Quando você está entrevistando para um novo emprego, você pode fazer uma pergunta como: “Onde você se vê daqui a cinco anos?” pode ser difícil articular onde você gostaria de estar em sua carreira no próximo ano, e muito menos em cinco anos no caminho. Mas mesmo quando você sabe, é importante ter cuidado com a forma como responde, porque precisará adaptar sua resposta ao trabalho para o qual está entrevistando.

Essa pergunta popular da entrevista ajuda os entrevistadores e os gerentes de contratação a ter uma ideia de como seus objetivos de carreira se alinham aos objetivos da empresa. Isso também os ajuda a avaliar se é provável que você tenha uma longa permanência na empresa ou se saia após alguns meses ou um ano de trabalho.

Como você se vê daqui 5 anos: a resposta apropriada

Perguntas sobre seus planos futuros podem ser difíceis de responder – você precisa ser honesto em sua resposta, mas também mantê-la relevante para o trabalho e a indústria. Por exemplo, não compartilhe sua meta de cinco anos para publicar um romance, se você estiver entrevistando para uma posição de contador.

Não diga o seguinte: meu objetivo a longo prazo é deixar o mundo das agências de publicidade e me concentrar nos meus textos. Atualmente, estou trabalhando em um romance que gerou interesse entre alguns agentes. Espero assinar com alguém em breve.

No entanto, você deseja ter uma resposta sólida. Responder mal ou ser vago em sua resposta pode fazer com que os entrevistadores acreditem que você não está investindo em sua carreira, não é uma boa opção para a empresa ou está encobrindo algo. Aqui estão algumas dicas para responder a perguntas sobre o próximo estágio de sua carreira, enquanto afirma seu interesse no cargo para o qual está sendo entrevistado.

Olhando em 5 anos

Visualize como você estará em 5 anos para responder às perguntas sobre seu futuro. (Foto: ProViso Consulting)

Exemplos de resposta para como me vejo daqui a 5 anos

Alguns padrões de respostas contribuem para causar uma boa impressão.

1. Delinear uma carreira

Para se preparar bem para essa pergunta, pesquise um plano de carreira razoável que fluirá da posição para a qual você está se candidatando. Quanto tempo normalmente se gasta nesse trabalho? Quais são os próximos passos dentro de cinco anos?

Alguns empregadores descreverão claramente os caminhos na seção de carreira de seu site. No entanto, pode ser necessário abordar profissionais da área por meio de ex-alunos, familiares, amigos ou associações profissionais para obter uma imagem precisa.

Por exemplo, se você é uma enfermeira registrada que está se candidatando a uma posição de enfermeira clínica em um hospital e seu objetivo é um dia passar para a gerência, pesquise a organização para ver se as enfermeiras geralmente trabalham em funções de gerente de enfermagem.

Comece procurando vagas de gerente de enfermagem no site de carreiras da empresa, para confirmar que a empresa está contratando ativamente. Veja os perfis do LinkedIn de gerentes de enfermagem que atualmente trabalham no hospital. Se essa é uma provável carreira, sua pesquisa deve mostrar que os funcionários geralmente fazem essa mudança.

Estou ansioso para continuar desenvolvendo minhas habilidades clínicas como membro desta unidade. Também notei que muitos enfermeiros gerentes do Hospital da Cidade mudam de enfermeiro para enfermeiro e isso é algo que me interessa como parte do meu plano de cinco anos.

2. Discutir seu interesse neste trabalho

Muitas vezes, é vantajoso enfatizar seu interesse em dominar completamente a posição inicial antes de prosseguir. Se parece que você está passando rapidamente pelo primeiro emprego, os empregadores podem questionar o quanto você está motivado para desempenhar essas funções.

Afinal, o gerente de contratação provavelmente desejará alguém que seja feliz e competente nessa função por pelo menos um ano ou dois.

A integração de uma lógica clara em sua resposta sobre como seus interesses e habilidades o equipam para fazer isso pode ajudar a aliviar quaisquer preocupações sobre quanto tempo você deseja permanecer no trabalho.

Uma das coisas que me atraiu para esse trabalho é a oportunidade de usar muitas habilidades diferente. Como assistente administrativo da agência imobiliária, sei que tenho muito espaço para continuar desenvolvendo minhas habilidades de atendimento ao cliente, bem como a chance de usar minhas habilidades de design da Web para refinar o site da empresa. Também estou empolgado em saber mais sobre os negócios dos agentes mais conceituados do setor.

3. Quando não há carreira clara

Nem todos os trabalhos são trampolins para posições mais altas. Por exemplo, em posições como aconselhamento, vendas, planejamento de eventos, ensino e programação de computadores, é perfeitamente apropriado enfatizar o domínio desse trabalho como sua meta de cinco anos.

Pense nos componentes do trabalho em que você pode se destacar. Por exemplo, ao entrevistar para um trabalho de vendas, você poderia dizer:

Dentro de cinco anos, eu gostaria de ser reconhecido como um especialista em termos de conhecimento de produtos, desenvolvi relacionamentos muito próximos com os clientes, ampliei significativamente a base de clientes em minha região e talvez tenha recebido alguns dos principais clientes nacionais.

Uma resposta como essa mostra que seu desejo de crescimento na carreira não precisa ocorrer fora do trabalho e da empresa.

4, Adiciona objetivos e resultados

A indicação de suas metas em termos de resultados que você gostaria de produzir é outro ângulo para responder. Assim, por exemplo, um professor em potencial para um distrito que está tentando melhorar o desempenho em testes padronizados pode dizer:

Gostaria de aumentar significativamente a porcentagem de alunos que leem no nível da série ou acima dela, por meio de métodos instrucionais criativos.

Obviamente, com uma resposta como essa, você precisará compartilhar alguns exemplos de como conseguir isso.

Como subir na carreira: a entrevista de emprego é só o primeiro passo!

Espera-se que você mude alguns empregos depois de alguns anos, incluindo alguns cargos de analista em banco de investimento e consultoria, além de assistentes jurídicos e assistentes de pesquisa científica (para novos graduados).

Nesses casos, você terá mais margem de manobra em suas respostas, mas ainda deseja estabelecer como o trabalho em questão faz sentido, dadas as habilidades e os interesses que você pode trazer para o empregador.

Seu entrevistador fará várias perguntas e você terá mais facilidade e ficará mais confortável e confiante se se preparar e praticar. Dê uma olhada nessas perguntas e respostas da entrevista e pratique respondê-las. Se puder, encontre um amigo ou membro da família que possa se passar por entrevistador e faça essas perguntas.

Como vocês se preparam para as entrevistas de emprego? Quais perguntas buscam responder com mais exatidão?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)