Se você está cansado do seu trabalho ou teme pela saúde da sua empresa e quer procurar por um emprego melhor, você vai precisar de um pouco de discrição. Afinal, se seu atual empregador descobrir, ele pode querer te demitir ou terminar seu contrato de trabalho. Com esse cuidado em mente, podemos estabelecer boas estratégias para mudar de emprego com sucesso.

Quero mudar de emprego: o que fazer?

Comece escrevendo uma algo positivo explicando por que você quer um novo emprego. Independentemente das suas emoções, é importante não indicar aos potenciais empregadores que você é o tipo de trabalhador que pula fora do barco quando frustrado. Em vez disso, faça uma afirmação positiva sobre sua visão para sua carreira e como você espera que uma nova posição avance seu progresso. Trabalhe esta resposta antecipadamente, porque você vai precisar disso em seu currículo, suas cartas de apresentação e suas entrevistas de emprego.

Como mudar de emprego rápido: inclua o motivo de você querer a mudança de emprego

Inclua o seu motivo para querer um novo emprego em seu currículo. Geralmente, o lugar certo para fazer isso está em uma parte de “Objetivos de Carreira/Objetivo Profissional” no topo, embora você possa incluí-lo em sua descrição do seu trabalho atual. Os funcionários dos Recursos Humanos vão querer saber por que você está saindo do emprego atual, então tenha certeza que eles podem encontrar a resposta facilmente.

Mudança de emprego

A alegria de mudar para um emprego melhor deve superar todas as dificuldades e medos que você possa ter de mudar de emprego. (Foto: The Burke Group)

Mudar de emprego em pouco tempo: a questão delicada das referências e contato

Indique em sua lista de referência e em todos os formulários de inscrição de trabalho que você não deseja que seu futuro empregador entre em contato com seu atual emprego. A menos que você indique isso de forma explícita, um funcionário de RH pode acabar entrando em contato com seu empregador atual e atrapalhar seus planos. Forneça as informações de contato básicas, apenas.

Pesquise seu novo emprego com foco

Não adianta sair pesquisando um novo emprego sem ter um foco específico. Você quer mudar para outra empresa para ficar no mesmo cargo? Quer tentar uma vaga em um cargo superior em outra empresa? Quer mudar completamente de área de trabalho? Seja qual for sua opção, você deve pesquisar vagas que se adequem aos seus objetivos pessoais e profissionais, ou você só estará trocando uma frustração por outra.

Infeliz no emprego e já pronto pra mudança? Não se esqueça do aviso prévio!

Tente determinar com antecedência quanto aviso prévio de sua partida é justo para seu empregador. Os entrevistadores do trabalho certamente irão perguntar quando você pode começar seu novo emprego; Ter uma resposta bem pensada irá impressionar o seu potencial empregador e ajudá-lo a deixar portas abertas em seu antigo emprego. Com um foco específico, pode até demorar mais para encontrar uma vaga de emprego, mas você está garantindo que terá a vaga certa para seus objetivos profissionais.

Preparação para a mudança de emprego

Certifique-se de que todos os arquivos pessoais foram excluídos do seu computador profissional antes de informar seu empregador atual que aceitou uma nova posição. Embora você seja permitido cumprir o aviso prévio ou pagar por ele, seu antigo empregador pode decidir que eles querem você fora das instalações imediatamente; Uma vez que você der as notícias para seu empregador, você pode não ter acesso ao seu computador de negócios até depois de limpar seu escritório, ou sequer ter acesso ao seu computador. Portanto o quanto antes você fizer isso, melhor será.

Quando mudar de emprego, cuidado com seu chefe

Evite a tentação de contar para o seu chefe quando você anunciar que você está saindo. Mantenha a sua justificativa oficial para a sua procura de emprego e explique que você encontrou uma nova posição que melhor atende aos seus objetivos. Falar com seu chefe não vai consertará nada, e se o seu novo trabalho não funcionar, você pode ter que retornar ao seu empregador atual, deixando tudo que você construiu em jogo.

Dicas e cuidados ao querer mudar de emprego

Dependendo de como você se sente sobre o seu empregador atual, você pode querer que eles saibam que você recebeu uma nova oportunidade antes de aceitá-la. Isso lhe dá oportunidade de negociar um salário melhor ou uma promoção. Apenas esteja preparado se o seu atual empregador não estiver interessado em negociar com você.

Se você realmente precisa manter sua busca de trabalho confidencial, não conte a ninguém sobre o assunto, incluindo seus colegas de trabalho. Enquanto eles podem ser simpáticos, eles podem ainda dizer ou fazer algo que alertam seu chefe, e isso irá reduzir seu controle sobre a situação.

Verifique o seu contrato de trabalho para descobrir como notificar por escrito seu empregador anterior antes de sair e se for necessário, busque saber as práticas de aviso prévio da empresa.

Você já conseguiu mudar de emprego com sucesso? Como foi seu processo de mudança? Quais dicas daria para quem precisa mudar de emprego?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)