Em um mundo ideal, todos os responsáveis ​​por decidir quem é contratado seriam de fato bem versados em suas qualificações e prontos para fazer atenciosas perguntas incisivas. Na realidade, porém, muitos entrevistadores são os gestores que estão tão pressionados pelo tempo, que eles simplesmente não chegaram a pensar em tudo até que você esteja sentado do outro lado da mesa deles. E isso não é tudo. Os candidatos a emprego grande parte das vezes expectativas que estão frequentemente fora de sintonia com o que realmente acontece.

Para isso, aqui está uma lista dos 10 maiores mitos e fatos de entrevistas de emprego, e como lidar com eles, se tornando a cada dia o melhor candidato possível para um processo seletivo.

O entrevistador está preparado

A pessoa que está te entrevistando provavelmente está sobrecarregada e estressada por ter que contratar alguém. Então, faça  mais fácil para ele ou ela. Responda a essa solicitação genérica “Diga-me sobre você “, falando sobre por que você é um grande profissional para o trabalho. Se é óbvio que eles não leram o seu currículo, recapitule brevemente, e depois amarre-o para o trabalho que você quer. Diga a eles o que eles realmente precisam saber, para que eles não têm que vir para cima com mais perguntas e deixem o estresse atrapalhar na escolha de você como um profissional.

A maioria dos entrevistadores foram treinados para conduzir entrevistas de emprego completas

Enquanto os profissionais de recursos humanos fizeram extensa formação em técnicas de entrevista de emprego, é mais provável que um entrevistador normal improvise. Para compensar perguntas vagas, seja específico, mesmo que eles não perguntem. Esteja preparado com dois ou três exemplos de determinadas habilidades e experiências que destacam por que eles deveriam contratar você. Ajude o entrevistador a te escolher.

É apenas educado aceitar a oferta de refresco de um entrevistador

Eles costumam tentar serem corteses e oferecem-lhe uma bebida, mas eles realmente não querem se preocupar com isso. Ao menos que a bebida em questão esteja logo ali e não vai levar mais de um segundo para começar, basta dizer não, obrigado. Já houve casos de entrevistas de candidatos a empregos que disseram que adorariam uma xícara de chá, o que significou que o entrevistador passou metade do tempo alocado entrevista à procura de um saco de chá, aquecer a água, e assim por diante. Era irritante. Isso vale também para lanchinhos e demais: seja direto e vá logo para a entrevista! Além do mais, imagina beber uma água e ter que ir ao banheiro no meio de uma entrevista?

Os entrevistadores esperam que você a entregue dados de contato de referências imediatamente

Segure-se até que você esteja especificamente solicitado e, mesmo assim, você pode atrasar um pouco, oferecendo enviar as informações por e-mail em um dia ou dois. Há pelo menos duas boas razões para não apressar-se.

Em primeiro lugar, às vezes você não sabe até o final da entrevista, quais seriam as melhores referências para este trabalho específico. Se você tem uma sensação de que o entrevistador se preocupa mais sobre, por exemplo, trabalho em equipe, você quer escolher alguém que possa atestar a suas habilidades nessa área. Uma referência que só pode falar de algum outro aspecto do seu trabalho não vai ajudar.

Segundo, e não menos importante, você quer um pouco de tempo para preparar as suas referências, por gentilmente treiná-los sobre o que você gostaria que eles digam, antes de o empregador chama-los.

Surpresas das entrevistas de emprego

Achamos muitas coisas sobre entrevistas de emprego. Surpresa é saber que muitas delas são apenas mitos. (Foto: www.rediff.com)

Há uma resposta certa para cada pergunta que um entrevistador faz

Às vezes, quando você lida com uma resposta é muito mais importante do que a resposta em si. Se você é apresentado com um problema hipotético e perguntado como você resolveria isso, tente pensar em uma situação comparável com o passado e dizer o que você fez sobre ela. Assim, eles terão uma visão sobre sua habilidade em um ambiente mais prático.

Você deve sempre manter suas respostas curtas

Aqui é onde fazer muita pesquisa antes de uma entrevista realmente compensa. Quanto mais você aprendeu sobre a empresa e o trabalho de antemão, melhor você é capaz de dizer por que você é o funcionário de direito. Não tenha medo de falar longamente sobre isso, em parte, porque poupará o entrevistador de ter que vir para cima com uma outra pergunta para você e em parte porque em uma boa entrevista, você deve estar falando dois terços do tempo.

Se você tem grandes qualificações, sua aparência não importa

A investigação sobre este tema têm demonstrado que a atração física desempenha um papel importante em decisões de contratação. Qualquer um que diga o contrário está mentindo. As pessoas se preocupam com sua aparência, portanto, o melhor que você tem a mostrar. Mesmo se você não é linda de morrer, é impossível superestimar a importância de parecer “saudável, enérgica e confiante.”

Quando perguntado onde você se vê daqui a cinco anos, você deve mostrar uma tremenda ambição

A questão de cinco anos é comum, e é extraordinariamente complicada. Os entrevistadores querem que você seja uma pessoa empreendedora, mas também se preocupam que você vai ficar inquieto se você não mover-se rápido o suficiente. Então você quer dizer algo que abrange todas as bases, como, ‘eu ficaria feliz ao estar neste trabalho, enquanto eu ainda estou aprendendo as coisas e dando uma contribuição valiosa’.

Você também pode considerar transformar a questão e perguntar “onde é que você me vê em cinco anos?”. Às vezes, a resposta para isso é algo como, ‘bem, nós esperamos que você continue fazendo a mesma coisa que o contratamos para fazer’.

Se a empresa convida você para uma entrevista, isso significa que o trabalho ainda está em aberto

Infelizmente, não. Na verdade, o trabalho pode nunca ter existido, em primeiro lugar. Algumas empresas utilizam ‘entrevistas’ para fazer pesquisa de mercado barata. Eles lhe perguntam sobre seus deveres atuais ou recentes, sua escala de pagamento, e assim por diante, para obter informações, para fins de comparação. Outra possibilidade, é que eles já podem ter um forte candidato interno em mente para o trabalho, mas só querem ver se eles se depararam com alguém melhor.

Se você conseguir uma entrevista através de um contato de rede, “o empregador pode entrevistá-lo simplesmente como uma cortesia para a pessoa que te referiu, se for alguém que ele não queira decepcionar.

Mesmo que a vaga seja falsa, ainda vale a pena ir, ele diz. Às vezes, eles descobrem que você é um bom ajuste para uma abertura diferente, que realmente existe. Você nunca sabe onde uma entrevista pode levar.

A pessoa mais qualificada começa o trabalho

Em pelo menos um aspecto crucial, uma entrevista de emprego é como um primeiro encontro: a química é o mais importante. Um candidato que é menos qualificado, mas tem a personalidade certa para a organização e se acerta com o entrevistador, quase sempre vai ser contratado por um candidato que apenas parece bom no papel.

Considerações finais: o que você pode fazer se você suspeitar que você não está indo bem em uma entrevista?

No final da discussão, você provavelmente vai ser perguntado se você tiver alguma dúvida. Se você sentir que a pessoa tem reservas sobre o seu estilo, pergunte o que o candidato ideal para este trabalho precisaria. Então, pense rápido. Você pode falar um pouco sobre como você se encaixa nesse perfil? Enfrente quaisquer preocupações que o entrevistador possa ter, além de suas qualificações formais, e está será a sua chance de fechar o negócio como o melhor candidato.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)