Quando um gerente de contratação pergunta: “Por que devemos contratá-lo?” eles estão realmente perguntando: “O que faz de você o melhor ajuste para esta posição?” Sua resposta a essa pergunta deve ser um discurso de vendas conciso que explique o que você tem a oferecer ao empregador.

O que o entrevistador realmente quer saber ao perguntar por que a empresa deve me contratar?

Lembre-se de que os empregadores contratam trabalhadores para resolver um problema, seja aumentando vendas, simplificando processos ou construindo uma marca. Seu objetivo ao apresentar sua proposta é mostrar que você é a melhor pessoa para resolver esse problema. Os entrevistadores fazem perguntas sobre por que você deve ser contratado para avaliar como se qualifica para o trabalho e se encaixa na empresa.

Como responder “Por que devemos contratá-lo?”

Primeiro de tudo, tente não se sentir oprimido pelo processo. Começaremos por combinar suas qualificações com os requisitos do trabalho, fazendo um brainstorming de como essas qualificações se realizam na vida real e depois revisando o que faz você se destacar como candidato. Faça anotações à medida que avança em cada etapa. Em seguida, trabalharemos para combiná-los em uma resposta concisa.

Quando você estiver se preparando para a entrevista, reserve um momento para revisar a descrição do trabalho. Faça uma lista dos requisitos para o cargo, incluindo traços de personalidade, habilidades e qualificações. Em seguida, faça uma lista das qualidades que você possui que atendem a esses requisitos.

Selecione cinco a sete de seus pontos fortes que correspondam aos requisitos do trabalho e use-os como o núcleo da sua resposta sobre o que o distingue como candidato.

Se você não souber por onde começar, revise como combinar suas qualificações com um trabalho. Não se esqueça de pensar além da descrição do cargo e considerar quais de suas habilidades e realizações o tornam um candidato melhor do que a concorrência.

Por exemplo, talvez você tenha uma certificação adicional que o torne mais informado sobre o produto da empresa do que um vendedor típico. Ao aperfeiçoar seu discurso, lembre-se de ser positivo e reiterar seu interesse na empresa e na posição.

Respondendo perguntas de emprego

Dê a resposta correta para os motivos que uma empresa tem para te contratar e tenha mais chances para ser empregado. (Foto: The Execu Search Group)

Exemplos de respostas para perguntas de emprego

Revise algumas respostas de amostra que você pode usar para ajudá-lo a enquadrar sua própria resposta à pergunta.

Resposta 1:

Com base no que você disse e nas pesquisas que fiz, sua empresa está procurando por um assistente administrativo que seja forte em habilidades interpessoais e em tecnologia. Acredito que minha experiência se alinha e me faz um ótimo ajuste. Sou um comunicador eficaz, especializado em fazer apresentações orais, falar ao telefone e se comunicar por e-mail. Também sou fluente em vários programas de software relevantes, incluindo sistemas de gerenciamento de conteúdo e pacotes de planilhas. Gostaria de trazer meu conjunto diversificado de habilidades para sua empresa.

Por que funciona: a resposta faz uma correspondência entre os requisitos listados pelo empregador no anúncio de emprego e as qualificações e habilidades do candidato, mostrando ao gerente de contratação por que o candidato é adequado para o trabalho.

Resposta 2:

Você descreve na lista de empregos que procura um professor assistente de educação especial com muita paciência e compaixão. Tendo atuado como tutor em uma escola de verão para crianças especiais nos últimos dois anos, desenvolvi minha capacidade de ser extremamente paciente e, ao mesmo tempo, alcançar ganhos acadêmicos com meus alunos. Minha experiência no ensino de fonética para crianças de 6 a 18 anos me ensinou estratégias para trabalhar com crianças de todas as idades e habilidades, sempre com um sorriso.

