Você conseguiu uma entrevista, se vestiu para impressionar e teve uma grande conversa, e você acha que pode realmente ter uma chance de conseguir uma oferta de emprego. Mas há alguma maneira de realmente saber se a entrevista foi em seu favor? Como saber se você foi bem na entrevista de emprego?

Muitas vezes, os candidatos a emprego são tão focados no que eles fizeram de errado em uma entrevista que eles não pensam sobre as muitas coisas que fizeram certo. Embora detectar os sinais não seja algo infalível, existem definitivamente alguns indicadores que você pode ter sobre seu entrevistador para saber o quão bem foi a entrevista.

Fui bem na entrevista de emprego se te chamaram para uma segunda rodada

A maneira mais fácil de avaliar o sucesso a curto prazo é se o entrevistador pede que você volte para outra rodada de entrevistas. Se ele não estivesse interessado, ele seria evasivo sobre se você poderia esperar obter algum retorno da empresa. O gerente de contratação não quer perder mais tempo entrevistando você se você não for a opção certa para a vaga. O convite para a próxima rodada é uma vitória.

Como saber se o entrevistador gostou de mim? Ele pede por referências

Por que você seria solicitado para dar referências a menos que alguém se preocupou em saber mais sobre você? Uma empresa não vai gastar tempo para fazer verificações de antecedentes e falar com referências se você estiver fora da escolha de candidatos. Forneça referências específicas e experientes e traga cada uma delas para a entrevista.

Como saber se o entrevistador gostou de você

Seus entrevistadores vão dar claros sinais de que gostam de você ou não. Você precisa só saber como acompanhar esses sinais. (Foto: www.today.com)

Sinais que a entrevista foi boa: apresentação da equipe

É um bom sinal quando o gerente de contratação escolhe apresentá-lo à equipe no local, ou menciona que há algumas pessoas que ele gostaria que você conhecesse. Se ele não estava interessado, ele não iria tomar o tempo em te apresentar aos membros da equipe.

Os líderes são protetores de suas equipes e não arriscarão a introdução de um candidato se eles não são um potencial apto para se juntar à organização. Lembre-se de que o gerente de contratação pode solicitar o feedback da equipe em suas primeiras impressões de você, então seja sempre legal com quem você conhecer no caminho.

Como saber se o recrutador gostou de mim: as etapas de transição

Quando uma empresa está interessada em você, você será perguntado coisas como a quantidade de tempo necessário para uma transição ou como funciona a quebra de contrato com sua empresa atual. Se o gerente de contratação está interessado em avançar com uma oferta, eles normalmente vão perguntar que medidas devem ser tomadas para sair de sua organização atual para que você possa assumir o novo papel.

Fui bem na entrevista? Se for perguntado do salário esperado, é provável que sim

Dependendo de qual estágio do processo de entrevista você estiver, pode ser uma coisa boa se você for perguntado sobre expectativas de salário. Demonstra que a empresa pode estar disposta a investir em você. Responda a esta pergunta com cautela:

Você pode ter a melhor entrevista e ser descartado sumariamente se você responder a esta pergunta incorretamente. A pergunta vem em duas formas: quais são suas expectativas salariais ou qual é o seu salário atual. Chegue a qualquer entrevista com detalhes de compensação atual escritos para sua própria referência, se solicitado, e faça uma pesquisa prévia para ter uma ideia de como você vai responder a esta pergunta.

O representante de RH da empresa é um bom indicador do resultado da entrevista

O representante de recursos humanos ou recrutador é geralmente uma boa indicação de como as coisas foram no processo de entrevista. Tome nota dos seus comentários após a entrevista; Ele é o seu contato n º 1 durante o processo e é muitas vezes um guia para o resultado do processo.

Entrevistador gasta muito tempo respondendo suas perguntas

Quando o entrevistador gasta muito tempo respondendo às suas perguntas, é um sinal de que ele quer vender o negócio, a equipe e a posição, para você, em vez de continuar procurando outro candidato. Na maioria das entrevistas, o gerente de contratação perguntará se você tem alguma dúvida quanto aos procedimentos padrão, mas gastarão menos tempo com perguntas e respostas se a entrevista não tiver ido bem.

Uma boa entrevista tem continuação

Se os gerentes de contratação estão desinteressados, eles normalmente procuram maneiras de encerrar a entrevista. Às vezes, as entrevistas vão muito além do tempo estipulado quando o gerente de contratação ou equipe de entrevista querem saber mais sobre você, ou compartilham com você mais sobre a organização e o seu papel. Se eles não estão interessados ​​em sua candidatura, eles não vão arrastar a entrevista.

Preste atenção aos sinais não verbais

Os sinais não-verbais são frequentemente um bom preditor do desempenho da entrevista. Preste muita atenção ao(s) entrevistador(es) e observe tais sugestões não verbais como tomar notas, sorrisos, acenos com a cabeça ou perguntas de sondagem. Ao mesmo tempo, se um entrevistador está tomando algumas notas, olhando para o relógio repetidamente e/ou não fazendo perguntas detalhadas, a entrevista pode não estar indo bem.

Você tem um bom ajuste cultural para atuar na empresa

Quanto mais um gerente de contratação fala sobre como você vai se encaixar no molde em uma empresa, melhor. A maioria dos líderes está procurando candidatos que podem facilmente se encaixar em um ambiente de equipe ou funcionar bem como um contribuinte individual. Se o gerente de contratação estiver interessado em assumir a posição, eles compartilharão detalhes adicionais sobre a cultura e mudarão para o modo de “venda” da organização para você.

Mais uma vez, nenhum desses sinais é seguro que você tenha conseguido o emprego. Além disso, mesmo que você tenha feito tudo certo, há sempre a chance de que alguém também foi bem na entrevista. Mas se você continuamente ver alguns dos sinais acima, você vai saber que você tem pelo menos uma chance.

Como você soube que foi bem em uma entrevista de emprego? Quais sinais te mostram isso?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)