Com demasiada frequência, os funcionários perderão seus empregos sem ver a demissão chegando. Mas, com freqüência, os sinais de alerta estavam lá, se eles soubessem o que procurar. Os sinais mais importantes que você deve procurar estão aqui e são bem fáceis de identificar.

Você está recebendo um monte de feedback mais crítico por escrito

Se seu gerente costumava te dar feedback em pessoa, mas agora ela está colocando feedback crítico em e-mails ou mensagens, é possível que ele esteja criando uma trilha de papel para construir um caso para dispensar você. Os empregadores muitas vezes exigem a documentação escrita de problemas e avisos antes que um funcionário seja mandado embora, sendo por justa causa ou não.

Você costumava obter um feedback positivo, mas agora não mais

É importante perceber que muitos gestores dão pouco ou nenhum feedback positivo, e você pode simplesmente trabalhar para um deles. Mas se o seu gerente costumava dar livremente elogios e está parado ultimamente, pode ser um sinal de que algo sobre seu desempenho mudou, ou pelo menos que a percepção de vocês do seu gerente mudou.

Seu chefe não busca mais a sua ideia na tomada de decisões

Se o seu chefe valorizava a sua opinião mas ultimamente parece desprezar seus pontos de vista ou não se preocupar com eles, a mudança pode ser um sinal de perigo. Pode sinalizar uma falta de confiança em seu julgamento ou o seu gerente pode estar a se distanciar de você, sabendo que ele pode precisar deixá-lo ir.

Cuidado com a demissão

Ao prestar mais atenção nos detalhes, você evita ser pego de surpresa com sua demissão. (Foto: www.huffingtonpost.com)

Você está sendo cada vez mais “microgerido”

Se o seu chefe está examinando seu trabalho e parece não confiar em você para lidar com as coisas que ele já deixou em suas mãos, isso pode indicar que ela tem preocupações sobre a qualidade do trabalho ou julgamento. A microgestão pode refletir uma falta de confiança em você, ou pode ser uma tentativa para ver se há outros problemas sob a superfície também.

Seu chefe lhe diz diretamente que você está em perigo de ser demitido

Muitos empregadores emitem avisos claros quando o trabalho de um funcionário está em perigo, incluindo dizer diretamente: “Você pode ser demitido durante este projeto”, e ainda muitos funcionários não levam estas advertências a sério. Se você ouvir palavras como: “Isso poderia prejudicar o seu trabalho” ou “Eu preciso ver uma melhorias em um prazo de 30 dias”, acredite.

Entendendo os sinais

Nenhum desses sinais são 100 por cento de provas conclusivas de que você está em perigo de perder o emprego, mas eles são preocupantes o suficiente para que você deve começar a prestar atenção ao que pode estar acontecendo. A pior coisa que você pode fazer nesta situação é ignorar esses sinais, supor que eles não têm nada a ver com você, ou assumir que não vai levar a nada de grave.

Se preparando para (ou evitando) a demissão

Muitas pessoas ignoram esses sinais e, em seguida, são surpreendidos quando eles estão demitidos. Se você estiver percebendo  a sensação de que a sua posição de trabalho é precária, considere falar com o seu chefe sobre o que está acontecendo  e comece a olhar ao redor para outros postos de trabalho, de modo que você tenha opções. Busque entender os motivos que levaram a este estágio e tente melhorar no que você pode. Talvez, essa situação tenha ocorrido devido a falhas na comunicação e você só precisa passar na sala do seu chefe e perguntar para saber o que houve.

Faça sua parte como um bom profissional e assim, garanta um bom resultado para o seu trabalho, causando uma boa impressão e até evitando sua demissão. Afinal, o jogo só acaba quando o juiz apita.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)