, exemplos de perguntas para entrevistas -, e você receberá conselhos e informações adaptados especificamente às suas necessidades quando trabalhar com um especialista.

Após uma avaliação completa de seus pontos fortes, ele normalmente o guiará através de uma série de perguntas sobre sua situação única, para garantir que você tenha um forte entendimento de por que está insatisfeito em seu cargo atual ou por que prefere uma grande empresa sobre uma pequena inicialização. Uma boa ajuda a colocar em palavras não apenas quais são seus objetivos, mas como melhor alcançá-los.

Um coach de carreira pode fazer o trabalho por você?

Embora esses especialistas possam e forneçam as ferramentas e os recursos necessários para que você e sua pesquisa de emprego sejam bem-sucedidos, eles não estão lá para fazer o trabalho por você. Cabe a você pegar o que aprendeu em uma sessão e continuar com ele. Isso significa estar disposto a reservar um tempo dedicado para praticar as habilidades de entrevista, por exemplo, ou escrever um diário sobre como é o seu dia de trabalho ideal. Como na maioria das coisas, você divulga o que coloca no relacionamento.

Um coach de carreira pode minimizar o estresse e a ansiedade?

Estar desempregado ou não realizado no trabalho muitas vezes promove emoções difíceis, incluindo dúvida, baixa auto-estima e falta de confiança. Afinal, ninguém sente vontade de pular de alegria depois de ler uma carta de rejeição.

Mas estar em um trabalho estressante com inúmeras demandas também pode ser problemático e prejudicial à sua auto-estima. Se você está em uma posição que você odeia, trabalhando 40 ou 50 horas por semana, você pode se sentir vulnerável e preocupado com o futuro.

Encontrar a felicidade em seu trabalho é um processo emocional que envolve processar e canalizar sentimentos desafiadores, como rejeição e insegurança, de maneira saudável, em vez de permitir que eles sabotem seu progresso. A pessoa certa pode capacitá-lo a agir, superar contratempos e manter o foco.

Um coach de carreira pode mudar sua vida?

A principal mudança de carreira é um processo – e contínuo. O tempo que leva para ver os resultados varia de acordo com seus objetivos individuais e onde você está em sua carreira. Seu treinador pode ser capaz de trabalhar com a preparação de currículos e entrevistas com você de forma relativamente rápida, mas o trabalho com questões de insegurança, falta de confiança e negatividade pode levar muito mais tempo. Mudanças sérias não acontecem da noite para o dia.

Um coach de carreira pode fornecer feedback honesto e imparcial?

Família e amigos geralmente são as primeiras pessoas a quem recorrer para obter garantias e conselhos durante uma pesquisa de emprego, apesar de essas pessoas nem sempre serem as mais qualificadas ou confiáveis. A perspectiva deles é, obviamente, tendenciosa.

Os treinadores, por outro lado, oferecem feedback imparcial e objetivo, adaptado às suas pesquisas e objetivos de carreira. Ao contrário de seu melhor amigo ou outro significativo, um mentor desse tipo conhecerá suas habilidades e aptidões como funcionário e, a partir daí, ajudará você a atingir seus objetivos.

Pense nessa pessoa como alguém a quem devolver idéias novas e ousadas, como a declaração pessoal criativa da qual você não tem certeza. A experiência pode ser uma grande parte do seu trabalho juntos.

Um coach de carreira te consegue um emprego instantaneamente?

Treinadores de carreira não são mágicos; eles não prometem que você será contratado após uma entrevista e não garantem vaga para emprego. Não posso enfatizar esse ponto o suficiente: os resultados de suas sessões dependem do esforço que você dedica ao processo.

Essa pessoa é uma aliada, um profissional treinado, familiarizado com a sua situação e dedicado ao seu sucesso. Ele está lá para ajudá-lo a identificar objetivos, encontrar ou reavivar sua paixão, dar-lhe uma vantagem competitiva em sua busca de emprego – com conselhos de especialistas sobre como elaborar um excelente currículo e carta de apresentação – aumentar sua confiança e permitir que você avance sua carreira. Se você procura um novo emprego, seu orientador o colocará no caminho para obtê-lo.

Quanto custa contratar um coach?

A contratação de um coach tem um preço, mas os benefícios a longo prazo que ele pode obter o farão feliz em fazer você feliz por ter investido. Afinal, estamos falando da sua carreira, dos próximos 40 anos ou mais da sua vida.

Os serviços de um coach variam muito dependendo do renome e qualidade do coach. Um pacote médio de um coach chega a custar um salário mínimo.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)