5 coisas que você deve fazer antes de pedir demissão!

Escrito na categoria "Aconteceu na empresa" por André M. Coelho.

Se você está no serviço militar e pronto para separar-se, ou no mundo corporativo e pronto para deixar o seu trabalho, pode ser uma luta para manter seu corpo e mente ocupada.

Somos conhecidos por apatia, negligência, e desapego, uma vez que a decisão de seguir em frente foi feita. De fato, alguns empregados são conhecidos para jogar todos os padrões de trabalho para longe quando decidem sair de uma empresa. Eles começam a aparecer tarde, realizam chamadas de telefônicas pessoais longas, e tem uma atitude flagrantemente desrespeitosa. Nós todos já vimos isso (e talvez até já até fizemos isso nós mesmos.

Fazer isso é realmente tão ruim assim? Em uma palavra: SIM. Nossa marca pessoal e profissional está se mostrando o tempo todo, e não apenas quando estamos no meio de um trabalho, mas também quando nós fazemos a nossa saída. Como deixamos é tão importante para a nossa carreira como quão bem nós fazemos quando estamos totalmente incorporados em nossa posição. Este é o momento para deixar uma impressão duradoura e fazer sua empresa querer que você fique.

Mesmo que você odeie o lugar e todos nele, você nunca sabe o que o futuro reserva, por isso, você não quer queimar todas as pontes e redes construídas. Você pode querer referências, ou mesmo um emprego de volta em algum ponto.

Então, como você pode deixar um emprego sem pontes e conexões se queimando? Aqui estão 5 coisas que você deve fazer antes de pedir demissão de um emprego.

Esteja ciente da mudança

Como mencionado, nós começaremos a mudar e nos desvencilhar do emprego. Faça uma checagem com um colega de trabalho confiável diariamente para ficar atento e focado em seu trabalho, sem perder desempenho e dedicação.

Faça um plano de partida

O melhor plano será feito com o seu gerente para incorporar o que são as suas necessidades para a conclusão e para o treinamento e início no novo emprego. Para garantir a sua participação durante este tempo, verifique se você incluiu coisas que você quer fazer antes de sair. Todos os itens precisam de datas para quando você vai tê-las feito completamente. Acompanhe as datas e metas todos os dias.

Importância de pedir demissão direito

Sair de um emprego bem é tão importante quanto quando você entra em um emprego. (Foto: adminsecret.monster.com)

Coletar materiais

Uma vez que você está saindo, trabalhe através dos tipos de informações e materiais que você pode querer ter em sua próxima posição, ou no futuro. Os tipos de coisas a considerar recolher são:

Termine a lista de coisas a fazer

Agora é o momento em que você precisa para completar os itens de menor prioridade que você nunca conseguiu. Você tem que pensar agora nestas atividades e completá-las, fazendo o seu melhor.

Limpe e organize sua mesa e escritório

Não há nada pior do que a tarefa de limpeza de limpar e organizar a bagunça de outra pessoa cair nas suas mãos. Faça a sua meta de deixar a sua mesa pronta para o próximo ocupante. Arquive tudo que é preciso arquivar, jogue fora materiais que só você achava ter valor, substitua qualquer coisa que possa estar quebrado ou inutilizada Assim fazendo, você terá deixado tudo organizado para o seu substituto. Isso vale também para o ambiente online e tecnológico, com arquivos de computador organizados e completamente livres de todos seus arquivos pessoais.

Bônus: faça de sua meta de estar no seu emprego antigo completamente

Para fazer seus últimos dias o melhor para você e para todos, comprometa-se a participar plenamente até o dia em que sair. Assim, ninguém sai prejudicado e você ainda sai com uma boa imagem.

Considerações finais

Para se ter uma grande carreira e marca pessoal, você tem que pensar no trabalho que você faz em todas as suas fases profissionais. Claramente, deixar um emprego é uma fase que você terá mais de uma vez em sua carreira. O que te faz um bom profissional é a impressão duradoura que você deixa sobre o chefe atual, bem como os chefes futuros que podem ser seus colegas agora. Faça essa impressão duradoura tão impressionante quanto o trabalho que você faz.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

6 comentários para: “5 coisas que você deve fazer antes de pedir demissão!”

  • Anderson Simões

    Bom pedi para ser demitido.
    Varias pessoas falta na empresa é não descontar o dia.
    Porém faltei numa sexta-feira e me descontaram um dia de trabalho, como estou indignado pois sempre tem um ou outro que falta e a empresa não desconta.
    A pergunta e eles podem descontar sem que a empresa não tem cartão de ponto é nem livro de presença, pois ela não tem como provar que faltei.

    Desde já grato.
    Anderson Simões

    Responder
    • Equipe Ponto RH

      Anderson,
      Eu entendo sua preocupação, mas não seria honesto de sua parte aceitar que a empresa desconte o dia que você faltou?
      E como não tem cartão de ponto nem livro de presença, como você pode provar que foi mesmo trabalhar?
      Acho que mudar de emprego pode não resolver o seu problema, pois isto é uma questão de mentalidade, tanto sua quanto dos outros funcionários que faltam e não tem o dia descontado.
      É ainda de se levar em consideração que a empresa deveria também controlar o ponto para que não seja lesada como tem sido.
      Ao descontar sua falta, estão seguindo a legislação trabalhista.

      Responder
  • Larissa Alves Freitas

    Olá, quero pedir demissão, mais gostaria de saber se nesse tempo de aviso prévio, os meus benefícios, como plano odontológico, vale alimentação e vale transporte vão ser cortados, e como recebo quinzenalmente, como vou receber nesse mês de aviso prévio?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Provavelmente serão, Larissa.

      Responder
  • Jaine

    Bom Dia. Trabalho em um ambiente militar porém estou sendo humilhada no meu trabalho pelo meu chefe, pedi pra me mandar embora em uma reunião e ele interpretou como se eu tivesse pedido demissão. A situação ficou ainda mais insustentável, se eu pedir demissão, quais os meus direitos na rescisão?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Explicamos os direitos de quem pede demissão no nosso artigohttp://www.pontorh.com.br/qual-a-diferenca-entre-pedir-demissao-e-ser-demitido-pela-empresa/

      Responder

Deixe um comentário