Como melhorar o clima no ambiente de trabalho!

Em Motivação no trabalho por André M. Coelho

O ambiente de trabalho afeta a forma como os funcionários se sentem sobre o seu trabalho e pode influenciar seus hábitos. O ambiente físico é um fator que pode afetar a produtividade, mas a forma como eles interagem e como são tratados também desempenham um papel no clima geral de trabalho. Se você notar uma queda no desempenho do empregado ou você quer adotar uma abordagem proativa para evitar problemas, mude a abordagem para o meio ambiente de forma gradual e concentre-se nas maiores áreas de necessidade em seu escritório.

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Para conseguir fazer isso com eficiência, elegemos áreas que merecem atenção de todo gestor e até dos próprios empregador para melhorias no clima.

Percorra o local de trabalho para inspecionar o ambiente físico

Procure por equipamentos e estações de trabalho que precisam ser corrigidos ou substituídos por estarem desatualizados, quebrados ou serem perigosos. Faça uma lista e comece a trabalhar sobre essas melhorias.

Reúna-se com os colaboradores para determinar as áreas de melhoria no local de trabalho

Procure sugestões sobre melhorias físicas, bem como melhorias nas relações de pessoal e práticas de gestão. Reveja a lista com outros gestores após a reunião para determinar a viabilidade de implementar as idéias. É importante que todos sejam ouvidos e as sugestões sejam realmente consideradas, pois quando um empregado se sente parte de uma empresa e sente que é importante para ela, ele estará mais propenso a produzir mais, participar mais e estar mais feliz.

Inspecionar as estações de trabalho para se certificar de que eles são ergonômicos

As cadeiras devem fornecer apoio adequado pelo encosto e braços, permitindo que os funcionários deslizem as pernas sob mesas. Os funcionários devem ser capazes de ajustar os seus monitores e teclados para usá-los confortavelmente. Alguns hoje em dia já estão preferindo configurações de mesa sit-stand, onde é possível trabalhar também em pé. Algo interessante a se fazer aqui é dar ao empregado a possibilidade dele mesmo fazer algumas modificações e ter opções para a configuração de seu ambiente de trabalho.

Substitua luminárias que não funcionam bem

Adicione mais iluminação tarefa para áreas trabalham. Posicione mesas perto das janelas para utilizar a luz solar natural. Algo legal a se fazer também é modificar a iluminação de acordo com o ambiente. Por exemplo, o ambiente de relaxamento do trabalho deve ter luzes mais fracas, que invoquem uma sensação maior de calma.

Construindo um ambiente de trabalho saudável

Melhorar seu ambiente de trabalho, principalmente quando o clima já está tenso, pode parecer uma tarefa difícil, quase que impossível. Mas nunca é: você é que não se esforçou o bastante! (Foto: blog.ppsequipment.co.uk)

Funcionalidade e otimização do espaço

Reorganize o mobiliário para criar áreas de trabalho mais funcionais com base no tipo de trabalho e colaborações que ocorrem no escritório. Dê aos trabalhadores uma área de trabalho pessoal, juntamente com áreas para reuniões e trabalho colaborativo. Isso também irá depender do tipo de trabalho realizado por sua empresa. Um projeto de arquitetura pode ajudá-lo com um bom aproveitamento do espaço.

Adicione cor às paredes com obras de arte

Convide os funcionários a se envolver em decorar as paredes. Peça para eles escolherem as decorações que querem para o escritório. Deixe que eles façam do ambiente de trabalho uma extensão da casa, tornando aquele espaço cada vez mais agradável para viver.

Desenvolva um senso de comunidade no local de trabalho

Faça os funcionários ficarem mais envolvidos em atividades patrocinadas pela de trabalho. Tenha interesse na vida pessoal e interesses dos trabalhadores. Atividades noturnas em família, programação em um parque local, esportes em complexos desportivos, eventos em um restaurante ou local semelhante. Tudo isso é uma grande oportunidade para que os membros da equipe conheçam um ao outro fora do local de trabalho.

Não tolere fofocas

Muitas empresas já estão adotando políticas de tolerância zero a boatos e fofocas entre os funcionários. Quando você ouvir uma fofoca ou história de alguém, crie uma cultura no ambiente de trabalho para esclarecimentos. Converse com o alvo das histórias e com quem contou. Crie uma política de não divulgação e de conversa aberta entre as pessoas no ambiente de trabalho. Quanto mais interação, maior a confiança e mais saudável irá se tornar o ambiente de trabalho.

Baseie suas políticas e metas no respeito mútuo e um senso de justiça da empresa

Seja consistente na aplicação das políticas , dispensando punições e implementação de recompensas para que você não criar divisão ou ciúme entre os membros da equipe. Incentive o trabalho em grupo e descubra quais os benefícios que seus funcionários buscam. Quanto mais participação, melhor.

O que você já fez para melhorar seu ambiente de trabalho? O que acha de nossas sugestões? Comente abaixo e faremos de tudo para ajudá-lo a responder suas questões!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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