Ser crítico demais com as pessoas ao seu redor e consigo mesmo pode abrir o caminho para conflitos e mal-entendidos. Mudar esse aspecto  em você pode ser uma grande abertura de oportunidades, novos horizontes, e claro, uma vida muito mais completa e feliz.

Ser crítico a si mesmo e aos outros é muito mais simples e muito mais divertido do que fazer o esforço para realmente ajudar alguém em uma situação delicada. Tenho certeza de que muitos se sentem da mesma maneira. É também mais divertido se sentar com amigos e falar sobre os outros do que falar de coisas boas. É melhor fofocar sobre o que ele ou ela disseram e fizeram, reclamar sobre vizinhos que falam muito alto, do que elogiar o vizinho que ajuda a vigiar sua casa quando você viaja.

Pessoa crítica demais: mudando a mentalidade

Com isso dito, uma mudança maciça na mentalidade e estilo de vida, bem como cercar-se com pessoas positivas, te fará perceber que ser crítico é simplesmente uma maneira de compensar as suas falhas. Você se convence de que eu pode, de alguma forma, dizer quando a vida de outra pessoa era muito pior do que a sua, dando a você o poder de criticar e deixá-los saber que você poderia fazer melhor. É mais fácil criticar do que tentar compensar seus próprios defeitos, na maior parte das vezes.

Quem critica demais sempre tem algo a esconder

Quanto menos tempo você for crítico com os outros, mais tempo terá para se concentrar e melhorar sua própria vida. Não dá para dizer que você deve cortar as fofocas completamente do seu estilo de vida, porque você não vai conseguir fazer isso. No entanto, ser menos crítico certamente desempenhará um papel em te fazer sentir muito melhor sobre você e suas escolhas de vida, bem como conhecer profundamente o que te fazia ser tão crítico aos outros antes.

Lidando com as críticas

O excesso de críticas pode destruir seu relacionamento com as pessoas, e fazer de você um alvo para criticismos desnecessários e não merecidos. (Foto: LinkedIn)

Pessoas criticas são chatas: como parar com esse hábito ruim? Empatia

Antes de criticar ou julgar alguém, coloque-se no lugar dessa pessoa. Tem que haver uma razão pela qual eles estão se comportando de uma certa maneira, e se você não pode chegar a razões plausíveis, você não deve julgar. Todos tem suas razões para fazer algo. Seja eles buscando a felicidade e não se preocupando com o que os outros pensam, ou fazendo algo para alguém sobre suas próprias custas, você não tem o direito de julgar, se você não sabe por que eles estão fazendo isso. A menos que seja um crime e haja um lado certo e um lado errado, faça a todos um favor e pare de ser tão crítico com suas escolhas de vida.

Você não é um chefe das pessoas para ser tão crítico

Lembre-se que você não é o chefe deles. Nada dá-lhe o direito de dizer a alguém que você sabe mais e melhor do que eles. Mesmo que você seja o principal especialista em um certo assunto, você não tem o direito de dizer a alguém que a pessoa está errada sem antes ouvi-la com carinho. Você realmente tem que saber o que você está dizendo e fazendo, e se você realmente não sabe nada melhor do que a próxima pessoa, dando-lhe zero direito de julgar outra pessoa. Lembre-se de que é sua vida para viver, não sua e não importa o quanto você se importa com essa pessoa, ser crítico não vai conseguir nenhum de vocês em qualquer lugar.

Obtenha todos os fatos em primeiro lugar

Antes de ir em uma onda de críticas sobre o caminho que alguém escolheu tomar, tenha todos os fatos esclarecidos antes. Na maioria das vezes, julgamos as pessoas sem saber toda a história. Se os críticos de plantão realmente tomassem tempo e esforço para dialogar com os outros antes de declarar guerra, poderiam poupar a todos de um drama desnecessário, evitando fofocas e criando um ambiente muito mais prazeroso de diálogo e não de críticas desmedicas..

Substitua a crítica por elogios

Outra maneira de ser menos crítico daqueles que estão ao seu redor é tentar o seu melhor para substituir as críticas por elogios, ou pelo menos tentar florear um pouco a verdade. Não há necessidade de ferir os sentimentos de alguém e colocá-los para baixo.

Seja mais positivo sobre as pessoas

Outra maneira de ser menos crítico é incutir positividade em si mesmo. Antes de dizer alguma coisa, pergunte a si mesmo o que sua declaração fará a essa pessoa. Se isso os derrubar, não o diga, mas se os levantar, então vá em frente. É um fato que quando você está feliz, você tende a ter menos coisas desagradáveis a dizer sobre os outros. O fato de que você está se sentindo muito bem sobre si mesmo vai fazer você se sentir mais inclinado a passar as boas vibrações através de elogios e declarações afirmativas. Sempre opte por levantar o ânimo das pessoas em vez de colocá-los para baixo.

Saiba a diferença entre a crítica e o conselho

Também é muito importante para você saber a diferença entre ser crítico e oferecer aconselhamento para aqueles com quem você se preocupa. Ser crítico é quando você inunda alguém com todos os pontos negativos, sem lhes oferecer ajuda. Aconselhamento, por outro lado, é a mesma coisa, mas você faz o esforço adicional para apoiar positivamente e ajudar a pessoa a fazer as coisas certas.

Seja feliz consigo mesmo

Na maioria das vezes, as pessoas julgam e criticam os outros porque não estão felizes com suas próprias vidas. Em uma tentativa de compensar sua incapacidade de controlar o que está acontecendo com eles mesmos, eles canalizam sua energia para tentar “corrigir” alguém. Isso é visto com mais freqüência em pessoas sem direção e que são desmotivadas ou incapazes de fazer uma mudança por si mesmas. Lembre-se sempre que, se sua vida é uma merda, não há necessidade de você assumir que a vida de todos os outros também seja. Trabalhe a si mesmo antes de tentar se intrometer na vida de outras pessoas.

Há coisas mais importantes no mundo do que o criticismo

Outra grande dica sobre como ser menos crítico daqueles que você se importa é perceber que há coisas mais importantes no mundo do que se concentrar em todas as coisas insignificantes. Canalize sua energia para outras coisas, em vez de se concentrar no que os outros ao seu redor estão fazendo.

Você se acha uma pessoa crítica? Como faz para mudar isso? O que faz para ser menos crítico da vida?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)