Candidatos a emprego que são mais velhos se preocupam com a idade por uma boa razão. Está cada vez mais difícil de conseguir emprego no mercado de trabalho de hoje. Empresas favorecem os candidatos mais jovens em detrimento de trabalhadores experientes. Como competir nesse mercado?

Se você estiver com mais de 50 e buscando encontrar trabalho que você ama, reunimos as dicas de profissionais de RH no mercado que vão te ajudar a encontrar o emprego que tanto procura.

Emprego depois dos 50 anos: plano de carreira

Antes de sair procurando um emprego depois dos 50, a melhor coisa a fazer é definir um claro plano de carreira para encontrar o emprego certo. De nada adianta sair pulando de emprego em emprego, ou pegar qualquer vaga sem um objetivo específico. Seja claro no seu plano de carreira para ter mais foco na sua busca por um posto de trabalho. Não é porque você está com 50 que você precisa ficar desesperado e aceitar qualquer coisa.

Emprego para pessoas com 50 anos de idade: pesquisa, pesquisa, pesquisa

Com um foco para sua carreira, é hora de começar a procurar o emprego que melhor se encaixa no seu perfil profissional. Procure em sites, classificados, e em revistas especializadas em RH, os talentos e qualidades que os contratantes mais tem procurado. Cruze essas informações com seu currículo. Se ainda ficar em dúvida, você pode pensar em contratar um profissional para analisar seu currículo pra você.

Conseguindo emprego depois dos 50

Após os 50 anos, não é impossível encontrar um emprego. Você só terá que procurar mais e ter mais foco no cargo que você procura. (Foto: www.pyramidcg.com)

Tenho 50 anos e precisa trabalhar? Venda seus pontos fortes!

Algumas empresas buscam por pessoas com o currículo perfeito. Outras sabem que, num mundo cada vez mais competitivo, precisam encontrar profissionais especialistas em um assunto. É aí que alguém com mais de 50 tem uma vantagem sobre os trabalhadores mais jovens, com toda a experiência e sabedoria para fazer um trabalho com maior especialização.

Paciência e inteligência na procura de emprego depois dos 50

Poucas pessoas encontram o emprego perfeito através de anúncios online ou em classificados de jornal. Nos dias de hoje, as empresas preferem contratar pessoas que conhecem ou que foram indicadas. A estratégia mais eficaz é encontrar maneiras criativas criar um network com que importa, com que pode comprar seus serviços. Isso significa ir em eventos profissionais, manter contato com antigos colegas de faculdade e de trabalho, apresentar artigos e oficinas de trabalho em eventos, etc.

Persistência é essencial para quem quer um emprego depois dos 50 anos

Uma procura ativa de emprego leva tempo. Você vai ser rejeitado várias vezes, talvez muitas vezes, antes de conseguir o emprego que você quer. Vai enviar seu currículo para 30 empresas diferentes, até encontrar uma que aceite te entrevistar. Você vai ouvir não 29 vezes antes de ouvir um sim. Se motive a continuar, não importam os obstáculos.

Em uma entrevista de emprego, tranquilize os gerentes e entrevistadores mais jovens

Alguns gerentes podem sentir que supervisionar alguém mais velho é desconfortável. Por isso, é importante para que os supervisores e entrevistadores mais novos saibam que você está confortável com o papel para o qual está se candidatando, e que você não quer tomar o trabalho deles ou desobedecê-los.

Não mencione a sua idade ou a idade do entrevistador

Você não quer chamar a atenção para a sua idade, nem para a do entrevistador. Se sair bem numa entrevista significa manter a calma e deixar os outros calmos. Mesmo que a pessoa a entrevistá-lo não seja mais velha do que os seus filhos, não faça qualquer referência à sua idade ou comparações que lembrem essa referência. Como exemplo, “na sua época, eu costumava fazer X”, ou “meu filho faz a mesma faculdade que você”.

Explique por que você é ideal para aquela vaga, e que seu currículo não é “bom demais” para a vaga

Ter 20 ou 30 anos de experiência de trabalho pode fazer você parecer bom demais para muitos postos de trabalho. Garanta que você possa explicar por que é a pessoa certa para a vaga de emprego. Deixe claro por que você é a melhor pessoa para aquela posição.

Você já conseguiu um emprego depois dos 50 anos? Como foi que conseguiu esse emprego? Quais são as diferenças que você sente em relação a um candidato mais novo?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)