Criar um ambiente de trabalho divertido é uma ótima maneira de manter seus funcionários trabalhando de forma eficiente e amando o seu trabalho. Seus funcionários vão trabalhar melhor, se eles não ficarem sobrecarregados com seu trabalho e estiverem completamente consumidos por tarefas repetitivas ou cansativas.

Criar um ambiente de trabalho divertido não significa que você precisa organizar uma viagem a um parque de diversões, embora seja uma boa ideia. Você pode simplesmente mudar a rotinas de trabalho, usando algumas piadas e tirando a mentalidade de “sério” do local de trabalho. Empresas como Google e a Microsoft, onde os empregados chegam a trabalhar até mais de 10 horas por dia, comprovaram que quanto mais o local de trabalho for agradável, mais lucrativa será sua empresa. E para tornar o ambiente mais agradável, simples dicas podem fazer a diferença.

Lidere pelo exemplo. Quando os funcionários ver seu chefe sorrindo, eles estão mais dispostos a relaxar e sorrir. Injete um pouco de humor em conversas com seus funcionários para torná-los menos tensos e aumentar sua produtividade. Sempre tente usar um sorriso em seu rosto, elogie as pessoas. A auto-estima também é importante para a diversão! Só tome cuidado com brincadeiras pois afinal, algumas pessoas tem diferentes tipos de humor.

Organize um grupo de pessoas que podem criar atividades divertidas. Reúna todos e peça às pessoas que se ofereçam para fazer parte de uma equipe que organiza eventos e atividades divertidas. Os eventos podem ser pequenos, como o envio de um e-mail com piadas diariamente através do local de trabalho, ou algo mais envolvido, como um ficar juntos em um restaurante local toda sexta-feira. Isso pode até ser o começo de uma mudança física do ambiente de trabalho. Quem sabe comprar uma televisão e um videogame não possa ser uma boa ideia para relaxar durante o expediente?

Trabalho moderno

Quando cria-se um ambiente agradável para seus funcionários, o trabalho tende a ser muito mais produtivo e prazeroso para todos. (Foto: www.success.com)

Designe um dia diferente da semana como o dia casual. Muitas empresas designam sexta-feira como dia vestido casual, porque é o final da semana e já começa o tempo para relaxar. Permitindo que seus funcionários romperem com a norma dá-lhes a oportunidade de relaxar, o que cria um ambiente mais divertido e livre de estresse. Lembre-se de não marcar encontros com clientes na empresa durante esse dia, favorecendo o ambiente mais informal e permitindo que as pessoas possam ir de bermudas, chinelos e quem sabe, até de pijamas para o ambiente de trabalho?

Adicione um quadro que seja apenas para quadrinhos humorísticos, citações, artigos e fotos. Diga a seus funcionários a postar itens para o quadro de avisos sempre que encontrar algo que acham que é engraçado e gostariam de compartilhar com o resto de seus colegas. Instrua todos para manter o humor no local de trabalho adequado: nada bruto, pornográfico ou violento. Calvin, Peanuts e Garfield são ótimas opções. Turma da mônica já é um clássico.

Organize festas. As férias são estressantes para muitas pessoas, e durante o ano, elas quase não tem intervalos. Incentive os funcionários a decorar seus locais de trabalho com decorações que deixem eles sempre relaxados e faça festas com uma certa frequência para mantê-los sempre com a mente limpa e tranquila.

Adicione itens que incentivem a diversão. Quando seus funcionários fazem uma pausa, eles deveriam se divertir e relaxar longe do trabalho por um tempo. Você pode incentivá-los a apreciar alguns minutos de descanso, injetando um pouco de diversão na sala de descanso.

É legal também você criar quadros interativos no trabalho. Você coloca nas paredes ideias, diagramas, dados financeiros isolados e permite que os empregados façam sugestões e modificações. É como um brainstorm, só que mais duradouro.

Fazer isso, é só o começo. Mas em pouco tempo, tenha certeza que os resultados serão extremamente positivos.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)