Por que funciona: com essa resposta, o entrevistado inclui uma anedota para ilustrar suas qualificações. Você fará um argumento muito mais forte mostrando, em vez de contar. Sempre que contar uma história sobre como suas habilidades e habilidades se desenrolam no trabalho, certifique-se de concluir com quaisquer resultados positivos resultantes das ações que você tomou.

Resposta 3:

Minha experiência com tecnologia e, em particular, minha capacidade de manter e atualizar sites, fazem de mim uma boa opção para essa posição. Na minha função mais recente, fui responsável por manter a página da web do nosso departamento. Isso exigiu que eu atualizasse os perfis de alunos e professores e publicasse informações sobre os próximos eventos. No meu tempo livre, aprendi a codificar em JavaScript e Python. Em seguida, usei minhas habilidades de codificação para renovar nossa página inicial e recebi elogios de nosso chefe de departamento e do decano dos alunos por minha iniciativa. Eu adoraria trazer minhas habilidades de codificação e minha paixão geral por aprender novas tecnologias para essa posição.

Por que funciona: o entrevistador quer saber como você se destaca entre os outros candidatos. Essa resposta se concentra nas qualidades diferentes das oferecidas por outros entrevistados ou que são mais difíceis de encontrar nos candidatos em geral.

Resposta 4:

Você explicou que está procurando um executivo de vendas capaz de gerenciar efetivamente mais de uma dúzia de funcionários. Nos meus 15 anos de experiência como gerente de vendas, desenvolvi fortes habilidades motivacionais e de formação de equipes. Recebi duas vezes gerente do ano por minhas estratégias inovadoras para motivar os funcionários a cumprir e superar os prazos trimestrais. Se contratado, aplicarei minhas habilidades e estratégias de liderança para obter ganhos de lucro nesta posição.

Por que funciona: esta resposta fornece detalhes sobre a experiência, os sucessos e as qualificações principais do candidato, enquanto destaca o sucesso relacionado.

Dicas para dar a melhor resposta

Mostre como você agregará valor. Para cada qualificação ou força que você identificou, pense em um horário específico em que você usou essa característica para obter algo. Pense em qualquer outra habilidade que você possa ter que agregue valor extra ou qualquer experiência profissional, pessoal ou voluntária anterior que forneça uma perspectiva única. Por fim, esta é sua chance de dizer ao entrevistador por que você seria um funcionário inestimável.

Mantenha sua resposta curta e focada. Você quer que sua resposta seja breve. Selecione uma ou duas qualidades específicas da lista que você criou para enfatizar em seu discurso de vendas. Se você não tiver certeza de qual incluir, dê uma olhada na descrição do trabalho e use suas habilidades analíticas para determinar quais qualificações adicionariam o maior valor comercial.

Conte uma história. Obtenha suas qualificações e compartilhe uma breve história que ilustra como você as usou efetivamente em uma experiência de trabalho anterior. Comece discutindo o que você acha que o empregador está procurando e depois explique, usando sua qualificação e sua anedota, como você atende a essa necessidade. Sua resposta não deve durar mais de um a dois minutos.

O que não dizer em uma entrevista de emprego?

Não dê uma resposta memorizada. Embora seja importante praticar esse arremesso para uma entrega fluida, não enlouqueça tentando memorizá-lo. Em vez disso, tenha uma ideia geral do que você dirá e adapte-o com base no andamento da entrevista. Por exemplo, se um entrevistador indicar que outra qualidade ou habilidade é mais valiosa para a organização, certifique-se de colocar isso em sua resposta.

O gerente de contratação está procurando o que você pode oferecer à empresa, não o que eles podem fazer por você. Concentre-se nos seus principais pontos fortes e qualificações para o trabalho, e não no que você está procurando na sua próxima posição.

Quanto mais você souber da empresa, mais fácil será enquadrar uma resposta. O gerente de contratação já revisou seu currículo, portanto responda com informações adicionais para fortalecer o caso de ser contratado.

Concentre-se no que você deve oferecer e não dê respostas às suas entrevistas sobre você; mostre ao empregador o que você pode fazer se for contratado.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)