Em qualquer escritório sempre haverá pessoas falsas que fazem fofocas sobre colegas de trabalho. Porém, apesar de parecerem inocentes, certas fofocas podem destruir carreiras e reputações. Descobrir que as pessoas estão falando pelas suas costas no trabalho pode ser devastador. E isso também pode ter um sucesso na coesão da equipe, moral e produtividade. Para voltar ao caminho certo quando a fofocas começarem a aparecer no ambiente profissional, veja o que pode ser feito sobre o assunto.

Como lidar com pessoas que querem te prejudicar no trabalho: se dirigindo ao fofoqueiro

Se você descobrir que as pessoas estão falando sobre você de forma intrusiva ou inadequada, você pode tratar com a pessoa diretamente. A fofoca pode ser uma forma de assédio verbal. Apenas se aproxime do instigador se você tem 100% de certeza de que ele é responsável pela fofoca. Faça sua aproximação de forma particular e educadamente, mas firmemente expressando seu descontentamento. Os locais de trabalho devem ser profissionais e, portanto, livre de fofocas. Uma regra de ouro para expressar ao fofoqueiro é dizer a ele que se algo não pode ser dito na sua presença, então é algo que não deve ser dito em qualquer situação.

Você deve tomar a abordagem direta. de uma forma que não crie um confronto direto com a pessoa que está na raiz do fofoca. Fale com o fofoqueiro sobre todos os problemas potenciais e peça-lhes para não falar mais sobre o assunto

Isso inclui comentários em redes sociais. Verifique o código de conduta da sua organização se você acha que alguém pode estar ofendendo sua pessoa com fofocas nas redes sociais.

Como lidar com fofocas no trabalho

A fofoca pode destruir reputações e carreiras. Por isso, é importante lidar com ela de frente para evitar uma bola de neve que sai do controle dos envolvidos. (Foto: Wall Street Journal)

Falsidade no trabalho e a fofoca: dê ao fofoqueiro uma chance de se salvar

Como parte de sua abordagem de confronto não direto, mantenha a conversa leve. Manter um senso de humor enquanto você lida com o fofoqueiro, dizendo que ouviu algo muito louco sobre você no trabalho, e achou engraçado o que disseram, como forma de abrir a conversa. Ou você pode tentar perguntar como a pessoa pode ter pensado aquilo sobre você, para ver o que o fofoqueiro teria a dizer. O mais importante é nunca responder fofocas com mais fofocas.

Como lidar com pessoas falsas e fofocas no ambiente de trabalho: pese no processo

Embora a fofoca seja muitas vezes prejudicial e improdutiva, às vezes há maneiras de torná-la útil. Ouvir fofocas sobre si mesmo no local de trabalho não é divertido, é realmente um dom. As pessoas que estão fofocando sobre você acabam de alertá-lo para uma percepção que está crescendo sobre sua pessoa, e que a percepção pode se espalhar ainda mais se você não agir.

Não é recomendado, porém, prestar a atenção a tudo que é dito sobre você, mas basta procurar padrões em seu comportamento percebido para fazer descobertas importantes sobre como as pessoas enxergam você. Como todos sabemos, a percepção é a realidade, e como os outros te enxergam afeta seu desejo de trabalhar e oferece mais oportunidades de crescimento.

Fofoca no trabalho: denuncie

Fofoca é uma distração no trabalho, e pode ser uma forma de assédio. Não hesite em envolver o setor de RH da empresa se houver um problema que você não possa resolver por conta própria. A maioria dos empregadores tem um manual de ética que proíbe qualquer forma de assédio. Se o fofoqueiro não parar após o seu confronto, pode ser considerado assédio. Documente o assunto e relate para o RH ou seu supervisor, cortando o mal pela raiz. O quanto antes você lidar com o problema, melhor será para você e sua carreira profissional.

Como você lida com fofocas no ambiente profissional? Que dicas daria para quem está lidando com problemas de fofocas?

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